Você está preparado para uma graduação EAD?

A graduação EAD possibilita desfrutar de uma experiência única e ter acesso a capacitação de alta qualidade. Veja aqui se você está preparado!

A graduação a distância possui várias vantagens, não é a toa que hoje em dia, cerca de 1,5 milhão de brasileiros optam pela EaD. Dentre os variados motivos, a flexibilidade de horários de estudo é a mais chamativa. Temos que concordar que a liberdade para escolher horários e a autonomia para consumir os materiais na hora que quiser são bastante atrativos.

No entanto, vale a pena ressaltar: a graduação EAD não é mais fácil do que as presenciais. Achar que o diploma conquistado em um ensino à distância não demanda esforço é um dos principais erros sobre o tema.

Assim como na modalidade presencial, a EAD exige disciplina e obrigações do aluno. Pelo contrário, planejamento e organização são fundamentais e o andamento da aprendizagem depende ainda mais do estudante.

Ou seja, não são todas as pessoas que possuem o perfil, muito menos que estão preparadas para matricular-se nessa modalidade de ensino. O objetivo desse conteúdo é questionar se você está pronto ou não para uma graduação EAD.

Você está preparado para uma graduação EAD?

1) Capacidade de autogestão

Como dissemos acima, é necessário disciplina e organização. E, algumas vezes, até mais do que um curso presencial. No entanto, mais do que isso, na maioria das vezes é importante a capacidade de autogestão. Isso significa saber dimensionar as atividades e programar-se para executá-las sem frustrar-se.

A graduação ensino à distância exige planejamento com os horários de estudo, organização da rotina e possuir tempo suficiente de dedicação. Esse é um primeiro ponto a ser considerado.

2) Gerencie seu tempo

Além disso, tenha em mente de que constância é mais importante do que velocidade. A maioria dos cursos à distância permite que o aluno possa acelerar o tempo de conclusão e estude mais de uma disciplina dentro do mesmo período.

Isso significa que gerenciar seu tempo é essencial, assim como saber ajustar a sua rotina para assumir esse desafio. Ao criar um cronograma de estudo e segui-lo, você pode estudar mais disciplinas e adiantar a graduação.

3) Adaptação às tecnologias

Outro ponto a ser considerado é se você vai acostumar-se com o conhecimento transmitido via internet. Algumas pessoas não adaptam-se a essa modalidade de ensino e isso é normal. Uma maneira de descobrir se você é uma delas é experimentar.

Na hora de avaliar as instituições de ensino, descubra qual plataforma que será utilizada, assim como todas as ferramentas, funções e ambientes disponíveis. E então, tente fazer algumas aulas iniciais e veja sente-se confortável com a modalidade e ritmo de ensino.

4) Investimento em equipamentos

Também é importante ter um bom computador, com configurações mínimas necessárias, além de uma boa conexão de internet. O equipamento precisa possuir placa de vídeo, processador, espaço de memória e conexão de internet banda larga. Além disso, recomenda-se fone de ouvido com microfone.

Algumas instituições de ensino possuem ambiente virtual que pode ser acessado via tablet ou smartphone.

Aqui, vale uma reflexão: capacidade de autogestão, gerenciamento do tempo, adaptação às tecnologias e investimento em equipamentos são pontos que podem ser estimulados e desenvolvidos.

Essa é um dos benefícios da EAD: mesmo que você não esteja inteiramente preparado para essa modalidade de ensino, sempre existe a possibilidade de desenvolver as habilidades necessárias.

A notícia boa é que além de aplicá-las na execução do curso, serão comportamentos válidos por toda a vida. A graduação EAD possibilita desfrutar de uma experiência única, ter acesso a capacitação de alta qualidade e ainda alcançar os seus objetivos e sonhos.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que adoraria receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!