Você sabe o que se estuda em ciências contábeis?

Você sabe o que se estuda em ciências contábeis?

Você sabe o que se estuda em ciências contábeis? Aqui neste post, você vai descobrir. Conheça mais detalhes sobre a profissão!

Você sabe o que se estuda em ciência contábeis? Se está aqui conosco, neste post, deve ser porque está pensando em investir nessa graduação e estabelecer-se como profissional desta carreira.

Aqui, vai encontrar informações sobre as diferenças entre o curso de ciências econômicas, quais as áreas de atuação disponíveis e conteúdos apresentados.

Contextualizando, as ciências contábeis formam pessoas para planejar, gerenciar e otimizar a contabilidade e o setor tributário de uma empresa. Falando desta forma, parece algo enfadonho e cansativo, mas não é.

É uma profissão muito interessante, com grande potencial de ascensão e um vasto leque de atuação. Pensa que todas as empresas precisam de uma pessoa com essa formação.

Vamos conversar a seguir sobre o que é se faz nos cursos de Ciências Contábeis e quais são as responsabilidades!

O que se estuda no curso de ciências contábeis?

Dá para visualizar o tamanho do mercado de trabalho disponível! O conceito de ciências contábeis envolve acompanhar as variáveis que afetam o patrimônio, assim como as movimentações financeiras – entrada e saída de capital, receita, lucros e despesas – de uma empresa ou pessoa física.

No entanto, as atribuições deste profissional são muito amplas, seu conhecimento deve abranger como proceder para abrir e formalizar uma empresa, por exemplo. Suas atividades também envolvem manter a instituição em situação fiscal regular.

Isso significa fazer todo o planejamento tributário, estabelecendo quais os modelo mais adequado à cada empresa e outras maneiras legais de reduzir a carga de impostos.

Dessa forma, a grade curricular do curso contempla conhecimentos sobre cenário econômico e financeiro, nacional e internacional, proporcionando relação com as normas internacionais de contabilidade.

Qual a área de atuação?

Agora que alguns conceitos sobre Ciências Contábeis estão mais claros, vamos abordar quais as áreas de atuação. Como mencionamos, é uma carreira que possui uma alta empregabilidade, já que quase todas as organizações, privadas e públicas, precisam de controladoria e governança.

Nos últimos anos, a área despontou como uma profissão estratégica, essencial para o crescimento de qualquer corporação, independentemente do porte. Quem cursa uma graduação de ciências contábeis possui uma boa absorção no mercado, no entanto, também pode atuar de forma empreendedora e autônoma.

Qual a diferença entre as ciências contábeis e econômicas?

Antes de entrarmos na diferença, é interessante conversarmos sobre a semelhança. Os dois pertencem à área das Ciências Sociais Aplicadas, um segmento do conhecimento que se dedica a estudar quais são as necessidades e consequências da vida em sociedade.

Citando as diferenças, é preciso ressaltar que Ciências Contábeis é a área destinada gerenciar o patrimônio das empresas, embasados pela legislação vigente. Além disso, analisar indicadores e estratégias para as melhores tomadas de decisão.

Já as Ciências Econômicas pode ser considerada como ciência social porque compreende o padrão de funcionamento dos recursos financeiros, assim como o contexto produtivo (macroeconomia) e individual (microeconomia).

Esses cenários podem impactar fatores como taxas de juros, alterações de câmbio, novos competidores no mercado e também novas oportunidades de investimento.

Esperamos que esse post tenha ajudado a entender sobre as ciências contábeis e elucidar se é ou não um bom caminho. Na hora de escolher qual carreira seguir, lembre-se de avaliar sobre o viés oferecido na instituição de ensino.

Cada faculdade possui uma grade curricular específica para alguns assuntos e temas. A graduação dura em média quatro anos e as exigências como estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC) dependem da instituição de ensino. Esses são pontos importantes para serem avaliados!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *