Afinal, o que se aprende na faculdade de administração?

Afinal, o que se aprende na  faculdade de administração?

Você sabe o que se aprende na faculdade de administração? Fique tranquilo, este post vai te ajudar a entender melhor

Administração significa administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o intuito claro de alcançar metas definidas. A origem vem da língua latina, “administratione” que significa “direção, gerência”.

Assim, a capacidade de gerenciamento, tanto no âmbito pessoal quanto profissional traz ganhos e benefícios:

  • Administrar uma equipe aumenta seu repertório de mundo, desenvolve suas habilidades de liderança e organização;
  • Administrar recursos otimiza processos e auxilia as empresas e possibilita que os negócios sejam mais sustentáveis;
  • Aprender como administrar uma situação difícil aumenta sua resiliência e capacidade de gerenciar os obstáculos comuns à vida.

Devido a essas razões apontadas, a Faculdade de Administração desponta como uma opção versátil, indicada para quem possui um perfil de gestão e gostaria de especializar-se no tema.

Aqui neste post, vamos falar sobre o que se aprende nesta graduação, para aumentar seus conhecimentos, ao mesmo tempo que vai orientar se faz sentido ou não escolher essa carreira. Vamos lá?

O que é o curso de administração?

Bom, uma vez que o papel principal do administrador é gerenciar um negócio, uma empresa, um empreendimento, área ou departamento com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência – acarretando em lucro.

Existem diversas maneiras e formas de administrar e existem várias verticais, abordadas durante a faculdade como:

  • Recursos Humanos;
  • Finanças;
  • Marketing;
  • Vendas;
  • Operações;
  • Logística;
  • Estratégia e Análise.

Devido sua amplitude de atuação, o bacharelado em administração pode ser considerado como uma carreira versátil, a qual discorre sobre variados temas e prepara o profissional para cuidar de todos os aspectos da vida organizacional de uma empresa.

Por essas e por outras que o mercado para bons administradores está sempre em ascensão. As oportunidades estão em diversos setores, como grandes empresas, setores públicos, pequenos negócios e até ser um administrador do seu próprio negócio.

Assim, além de ensinar matérias técnicas, a carreira como administrador está focada em desenvolver habilidades como:

  • comunicação;
  • gestão de processos;
  • priorização;
  • gerenciamento de pessoas;
  • finanças;
  • empreendedorismo;
  • outros.

Vamos falar mais sobre isso a seguir!

O que se aprende no curso de administração?

Desta maneira, a experiência de aprendizagem da carreira de um administrador começa com matérias abrangentes e fundamentais como cálculo, estatística, informática, psicologia e matérias ligadas à gestão de empresas.

Depois, com o transcorrer do curso, as matérias tornam-se mais específicas e o aluno ganha a liberdade de escolher em qual área prefere especializar-se. No entanto, a ideia é que o bacharel em administração sempre seja um profissional multifacetado.

Vamos nos aprofundar por tópicos. Assim, você entenderá melhor cada um dos subníveis e dos temas trabalhados na graduação.

Gestão

Um gestor qualificado é um profissional extremamente valioso e por isso são procurados por grandes empresas. Contudo, para alcançar as cadeiras mais altas é necessário agregar experiência e especializações.

O ponto de partida é a faculdade de administração. Desta maneira, o conselho é procurar uma instituição que ofereça habilidades e ainda trabalhe as capacidades de condução do negócio. Para isso, é importante comunicar-se e ter uma ampla rede de contatos.

Gestão de pessoas

A faculdade de administração ajuda a aprimorar a capacidade de gerir pessoas, desenvolvendo o capital humano dentro das empresas. Isso significa conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas das companhias. Por essa razão, as áreas ensinadas dentro da administração de empresas consistem em explorar os elementos inerentes a esse segmento.

Inclui identificar os perfis mais adaptados à cultura, focar nas ações de engajamento, desenvolvimento e motivação. Além disso, acarreta alinhamento com o planejamento estratégico da empresa.

Gestão de Projetos

Por abordar habilidades e competências gerenciais, a faculdade de administração ajuda a desenvolver a Gestão de Projetos, ou seja, todo o processo relacionado à elaboração de planejamento e administração de cada uma das etapas.

Esse gerenciamento ajuda a tornar todas as fases rentáveis e eficientes possível, considerando variados fatores. Para controlar um processo, os gestores baseiam-se em indicadores, para a tomada de decisão e a priorização por mudanças para melhorá-los.

Planejamento de marketing

Administrar é planejar, dimensionar, acompanhar e planejar. Por isso, o marketing é um tema explorado na grade horária, que ensina principalmente, como explorar as relações entre empresa, cliente e mercado.

Planejar as estratégias significa identificar e satisfazer as necessidades e anseios dos seus consumidores atuais e potenciais. Por isso, durante a graduação, são desenvolvidas ações para o planejamento, execução e controle dos resultados.

No final da disciplina, a pessoa está apta para gerenciar os processos de marketing, entender e atender ao mercado, gerando valor para os públicos interessados.

Gerenciar finanças

Uma das vertentes mais interessantes dentro da administração está o gerenciamento de finanças. Saber como fazer isso é uma das capacidades desenvolvidas pela faculdade neste setor.

Assim, como os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, é possível facilitar a vida e beneficiar a saúde financeira de qualquer empresa.

Desta maneira, a administração dentro do segmento de gerenciamento de finanças determina onde vai existir o lucro, de onde sai as receitas e gerenciar que as entradas sejam maiores que as saídas.

Empreendedorismo

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.

Pode ser uma inovação, um projeto, ou até mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. Como essas qualidades ganharam importância nos últimos anos, é um dos temas abordados na faculdade de administração.

Além de otimismo, autoconfiança, resiliência, coragem e persistência, o sucesso planejar, gerenciar e otimizar recursos. Em suma, administrar.

Consultoria

Por outro lado, a falta de administração pode comprometer seriamente o sucesso de uma empresa. Assim, não priorizar o bom planejamento e controle e o gerenciamento das operações, finanças e pessoas pode acarretar prejuízo e problemas.

A ausência de uma administração de qualidade impacta negativamente o negócio. Ajudar as empresas a melhorar as suas operações, prestando consultorias administrativas, são características desenvolvidas durante a graduação.

Qual a importância da administração no mundo empresarial?

Retomando: administração significa gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o intuito claro de alcançar metas definidas. Ou seja, seu papel principal é tocar um empreendimento, área ou departamento de forma a obter produtividade e aumentar a competitividade.

Desta maneira, começa com matérias abrangentes e fundamentais como cálculo, estatística, informática, psicologia e matérias ligadas à gestão de empresas.

Depois, com o transcorrer do curso, as matérias passam a tornar-se mais específicas e o aluno ganha a liberdade de escolher em qual área prefere especializar-se. No entanto, a ideia é que o bacharel em administração sempre seja um profissional multifacetado.

Com essas informações, fica fácil concluir como é importante a administração para o mundo empresarial. Seja na gestão de pessoas, finanças, processos ou recursos, é uma área de suma importância para qualquer organização que queira expandir ou crescer.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade, entre outras orientações. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *