Você tem perfil para trabalhar em uma startup? Descubra aqui!

Você tem perfil para trabalhar em uma startup? Descubra aqui!

Será que você tem perfil para trabalhar em uma startup? Aqui nesse post, conhecerá um pouco sobre o dia a dia desse tipo de empresa

No sentido literal, startup significa “empresa emergente”. Na prática, é um modelo de negócios que se propõe a resolver um problema ou revolucionar algo, tornando-o escalável (crescer em receita, mas não em despesas), disruptivo (quebrando o status quo) e repetível (entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala).

Normalmente, a startup possui base tecnológica, mas, pode surgir em qualquer segmento, seja ele tradicional ou inovador. O essencial é que seja um grupo de pessoas com uma ideia diferente E disposto a operar em condições de extrema incerteza.

Gostou da ideia? Será que você tem perfil para trabalhar em uma startup? Aqui nesse post, conhecerá um pouco sobre o dia a dia e sobre as características de quem trabalha nesse tipo de empresa. Assim, poderá avaliar com mais precisão se possui as habilidades necessárias para ingressar nessa área.

Vamos lá?

Como é o ambiente em uma startup?

Independentemente de envolver tecnologia ou não, a atuação central das startups é desenvolver negócios inovadores que transformam uma realidade vigente. Seja por causa dos produtos e serviços oferecidos, seja por meio de uma ideia diferente, seja por meio de mudanças organizacionais…

Ainda, uma das premissas básicas das startups é que façam isso de maneira rápida e em um cenário repleto de incerteza. Por isso, o ambiente nessas empresas nascentes é fundamentado em aprendizado acelerado e em adaptabilidade.

Assim, as condições de trabalho encontradas nessas empresas são diferentes das presentes em grandes organizações. Justamente por isso, o profissional que trabalha em uma startup tem um perfil específico. Será que é o seu?

Como é o perfil dos colaboradores?

Como mencionado acima, quem aventurar-se a trabalhar em uma startup precisa estar preparado atuar em um ambiente acelerado, dinâmico e incerto. Por isso, se você é uma pessoa que não está disposta a correr riscos junto com a empresa, confiar na ideia ou ainda pensar de que vai dar realmente certo…

Uma notícia: talvez não seja o modelo de empresa mais adequado para você. Abaixo, citamos algumas outras características de uma pessoa apta a trabalhar em uma startup para ficar mais claro:

Envolver-se por completo: operar em um ambiente incerto e com recursos limitados significa, muitas vezes, envolver-se por completo no funcionamento da empresa. Para isso, é necessário ter disposição e colocar a mão na massa, independentemente da situação.

Seja flexível a mudanças: no ambiente de startup, tudo muda o tempo todo. Pode ser que o planejado precise de alterações e os cenários sejam modificados a qualquer momento. Assim, é de suma importância que o profissional tenha flexibilidade para lidar com cenários diversos.

Agilidade de aprendizagem: é fundamental ter habilidades para aprender a partir de experiências, fazendo conexões entre elas e abrindo mão de perspectivas e abordagens que não são mais úteis. Isso significa estar aberto às novas soluções, questionar-se o tempo todo e aprofundar-se nas situações.

Pensamento empreendedor: o profissional de startup precisa ter iniciativa na busca por novas oportunidades e sempre estar comprometido em entregar o melhor. Para trabalhar nesse modelo de negócio, é importante persistir em um objetivo e ser um influenciador de pessoas.

Como trabalhar em uma start-up?

Agora que você já conhece o conceito de uma startup e algumas das características essenciais, vamos falar sobre como é trabalhar em uma. Começar a carreira em uma empresa emergente pode não parecer muito atrativo a princípio, devido a instabilidade do emprego e os recursos disponíveis serem limitados.

No entanto, integrar ao capital humano de uma startup significa ter a oportunidade de atuar em várias áreas, conduzir processos estratégicos e adquirir muita experiência.

Se você acredita que possui o perfil e decidir-se ingressar em uma empresa nascente e inovadora, uma dica final: procure uma causa que tenha a ver com seus valores e crenças.

Afinal, uma das maiores vantagens de trabalhar nesse modelo de empresa emergente é justamente ser apaixonado pela causa e acreditar no projeto. Porque, no final das contas, essa é a principal característica do profissional atuante no meio startup.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de empreendedorismo dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *