Vale a pena trabalhar para pagar a faculdade?

Vale a pena trabalhar para pagar a faculdade?

Entenda mais sobre os prós e os contras e tire suas próprias conclusões, se vale a pena trabalhar para pagar a faculdade. Saiba mais! 

Vamos tornar essa pergunta um pouco mais ampla: por que fazer faculdade? 

Começaremos falando como uma graduação é importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Cursar uma faculdade gera oportunidades profissionais e isso é comprovado.

No entanto, além dos conhecimentos técnicos, os anos de graduação ajudam na descoberta de quem realmente você é. 

Talvez você já saiba de tudo isso, afinal, fazer uma faculdade é o sonho de muita gente e, se está aqui neste post, provavelmente deve ser o seu. 

Sabemos que existem dificuldades quando falamos sobre esse tema. Na maioria das vezes, o obstáculo é a falta de dinheiro. 

Por isso, aqui neste post, vamos bater um papo abertamente sobre se vale a pena fazer uma faculdade, para no final, você conseguir por si só avaliar suas possibilidades e decidir. 

Por que fazer uma faculdade?

Você já deve saber, mas não custa lembrar: a faculdade é fundamental para quem deseja construir uma boa carreira. É o caminho para se destacar no mercado de trabalho e aumentar a sua empregabilidade.

Um profissional com curso superior apresenta um forte diferencial competitivo em comparação aos demais. Quem tem um diploma do ensino superior é: 

  • mais valorizado pelas empresas; 
  • alcança melhores salários; 
  • amplia o leque de oportunidades profissionais; 
  • possui melhores currículos.

A importância da faculdade para a vida profissional é fato. 

Contudo, as melhores vantagens e benefícios, na verdade, saem dessa esfera. 

Estão, na realidade, no seu desenvolvimento como ser humano. Falaremos sobre isso a seguir: 

Vantagens de trabalhar para pagar sua faculdade

Como mencionamos acima, os verdadeiros benefícios da graduação estão além das competências técnicas propriamente ditas. 

A faculdade proporciona a oportunidade, por exemplo, de conhecer melhor sobre si mesmo. Essa é uma das maiores vantagens de ingressar em uma universidade. 

Essa habilidade socioemocional – o autoconhecimento, é fundamental para a construção de uma trajetória sólida e assertiva. 

Gostou de saber sobre o assunto? Abaixo, vamos falar mais sobre cada um dos itens. Vamos lá! 

Entender o valor real da faculdade 

A faculdade oferece a oportunidade de você conviver com pessoas diferentes, literalmente, diariamente. Podemos dizer que conhecer outras realidades é tão enriquecedor quanto às matérias ministradas na sala de aula.

O verdadeiro valor real da faculdade está nas conexões que você cria durante esse período. 

Engrandece sua visão de mundo e te torna um ser humano mais crítico, empático e criativo.

Ver as lições aprendidas na prática

Outro grande benefício é assistir o conhecimento técnico aprendido sendo aplicado na prática. Os projetos desenvolvidos durante a faculdade, nas disciplinas do curso, são muito úteis para acrescentar experiência no currículo mesmo durante a graduação.

Através da iniciação científica é possível aprender a pesquisa de forma crítica e analítica, além de ampliar os conhecimentos. 

Os programas de pesquisa e extensão, assim como os estágios são ótimas oportunidades de entender mais sobre a aplicabilidade do aprendizado em sala de aula. 

Aprender a ser mais disciplinado 

O crescimento pessoal é uma trajetória particular e a graduação desenvolve uma versão otimizada, preparada para o mercado de trabalho. Isso significa uma pessoa dotada de autogestão, uma versão madura, desafiadora e apta para enfrentar os obstáculos do mundo atual.

Principalmente, porque você será obrigada a criar uma rotina de estudo logo nos primeiros dias, manter uma agenda atualizada com todas as suas atividades diárias e criar um bom planejamento de estudos, levando sempre em conta, os momentos de lazer e descanso.

Desvantagens de trabalhar para pagar a faculdade 

Assim, cursar uma graduação significa abrir-se a uma das experiências mais ricas da vida, dar um grande passo em relação a quem você quer ser no mundo e plantar as sementes do futuro.

Isso mesmo, a graduação é uma das fases da vida mais enriquecedoras, uma das que marcam a nossa própria evolução, no qual criamos oportunidades e caminhos que iremos percorrer. Parece bom, né? 

Pois é, mas nem tudo na vida são apenas flores. Existem desvantagens em fazer uma faculdade, principalmente, se sua realidade for trabalhar e estudar em simultâneo. 

Vamos listar abaixo para você ter visibilidade sobre todo o processo. 

Rotina muito corrida 

Agora, na teoria isso é interessante, no entanto, como colocar em prática? De que maneira podemos encaixar uma graduação na rotina? Adicionar um curso de formação na lista de coisas para fazer durante o dia parece impossível. Como executar esse plano? 

Essa sempre foi uma barreira para quem estuda e trabalha. No entanto, justamente para ajudar nessa questão surgiu a EAD

A modalidade de ensino online possibilita o ajuste da rotina às necessidades e facilita a vida de quem precisa, literalmente, equilibrar pratos.

Cansaço e estresse 

Só quem precisa trabalhar e estudar em simultâneo, sabe como essa rotina pode ser exaustiva. Esse é um grande obstáculo que separa as pessoas dos seus sonhos. Independentemente do seu perfil, sempre foi uma tarefa árdua. 

Lidar com a carga extra de atividades é desafiador, sem dúvidas. No entanto, no final das contas, é um esforço que ajuda na sua carreira, a abrir seu horizonte para novas oportunidades e a desenvolver outros interesses.

Alternativas ao trabalho para pagar a faculdade 

Estágios são ótimas opções para acrescentar experiência profissional no seu currículo mesmo enquanto você ainda está na faculdade. Algumas empresas até oferecem um programa de treinamento e ainda efetivam os estagiários com um melhor desempenho.

Na Unicep, por exemplo, ainda pode prestar serviços em diversos setores da instituição, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas, em troca de uma bolsa de estudo/estágio na universidade. 

O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido. 

Quer saber mais sobre outras modalidades de financiamento estudantil? Confira abaixo. 

Financiamentos estudantis 

Assim como várias conquistas na vida, conseguir fazer uma faculdade demanda planejamento e organização. 

Com os direcionamentos corretos é mais fácil aproveitar as oportunidades, transformar as dificuldades em desafios e visualizar que SIM é possível fazer faculdade sem ter muito dinheiro.

A UNICEP, por exemplo, possui vários programas de bolsa de estudos, financiamentos e incentivos. 

Um deles oferece descontos a alunos que tenham parentes de primeiro grau cursando alguma graduação. Outro, estabelece convênio com várias empresas e órgãos públicos da região.

Ainda oferecemos bolsas parciais de 50% de desconto para alunos graduados em universidades públicas e para egressos da própria UNICEP e, de 30% para os de outras instituições de ensino superior privadas que desejarem cursar sua segunda graduação conosco.

E existem outras alternativas para você conseguir o apoio financeiro que necessita. Saiba mais aqui! 

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *