Você sabe o que faz um arquiteto? Conheça a profissão

Você sabe o que faz um arquiteto? Conheça a profissão

Você sabe o que faz um arquiteto? Aqui neste post, você vai conhecer mais sobre a profissão. Acompanhe!

O que faz um arquiteto? É o profissional responsável por planejar os espaços onde acontecem as relações e interações humanas. Isso vai desde uma casa até um parque, por exemplo. É essa pessoa, o arquiteto, que projeta e planeja a composição dos ambientes, considerando elementos como iluminação, acústica e segurança.

Em outras palavras, é quem humaniza as construções, principalmente, em termos de funcionalidade, tornando-as mais confortáveis e úteis. O bacharelado em arquitetura inclui, na maioria das vezes, a formação em urbanismo. É quem planeja praças, parques, bairros e cidades.

Em resumo, a arquitetura visa tornar os projetos funcionais, pensando no conforto e na estética sem prejudicar o meio ambiente. Aqui neste post, vamos falar sobre a profissão, principais atributos e outras informações-chave.

O que faz um arquiteto? Qual a sua atuação?

Nas atribuições de um arquiteto está tornar os projetos arquitetônicos funcionais, pensando no conforto e na estética sem prejudicar o meio ambiente. O profissional de arquitetura pensa em como harmonizar a iluminação, ventilação e móveis de um ambiente.

Também cuida da manutenção do clima das cidades, na redução da poluição e na criação de espaços populares de lazer e esportes. Atua em uma linha de acompanhar de perto a construção, solucionando problemas e atuando como ponte entre o cliente e os engenheiros civis.

Alguns profissionais atuam na área de design de interiores, pensando na estrutura e focando na comodidade e estética dos ambientes planejados. Pode, inclusive, desenhar móveis personalizados ou ainda acrescentar inovações tecnológicas nos projetos, criando casas inteligentes.

O que faz um arquiteto? Diferenças da engenharia civil

O arquiteto e o engenheiro civil trabalham juntos na execução de obras. Enquanto o primeiro lida com o aspecto mais técnico, como resistência dos materiais e cálculos de estrutura. Além disso, é responsável por implantar o projeto, calculando as condições do solo, da fundação, vigas, colunas e lajes.

Já o arquiteto, no que lhe concerne, planeja a utilização do espaço, projetando o tamanho de cada ambiente, o lugar mais indicado para as portas, janelas e a posição da iluminação. Fora a diferença de linhas de atuação e responsabilidade, as faculdades lidam com matérias distintas.

A arquitetura aprende sobre artes e outras vertentes das ciências humanas,
além do aprendizado do desenho arquitetônico em ferramentas tecnológicas e softwares. Já a engenharia conta com disciplinas na área de Exatas, como Administração, Economia e Desenho Técnico.

Atenção: tanto a arquitetura quanto a engenharia civil possuem diferentes ênfases, dependendo da instituição de ensino. Por isso, fique de olho e pesquise bastante para fazer a sua escolha.

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas de como escrever melhor, além de informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *