Transição de carreira: tudo o que você precisa saber sobre!

Neste artigo, mostraremos o que é transição de carreira. Falaremos também sobre os motivos que levam um profissional a migrar para outras áreas e como realizar esse processo com sucesso.

Transição de carreira

Uma das possibilidades que podem ocorrer na vida de um profissional é a transição de carreira. Em especial nos jovens. De acordo com um artigo da BBC News Brasil, as gerações anteriores pouco mudavam de carreira — se é que isso acontecia — durante os anos de trabalho. No entanto, esse comportamento, e mentalidade, não é uma marca registrada das gerações mais novas.

Acompanhe mais sobre o assunto nos próximos tópicos!

 

O que é transição de carreira?

Em termos simples, a transição de carreira acontece quando um profissional muda para outra área de atuação ou para um novo cargo dentro da mesma área, mas que difere completamente do anterior. Como essas duas formas de transição podem acontecer na prática?

Por exemplo, após realizar uma graduação, um advogado pode sair do setor de direito e começar a trabalhar com arquitetura (mudança de área de atuação). Ou talvez, migrar do direito trabalhista para o direito ambiental (mudança de cargo dentro da mesma área). No geral, a transição da carreira é um processo que não ocorre “da noite para o dia”.

Na verdade, muitos profissionais iniciam o planejamento dessa mudança bem antes de tomarem a decisão de deixar de vez uma carreira. Por outro lado, existem aqueles que se veem obrigados a realizarem a transição quando perdem o emprego e não conseguem mais trabalho na área que atuavam.

 

Por que fazer a transição de carreira?

Segundo a pesquisa “Re:Trabalho”, publicada pela Somos Tera, 63% dos profissionais entrevistados mudaram de carreira e 49% pretendem fazer isso nos próximos 12 meses. Mas o que leva a percentuais tão altos? A seguir, apontamos os principais motivos.

Insatisfações e frustrações

A insatisfação e a frustração com a carreira pode ser o resultado da falta de uma boa experiência profissional na empresa, a ausência de promoções internas ou salário incompatível com o nível de exigência de um cargo.

Esse conjunto de fatores acarreta um sentimento de falta de propósito em trabalhar. Dessa forma, se gera um efeito dominó, pois impacta também na produtividade, engajamento, felicidade e desenvolvimento do profissional.

Falta de oportunidade

Existem áreas empresariais que são bem competitivas. Isso reduz o volume de oportunidades para os profissionais que buscam por um emprego, recolocação ou uma vaga para mudar de trabalho. Infelizmente, alguns até conseguem emprego, mas a grande oferta de profissionais disponíveis no mercado faz com que as empresas não paguem um bom salário ou ofereçam benefícios diferenciados. 

Mudança de interesses

Quando jovens, muitos profissionais acreditam que encontraram a sua vocação e carreira ideal. Porém, essa perspectiva pode mudar no decorrer dos anos da vida adulta. Diante dessa alteração de mentalidade, alguns reveem sua escolha inicial, definem a área que desejam atuar e partem para a transição de carreira.

Busca de melhor qualidade de vida

Certas pessoas chegam a uma determinada fase da vida em que “pesam na balança” o que realmente importa, fazendo assim uma reavaliação de prioridades. Alguns entendem ser o momento de reduzir o ritmo de trabalho, ficar mais tempo com a família ou encontrar um emprego que dê mais liberdade. Na busca por essa qualidade de vida, muitas vezes se faz necessária a transição de carreira.

 

Como fazer uma transição de carreira?

Se você está na dúvida se deve ou não migrar para outra área de atuação, é importante observar alguns sinais de que isso é necessário. Um dos principais se refere a falta de propósito no trabalho. Isso significa que o emprego não é realizador, mas apenas um meio de pagar as contas.

Caso se reconheça nessa descrição, não se desespere. O melhor a fazer é seguir algumas estratégias para ter sucesso com a transição de carreira. A seguir, mostramos um passo a passo para atingir esse objetivo.

Busque autoconhecimento

Antes de dar um passo à frente, dê dois para trás. Queremos dizer que é preciso relembrar o que levou a insatisfação com a carreira atual e identificar o tipo de trajetória profissional alinhada com suas competências, desejos e necessidades. Dessa forma, se evita novas frustrações no futuro.

Amplie seus conceitos de carreira

Outra atitude importante é considerar todos os tipos de carreira que estão disponíveis para o seu perfil profissional e preferências pessoais. Talvez, descubra uma área que nem imaginava, mas que lhe dará muita satisfação no trabalho. Ao elencar as possibilidades, não esqueça de registar os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Sendo assim, a decisão será pautada na realidade em vez de na ilusão.

Pesquise seu campo se maior interesse

É importante conhecer bem a área que deseja migrar. Para isso, pesquise sobre cursos, graduações, oportunidades de emprego, exigências das empresas e média salarial. Quanto mais informações houver, mais fácil chegará a uma decisão inteligente.

Estude, se especialize

Nem sempre é preciso fazer uma graduação para mudar de carreira. Talvez, seja necessário apenas uma pós-graduação, curso técnico ou online de curta, média ou longa duração. É importante que encontre um curso que ofereça um formato que se adéque a sua realidade de vida, entregue uma boa grade de conteúdo e seja dado por uma instituição renomada.

Busque oportunidades

O próximo passo é buscar as melhores oportunidades. Para facilitar esse processo, você pode utilizar as plataformas de vagas, redes sociais e sites de empregos. Essas ferramentas têm filtros de pesquisa que ajudam a encontrar trabalhos que se alinham com o seu perfil profissional. Outra atitude importante é criar um perfil em uma rede social profissional, como o LinkedIn. Dessa forma, as empresas podem encontrar você.

Procure por contatos

Sabe a antiga estratégia do “quem indica” (QI). Ela ainda funciona! Às vezes, amigos, familiares e outros contatos trabalham em uma empresa que está contratando. Eles podem indicar você. Para isso, deixe eles saberem que estão procurando emprego. As chances de conseguir uma vaga aumentam quando um candidato é recomendado por um colaborador interno.

O que não muda na vida são as mudanças. Isso é ótimo! Afinal, mudar nem sempre é algo negativo. Na verdade, novas fases trazem novos desafios e possibilidades que fazem a vida ser mais empolgante. Então, se deseja mudar de carreira, siga as dicas de nosso artigo e vá em frente!

*

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é transição de carreira e como realizá-la com sucesso? Quer ter acesso a outros conteúdos valiosos como esse? Então, confira os artigos do blog da Unicep!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *