Transformação digital: o que é, seus objetivos e mais

A transformação digital e suas ferramentas digitais criaram um capítulo na história do mundo empresarial. Uma vez que, remodelou todas as áreas organizacionais, otimizando e automatizando demandas. 

Transformação digital

Segundo um estudo publicado pela McKinsey & Company, as empresas que investem nas tecnologias têm uma taxa de crescimento 5 vezes maior do que as que não investem.

Mas o que é transformação digital? Quais são seus objetivos e fundamentos? Como implantá-la no negócio? As respostas a essas perguntas estão nos próximos tópicos. Acompanhe!

O que é transformação digital?            

Em resumo, a transformação digital é um conceito disruptivo que visa mudar a maneira como as empresas exercem suas atividades e realizam projetos. Em vez de serviços manuais, as demandas são realizadas digitalmente. Dessa forma, os negócios melhoram o desempenho, produtividade e qualidade interna.

Para implantar a transformação digital, muitas empresas desenvolvem a cultura da inovação. Sendo assim, é possível estruturar um pensamento digital em todos os colaboradores. O resultado é observado no alinhamento do uso das tecnologias com os objetivos e metas do negócio.

Ao analisarmos ainda mais de perto os efeitos da transformação digital em uma organização, perceberemos:

  • Mudança nos modelos de negócio — novas maneiras de operar e novos modelos econômicos;
  • Processos — automação, agilidade e foco na experiência do cliente;
  • Conectividade — engajamento e interação em tempo real;
  • Análise de dados (analytics) — melhora na tomada de decisões e cultura de dados.

Quais são os objetivos da transformação digital?

A principal finalidade da transformação digital é desenvolver ferramentas que solucionem os desafios vividos pelas organizações. Assim, o resultado é uma empresa mais resiliente, com processos práticos, rápidos e eficientes. Além desses, a transformação digital tem outros objetivos, como:

  • Usar a tecnologia digital a favor dos negócios e da sociedade — realizar serviços com maior qualidade sem gerar impactos negativos no meio ambiente;
  • Melhorar a comunicação interna e externa das empresas — possibilidade de interações em tempo real. Não importa a localização das equipes;
  • Automatizar serviços e processos — implantar tecnologias com funcionalidades que reduzem o tempo gasto em demandas;
  • Melhora a interação com os clientes — criação de canais para o fortalecimento da comunicação e da experiência no relacionamento entre a empresa e os consumidores.

Os pilares da transformação digital

Segundo o estudoGlobal Human Capital Trends”, produzido pela Delloite, o sucesso das empresas no futuro dependerá de otimizar, remodelar e reimaginar os modelos de negócios. Para atingir esse objetivo, a transformação digital é um fator determinante e essencial. 

O motivo para a importância desse conceito são os seus pilares que tocam em áreas específicas da empresa. A seguir, explicamos sobre cada um desses pilares.

Clientes

As ferramentas digitais têm um papel importante na experiência do cliente. Uma vez que, possibilitam o desenvolvimento de um conjunto de ações que engajam, personalizam e facilitam a interatividade com o público-alvo. Além disso, a gestão de dados ajuda o negócio a conhecer os desejos e necessidades, bem como identificar as mudanças comportamentais dos consumidores.

Competição

A transformação digital potencializa a competitividade entre as empresas. Isso acontece porque as plataformas, mídias e aplicações digitais, permitem que os negócios apareçam e se aproximem dos clientes. Nesse ambiente, as marcas utilizam várias estratégias para aumentar a sua visibilidade e a base de consumidores.

Dados

Inteligência artificial, big data, machine learning e business intelligence – são conceitos atrelados à transformação digital. Por meio deles, as empresas têm acesso a uma grande quantidade de dados sobre clientes, concorrentes e tendências de mercado. 

Porém, para essas informações gerarem insights valiosos para a tomada de decisões, é necessário a utilização de tecnologias, como o software customer relationship management (CRM).

Inovação

Inovar não significa apenas criar algo inédito ou novo, mas também melhorar o que já existe. A transformação digital auxilia as empresas a inovarem dessas duas formas. Por meio de aplicações virtuais baseadas em metodologias ágeis, os negócios otimizam o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Além disso, conseguem mensurar os processos internos, buscando identificar aspectos que precisam ser aprimorados ou modificados.

Valor

As empresas precisam entregar valor nos produtos e serviços que oferecem. Dessa forma, os clientes não apenas consomem, mas também se identificam, engajam e se tornam fiéis ao negócio. Com a ajuda da transformação digital, a empresa consegue fornecer um serviço, ao mesmo tempo em que encanta e gera valor para o consumidor, por exemplo, com a personalização do atendimento.

Negócios

As ferramentas digitais impactam em todas as áreas dos negócios, impulsionando os resultados internos. Um exemplo pode ser observado nos processos seletivos das empresas. 

Por meio do software de recrutamento e seleção, a empresa contrata profissionais alinhados com os requisitos de uma vaga e com a cultura interna. O resultado é um time interno altamente qualificado e engajado com o propósito da organização.

Educação

Na educação corporativa, a transformação digital possibilita a criação de um programa de treinamento e desenvolvimento compatível com as necessidades e o perfil dos colaboradores. Sendo assim, se eleva a retenção dos conhecimentos e o interesse dos profissionais pelos conteúdos apresentados. 

Além disso, os colaboradores têm a alternativa de estudarem a distância, bem como escolher o melhor horário para as aulas. Essa possibilidade se encaixa bem com a rotina das equipes remotas.

Saúde

As plataformas digitais oferecem inúmeros benefícios para a gestão da saúde dos colaboradores. Por meio delas, a empresa disponibiliza benefícios, como: consultas, terapias alternativas e seções de ergonomia. Outra vantagem dessas aplicações é o controle dos exames periódicos dos profissionais. Dessa forma, os colaboradores ficam com a saúde em dia.

Consumo

A transformação digital auxilia as empresas a implantarem o consumo sustentável. Esse objetivo é atingido, por exemplo, com a queda no gasto de papel. Em vez desse material, os documentos são criados e arquivados no ambiente online.

Já quando as equipes trabalham de forma remota, os profissionais não precisam se deslocar diariamente. Isso reduz o consumo de combustível e a emissão de gases que prejudicam o meio ambiente.

Como acompanhar a transformação digital?

Uma pesquisa realizada pela BCG mostra que 80% das empresas planejam acelerar o processo interno de transformação digital. Entretanto, apenas 30% conseguem atingir essa meta de forma eficiente.

Para ter sucesso na implantação desse conceito, é importante construir uma estrutura sustentável de inovação baseada em práticas estratégicas. A seguir, mostramos três maneiras de conseguir isso.

Sempre esteja repensando seu modelo de negócio

É necessário alinhar o modelo de negócio com as mudanças e tendências que surgem no mercado empresarial. Para isso, os gestores podem realizar pesquisas de satisfação com os consumidores e benchmarking (estudo da concorrência) com outros negócios da mesma área comercial.

Com esses dados em mãos, a empresa entende quais tecnologias estão sendo utilizadas pelas organizações e como as tem impactado positivamente. O mesmo acontece com os clientes. Visto que, podem indicar necessidades e desejos que podem ser supridos pela implantação de ferramentas digitais.  

Fique atento a cultura organizacional da empresa

Algumas empresas têm uma cultura pouco voltada para a inovação. Para implantar a transformação digital, isso precisa mudar. A melhor maneira de inserir a cultura da inovação é transformar a mentalidade interna (mindset). Entre as melhores estratégias para atingir esse objetivo, podemos citar:

  • Treinamentos;
  • Premiações para projetos e ideias inovadoras;
  • Benefícios para colaboradores que desenvolvem projetos inovadores;
  • Realização de eventos da inovação, como os hackathons;
  • Construção de um programa da inovação: estudos, pesquisas, políticas e implementação de tecnologias.

Considere iniciar um projeto digital

Pode ser um desafio pensar na implementação da transformação digital em todas as áreas da empresa. Para minimizar esse processo, os gestores podem dividi-lo em etapas. Talvez, a implantação pode começar em um determinado setor e depois ser expandida para outros.

O ideal é que todas as fases sejam elencadas e descritas em um projeto digital. Esse planejamento conduzirá todos os procedimentos de forma organizada, resultando no sucesso da implementação.

Por fim, conclui-se que o futuro das empresas é digital. Portanto, cabe aos negócios entenderem essa realidade e se adaptarem o mais rápido possível a elas. Fazendo assim, as empresas estarão preparadas para os desafios, mudanças e cenários que virão com a posteridade.

O que achou de nosso artigo? Entendeu o que é e quais são os objetivos da transformação digital? Quer continuar bem informado e por dentro das novidades do mundo empresarial? Então, acesse o blog da Unicep e confira outros conteúdos publicados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *