Vale a pena voltar a estudar? Um investimento pessoal importante!

Concluir o ensino médio já sabendo para qual curso e em qual  universidade vai continuar estudando é um privilégio de muito poucos, infelizmente. Voltar a estudar para muitos é um sonho.

Porém, na maioria esmagadora das vezes esse sonho é adiado por muitos anos, às vezes até enterrado e esquecido, por força das circunstâncias de cada um.

Por exemplo, há quem saia do ensino médio direto para o trabalho para ajudar no orçamento doméstico, sem possibilidades de pagar o curso dos sonhos.

Como também há quem opte pelo casamento e filhos, e outras prioridades se apresentam. Há aqueles que simplesmente não reconhecem a própria vocação.

Enfim, são várias as razões, inclusive a falta de apoio e incentivo familiar, o desconhecimento acerca das possibilidades de utilizar bolsas de estudo, a inexistência de instituições de ensino perto de casa, entre outros.

O fato é que, não importa a idade em que se deixou de estudar, chegará o dia em que a rotina, o desemprego, os filhos criados, o sonho enterrado, levarão à seguinte reflexão: O que eu poderia fazer para melhorar minha situação no futuro?

Certeza que a resposta é unânime: Estudar!

Se você se encaixou em uma dessas situações e também acha que a saída é voltar a estudar, vamos à algumas dicas para você encarar bem a volta às aulas!

E se você é daqueles que deixou o banco da escola há muito tempo, não desanima, também veremos algumas técnicas de memorização.

No final das contas, você vai concluir que deveria ter voltado a estudar há muito tempo!

Voltar às aulas com motivação e otimismo

O  medo e a insegurança são algumas das sensações que precedem o retorno às aulas.

Tais sentimentos são normais e comuns em qualquer idade, seja 20, 30, 40 ou até 50 anos. Afinal, é uma mudança total da rotina, é sair da zona de conforto.

Por isso, é bom saber que estes sentimentos vão diminuindo no dia a dia, no enfrentamento da questão mesmo. A recepção dos colegas, a interação em sala de aula com os professores, vão quebrando esse gelo.

E vale a pena sim voltar a estudar, a qualquer tempo!

Principalmente se você já tem filhos e pretende ser exemplo para eles.

Ou seja, nada de sentir culpa pela sua ausência, basta saber priorizar o momento que está com eles. Nesses momentos, a qualidade se sobrepõe à quantidade.

Além do que, os filhos crescem, assumem responsabilidades, encontram oportunidades e se vão.

Portanto, seja qual for sua situação, não deixe que nada se torne obstáculo para este propósito tão nobre e tão seu.

É perfeitamente possível administrar o tempo e a família poderá contribuir muito mais, à título de incentivo, sem maiores traumas.

Fiquei muito tempo fora da escola. Ainda consigo assimilar e aprender?

As matérias e conteúdos novos a serem aprendidos podem parecer um bicho de sete cabeças, mas não são, tranquilize-se.

Já que você terá professores capacitados para ensinar e que estarão presentes para ajudá-lo no que precisar. Mas, muito do seu sucesso, depende de você!

Observe como conseguir, com apenas algumas técnicas:

Seja questionador. Anote tudo o que quer saber e anote tudo o que lhe foi passado. Revise a aula de hoje antes da aula de amanhã, faça disso um hábito.

Procure também estudar em equipe, sempre há algo que você possa explicar para um colega e vice-versa. O conteúdo estudado vai ser fixado, pode apostar.

Assistir filmes pode ajudar no processo de memorização. A arte ilustra para você exatamente aquilo que está querendo aprender mas não tem capacidade de visualizar.

Seja um filme de biologia, física, matemática. Associar matérias com personagens, atores, pode acabar por facilitar um processo de memorização. Ao invés de ficar presos em passagens complexas em livros ou pesquisas da internet.

Veja bem, o conselho não é trocar os livros pelos filmes, apenas saber se adaptar a novas formas de estudo.

Grife com canetas marca-textos, anotações importantes dos seus livros ou cadernos. Experimente fazer resumos e fichamentos depois da aula dada, só com as informações que conseguir lembrar.

Com o tempo, você se surpreenderá com a sua capacidade de memorização.

Afinal, retomar a concentração após muito tempo sem praticar é realmente um desafio, mas perfeitamente possível.

Para isso, escolha na sua casa, um ambiente sossegado e bem iluminado para estudar, onde só estejam você e seu material. Livre-se das distrações, peça apoio à família neste sentido.

Conclusão

Voltar a estudar é um plano de ação que envolve sonhos e abre um leque de possibilidades. Ainda que você se desgaste, gaste e se prive de alguns lazeres, tudo é investimento, porque o retorno é garantido.

Lembre-se que todo curso tem hora para acabar, é passageiro. Mas o conhecimento, esse é para sempre. Logo, você jamais será o mesmo de antes, isso é fato.

E todos à sua volta irão constatar isso. Portanto, faça o possível para manter o foco e jamais desanimar. Seja você o próximo a vir contar as dicas para quem ainda não se convenceu que estudar sempre vale a pena.

Animado para voltar às aulas? Aproveite e aprenda agora “como melhorar sua capacidade de memorização”.