Você sabe falar em Libras? Descubra porque essa língua é tão importante!

Você sabe falar em Libras? Descubra porque essa língua é tão importante!

Aprender Libras é interessante para desenvolver sua carreira, diminuir as barreiras de comunicação e é um verdadeiro aprendizado para a vida

Um conselho: você não deve aprender linguagem de sinais. Chocado? É isso mesmo. Você não deve falar linguagem de sinais, porque Libras não é uma linguagem, é uma língua!

Antes de mais nada, é importante você saber que Libras é um acrônimo que significa Língua Brasileira de Sinais. Ou seja, um outro idioma, como inglês e espanhol.

Isso porque conceitualmente, uma língua é um conjunto de palavras que um grupo usa para se comunicar, um sistema que possui estrutura e regras próprias. Libras abrange todos esses atributos e, por isso, é considerada uma língua.

Inclusive, é uma das línguas oficiais do Brasil e considerada a primeira do mundo voltada para a comunidade surda! Muito legal!

Por isso, aqui nesse post, vamos mostrar porque aprender Libras é interessante por diversos motivos. Acompanhe!

Conheça as vantagens de aprender Libras

Ajuda a desenvolver sua carreira

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e as empresas estão em busca de profissionais que possuam algo além dos conhecimentos técnicos e formação acadêmica.

Hoje em dia, habilidades socioemocionais com empatia e comunicação não violenta são altamente requisitadas. Isso abre espaço para as pessoas explorarem outras maneiras de mostrar-se preocupadas com o próximo e com a inclusão social.

Ou seja, saber Libras mostra preocupação com a comunicação inclusiva e a construção de uma sociedade equitária. Ter esse diferencial no seu currículo chama a atenção dos recrutadores.

Diminui as barreiras de comunicação

A beleza do aprendizado de Libras é que te torna apto para comunicar-se de maneira inclusiva com mais de 9 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. É a inclusão de um grupo e a diminuição das barreiras de comunicação.

Além de ser fluente em uma nova língua, saber falar Libras te capacita a ser intérprete nos mais variados serviços públicos ou privados. É uma demanda genuína no mercado e um ótimo caminho profissional para quem se identifica com os esses valores.

Aprender Libras é um aprendizado para a vida

Aqui você já saber que aprender Libras é como aprender qualquer outra língua. Ou seja, acrescenta agilidade no raciocínio e aperfeiçoa os reflexos ao associar o verbal com o visual.

Em suma, além de adquirir um novo conhecimento, aumenta a sua capacidade cognitiva e te torna apto para a aprender com mais facilidade qualquer outra coisa. Dessa forma, seu raciocínio torna-se mais rápido.

Isso mesmo! Aprender Libras é interessante para desenvolver sua carreira, diminuir as barreiras de comunicação e é um verdadeiro aprendizado para a vida.

É a garantia de bons resultados – tanto para a sociedade quanto para a sua carreira profissional. Comece a aprender agora mesmo, no seu computador por meio de cursos online. Você não vai se arrepender!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como destacar-se no mercado de trabalho dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *