Gestão de projetos: entenda os principais conceitos!

Gestão de projetos: entenda os principais conceitos!

Você sabe o que é gerenciamento de projetos? Fique por dentro dos principais conceitos aqui neste conteúdo! 

Você já possui uma carreira e está há alguns anos na empresa em que trabalha. Então, pare por uns segundos e pense: consegue imaginar como seria a rotina corporativa se nenhum processo interno fosse gerenciado? 

O gerenciamento de projetos é um tema que chama bastante a atenção justamente por isso. 

Para conseguir executar as atividades em uma sequência lógica, otimizando o tempo, os recursos e potencializando a produtividade é necessário que exista um gestor olhando todo o processo. 

Aqui neste post, vamos falar mais sobre o gerenciamento de projetos, o que é o chamado “tripé básico” para realizar uma boa gestão, quais são as vantagens e quais cursos podem abordar essa questão. Fique de olho e nos acompanhe! 

Qual o tripé da Gestão de Projetos?

Assim, como mencionado, a gestão de projetos consiste em um conjunto de conhecimentos e habilidades, apoiado em técnicas e ferramentas, para planejar, executar e analisar algo. Dentre suas principais vantagens estão: 

  • Controle dos processos;
  • Cumprimento do calendário;
  • Monitoramento dos lucros;
  • Redução de riscos;
  • Agilidade na tomada de decisões estratégicas;
  • Satisfação do cliente;

Em suma, o gerenciamento de projetos é o que faz os projetos acontecerem. 

Normalmente, são divididos em três etapas: 

Escopo:

Definição detalhada de todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. É um documento onde são registradas informações importantes, como descrição e limites do projeto, objetivos, custos, premissas, responsabilidades… 

Tempo:

Um dos pontos mais complexos de gerenciamento de projetos corporativos é o tempo. Na maioria das vezes, isso é definido pelos gerentes, no entanto, os prazos precisam ser alinhados com toda a equipe. Essa etapa abrange mais que apenas mensuração da duração de cada tarefa, inclui as ferramentas, os gastos e até quais as etapas devem ser priorizadas. 

Custos:

Esse tripé procura garantir que o projeto seja entregue no orçamento planejado. O desafio aqui é conciliar os recursos financeiros com o valor que o “sponsor” ou patrocinador pretende pagar. Esta etapa pode se sobrepor às outras e redefinir escopo, cronograma, qualidade, recursos, comunicação, riscos etc. 

Quais cursos abordam o gerenciamento de projetos? 

Hoje em dia, a gestão de projeto está presente na maioria das graduações devido a sua importância no dia a dia do trabalho. 

No entanto, algumas carreiras, como as vinculadas às engenharias, possuem um foco mais preciso sobre o tema. 

O curso de Engenharia de Produção, por exemplo, é conhecido na área por ser uma faculdade que aborda temas além dos técnicos, como logística, administração e a gestão de projetos. 

Outro é a carreira em Administração a qual, por si só, não precisa de muitas explicações visto que gerenciar uma empresa, ou administrar, envolve a gestão dos projetos. 

Assim, se esse assunto te atrai e desperta interesse, aproveite e procure mais informações sobre essas duas graduações. 

Podem ser boas opções para você construir sua carreira e ainda ser um excelente gestor de projetos. 

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *