Você sabe o que é iniciação científica?

Fazer uma iniciação científica pode significar um passo importante dentro da graduação. Mas antes, é preciso saber o que é e como começar

Se, por acaso, você entrou na universidade e, de repente, começou a ouvir os colegas e professores comentando sobre iniciação científica (IC), você está no lugar certo! Aqui vamos conversar sobre a importância da IC e porque é interessante ingressar em uma.

Mas afinal, o que seria isso? Bom, a iniciação científica é um programa oferecido por muitas universidades públicas e particulares dentro da graduação. Nele, o aluno passa por um processo de aprendizado com foco na construção de soluções ou respostas de um problema da sua área.

Nesta investigação, são utilizadas metodologias de pesquisas científicas, o que faz com que a IC seja uma das principais portas de entrada ao mundo acadêmico. Por isso, pode ser um diferencial na hora de conseguir um estágio ou até o primeiro emprego.

Interessado? Legal. Vamos conversar agora sobre alguns pontos importantes e porque você deve investir seu tempo em uma iniciação científica. Acompanhe até o fim e descubra suas respostas!

O que é iniciação científica?

Retomando, a iniciação científica é uma experiência durante a graduação a qual permite que os estudantes passem por um processo de aprendizado. Como dissemos acima, consiste em o aluno fazer uma pesquisa científica sobre um tema.

Para isso, o aluno recebe orientações de um professor e, muitas vezes, participa de grupos, fóruns para aprofundar-se no tema central da IC. Durante esse processo, o estudante entra em contato com metodologias e técnicas com o intuito de analisar dados e desenvolver um raciocínio crítico sobre o assunto.

Qual a importância para o desenvolvimento do aluno?

Partindo dessas premissas, é possível visualizar a importância da IC para a formação do estudante. Como um dos principais objetivos do processo é encontrar caminhos ao problema proposto no início da pesquisa, o aluno termina desenvolvendo pensamento científico e criativo.

Além disso, o estudante de iniciação entra em contato com novas formas de aprendizado e metodologias, unindo as pontas entre pesquisa e ensino. São características requisitadas tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente acadêmico.

Ou seja, a iniciação científica impacta em todo desenvolvimento do estudante. Como efeito secundário, os alunos aplicam na graduação o conhecimento adquirido no programa, o que acrescenta motivação nos estudos.

Qual diferença entre iniciação científica e TCC

A IC permite o amadurecimento de diversos aspectos importantes tanto no aspecto pessoal quanto profissional como:

• pensamento crítico;
  • autonomia;
  • criatividade;
  • senso de responsabilidade no aluno.

Mesmo que não que o aluno não siga a carreira acadêmica, são contribuições importantes para a sua formação ou até para a confecção do Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.

São dois conceitos bem diferentes. A IC é um processo científico complementar, uma pesquisa baseada em metodologias sendo ciceroneada por um professor e com a ajuda de um grupo de estudos. É semelhante em certos aspectos com as pós-graduações como mestrado e doutorado.

Já o TCC pode ser um trabalho escrito, uma tese, uma monografia ou ainda uma série de peças gráficas justificadas por um artigo acadêmico. Esse trabalho também é orientado por um professor e apresentado para uma banca avaliadora. O intuito é conquistar uma boa nota, ser aprovado e conquistar o diploma.

Além do conceito, existem diferenças no processo e no propósito. Enquanto na IC a ideia é a construção de um processo científico, o TCC consiste em um trabalho acadêmico onde são aplicados elementos da graduação na prática.

Para finalizar, vale a pena ressaltar que ambas experiências são enriquecedoras.
Agrega conhecimento e desenvolve criatividade, dinamismo e raciocínio rápido para encontrar soluções a diferentes problemas. Isso é um diferencial não apenas para entrar no mercado de trabalho como para a vida.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, Explore nosso conteúdo!