Vale a pena começar uma faculdade se já estou trabalhando?

Se você já possui um emprego, sabe que uma boa qualificação pode te ajudar a subir alguns degraus em sua área. Começar uma faculdade não apenas vale a pena, como é essencial se você deseja uma promoção, pois conforme os cargos vão subindo, a exigência para ocupá-los sobe também.

Uma formação superior deixou de ser um diferencial há muito tempo e hoje se tornou uma exigência básica do mercado de trabalho que está mais disputado do que nunca.

Estudar é um ótimo investimento para o futuro, mas muitas vezes, pessoas que precisam trabalhar não encaram isso como prioridade. Quem está disposto a entrar de cabeça nesse desafio, precisa entender quais são os obstáculos de manter um emprego e fazer uma faculdade ao mesmo tempo.

Turbinando a carreira

Possuir um diploma de nível superior pode aumentar as oportunidades de ocupar melhores posições nas empresas e, consequentemente, passar receber salários melhores.

Muitos acabam escolhendo o curso pensando no salário por conta de pressão familiar e acabam abandonando sua verdadeira vocação. Se você já trabalha e opta por começar ou voltar a fazer uma faculdade, estará mais experiente para escolher um curso que atenda às suas necessidades e expectativas profissionais.

As empresas estão de olhos em profissionais que dão prioridade para seu autodesenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. A faculdade abre portas para o mercado profissional, aumenta seu networking, torna você apto para conceber ideias e atualiza seu conhecimento.

Você tem mais chances de sair na frente

Se você já trabalha antes mesmo de iniciar uma graduação, ao decidir fazer uma faculdade, estará um passo à frente daqueles que não tomaram a mesma decisão e ficaram inertes.

A as universidades, principalmente particulares, preparam o aluno com maior foco no mercado de trabalho, com grades curriculares atualizadas que te deixam por dentro de tudo que há de mais novo sobre sua área de atuação.

Como otimizar o tempo entre trabalho e faculdade

Aliar as atividades do trabalho e da faculdade não é uma tarefa fácil, principalmente quando se faz necessário separar os momentos voltados para o estudo e para a jornada profissional.

É normal perder o foco em meio a tantas atividades, mas existem maneiras de se organizar e manter um ritmo sem que você perca a cabeça.

A primeira tarefa a ser feita é traçar pequenas metas alcançáveis para o seu dia, semana, mês e até mesmo ano. Com essas metas vai ser possível definir o que deverá ser feito no dia-a-dia para que seu objetivo seja cumprido no dia seguinte.

Dormir bem e ter uma rotina alimentar saudável também são fundamentais para conseguir manter estudos e trabalho com disposição. O recomendado são pequenas refeições a cada 3h e dormir no mínimo 6h por dia.

Você ainda poderá fazer uso da tecnologia! Existem diversos aplicativos que te ajudam a se organizar melhor. Um aplicativo para anotações e lembretes como o Evernote pode ser de grande valia na luta contra a falta de tempo.

Saia da estagnação

Enquanto muitas pessoas preferem permanecer estagnadas, quem escolhe investir nos estudos e ter uma qualificação melhor, acaba diminuindo as chances de ficar desempregado.

Aumentar suas qualificações pode abrir um leque de possibilidades. Ou seja, no caso de uma função deixar de existir em sua empresa, você ainda terá competência para se adaptar e manter-se ativo ainda na mesma empresa ou no mercado de trabalho.

Mantenha-se motivado

Fica muito fácil desanimar quando se enfrenta as dificuldades de trabalhar e cursar uma faculdade ao mesmo tempo. Por isso, procure se motivar pensando na recompensa a longo prazo.

Apesar disso, não confunda dedicação com exagero e entenda que seu cérebro precisa de um tempo para relaxar. Assim, ele mantém o equilíbrio e a vontade de continuar aprendendo.

E caso seu desânimo estiver relacionado com a dificuldade de aprender os conteúdos, não se sinta tímido em pedir ajuda aos seus colegas de turma e professores. Isso é normal e é melhor pedir ajuda do que ficar prejudicado no curso.

Conclusão

Você viu que é possível começar uma faculdade mesmo já estando no mercado de trabalho e que isso somente reforça seu desenvolvimento, trazendo novas oportunidades e avanço na sua carreira profissional.

Agora resta escolher uma boa instituição de ensino para evoluir profissionalmente. As universidades particulares são as melhores opções para quem quer partir nessa jornada, pois possuem horários de meio período que possibilitam que você estude a noite e reserve o dia para permanecer no seu trabalho.

Apesar disso, ainda existem alguns mitos sobre as faculdades privadas que geram preconceito entre futuros estudantes. Descubra aqui 10 mitos e verdades sobre faculdades particulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *