Tipos de banco de dados na gestão de TI: veja os principais!

Bancos de dados são usados ​​em um grande número de empresas para armazenar, organizar e analisar dados. Descubra tudo o que você precisa saber sobre eles no artigo de hoje!

Tipos de banco de dados

Para executar um sistema com eficiência, você precisaria de uma memória eficiente de registros passados ​​e presentes que entraram e/ou saíram desse sistema específico. O mesmo vale para uma empresa ou organização que exigiria os esforços cooperativos de várias pessoas. 

Assim, empresas e organizações como hospitais, escolas e universidades utilizam os bancos de dados para adquirir, reunir e compartilhar registros. De forma genérica, podemos dizer que um banco de dados é uma coleção de informações organizadas para serem facilmente pesquisáveis, gerenciáveis ​​e atualizáveis.

O post de hoje lhe dará uma visão geral dos principais tipos de bancos de dados e suas estruturas de uso, além disso também discutiremos a importância dos bancos de dados diante da crescente relevância da cultura data-driven e do big data nas empresas. Então, vamos em frente e boa leitura!

 

O que é um banco de dados? 

É importante entender o que são e quais os tipos de bancos de dados. Como vimos anteriormente, um banco de dados é uma coleção estruturada de dados mantidos em um computador, sendo acessíveis de várias maneiras. Ao longo desse artigo, você entenderá que existem diferentes tipos de bancos de dados, cada um oferecendo uma funcionalidade diferente para seus usuários. 

 

Como funcionam os bancos de dados?

Os bancos de dados são mantidos como arquivos ou como um conjunto de arquivos em um disco magnético, óptico, cassete ou outro tipo de dispositivo de armazenamento. Os bancos de dados tradicionais (hierárquicos) são organizados por campos, registros e arquivos, sendo:

  • um campo é uma única informação;
  • um registro é um conjunto de campos; e
  • um arquivo é uma coleção de registros.

Por exemplo, uma lista telefônica é o equivalente a um arquivo. Ele contém um conjunto de registros e cada registro possui três campos: nome, endereço e número de telefone. 

A possibilidade de consultar ou modificar uma base de dados é concedida aos vários utilizadores por um gestor de base de dados. Os bancos de dados estão presentes principalmente nos maiores sistemas de mainframe (plataforma integrada de computadores capaz de processar grandes volumes de informações em curtos espaços de tempo).

No entanto, também são encontrados em estações de trabalho distribuídas menores e em outros sistemas de médio porte, como o IBM AS/400 ou até mesmo computadores pessoais. 

 

Por que os bancos de dados são importantes? 

Os bancos de dados possuem a utilidade manter montanhas de dados coletados de forma ordenada e facilmente acessíveis a um usuário autorizado. Cada empresa usa uma coleção de registros diferentes, dependendo da natureza de seus dados. 

Os banco de dados são importantes para o crescimento de um negócio de várias maneiras, pois:

  • permitem que uma empresa tome decisões de negócios baseadas em informações;
  • possibilitam armazenar e recuperar informações relacionadas com eficiência;
  • ajudam a analisar e agravar dados de negócios;
  • coletam e armazenam dados cruciais do cliente de diferentes aplicativos;
  • fornecem aplicativos oportunos e personalizados orientados por dados e análises detalhadas; e
  • fornecem acesso imediato a dados de negócios cruciais que podem ser usados ​​por diferentes departamentos de negócios para entender padrões de dados, gerar relatórios e prever tendências futuras.

Esse conjunto super importante de registros pode ser utilizado por diversos tipos de usuários autorizados a acessar os objetos de um banco de dados (tabelas, consultas, formulários e relatórios) e a partir deles compilar, inserir, armazenar e analisar essas informações.

Alguns tipos de usuários de banco de dados (DBMS), são o administrador de banco de dados (DBA), o usuário final, o analista de sistemas, o programador de aplicativos e o projetista de banco de dados.

Agora que nos apropriamos de suas características gerais, a seguir, discutiremos alguns dos principais tipos de banco de dados.

 

Quais são os diferentes tipos de banco de dados

No caso de um grande banco de dados, vários usuários devem conseguir manipular as informações que ele contém de forma rápida e a qualquer momento. Além disso, grandes empresas tendem a acumular muitos arquivos independentes, incluindo arquivos relacionados ou até mesmo dados sobrepostos. 

Como parte de uma análise de dados, é necessário que os dados de vários arquivos possam ser vinculados. É por isso que diferentes tipos de bancos de dados foram desenvolvidos para atender a esses requisitos: orientados a texto, hierárquicos, de rede, relacionais, orientados a objetos, etc.

Banco de dados hierárquico

Dentre os diversos tipos de banco de dados, os hierárquicos estão entre os bancos de dados mais antigos. Dentro desta categoria, os registros possuem organização em uma estrutura de árvore. Cada nível de registros flui para um conjunto de categorias menores.

Banco de dados de rede

Os bancos de dados de rede também estão entre os mais antigos. Em vez de fornecer links únicos entre diferentes conjuntos de dados em vários níveis, os bancos de dados de rede criam vários links entre conjuntos colocando links ou ponteiros para um, ou outro conjunto de registros. A velocidade e versatilidade das bases de dados em rede levaram a uma adoção massiva deste tipo de bases de dados nas empresas ou no âmbito do comércio eletrónico.

Banco de dados orientado a texto

Um banco de dados orientado a texto, ou banco de dados de arquivo simples, vem na forma de um arquivo (uma tabela) no formato “.txt” ou “.ini”. Um arquivo simples é um arquivo de texto ou um arquivo que combina texto com um arquivo binário. Normalmente, nestes bancos de dados, cada linha tem apenas um registro. A maioria dos bancos de dados de PC são bancos de dados orientados a texto.

Banco de dados SQL (relacional)

Os bancos de dados relacionais foram inventados em 1970 por EF Codd, da IBM. São documentos tabulares nos quais os dados são definidos para serem acessíveis e possam ser reorganizados de diferentes maneiras.

Os bancos de dados relacionais consistem em um conjunto de tabelas. Dentro dessas tabelas, os dados são categorizados. Cada tabela tem pelo menos uma coluna correspondente a uma categoria. Cada coluna contém um número de dados correspondente a esta categoria.

A API (interface de programação de aplicações) padrão para bancos de dados relacionais é Structured Query Language (SQL). Os bancos de dados relacionais são facilmente extensíveis e novas categorias de dados podem ser adicionadas após a criação do banco de dados original sem a necessidade de modificar todos os aplicativos existentes.

Aqui estão alguns exemplos de bancos de dados SQL:

  • Oráculo
  • PostgreSQL
  • MySQL
  • servidor SQL

Banco de dados distribuído

Um banco de dados distribuído é um banco de dados do qual certas partes são armazenadas em vários locais físicos. Assim, o processamento é distribuído ou replicado entre diferentes pontos de uma rede.

Os bancos de dados distribuídos podem ser homogêneos ou heterogêneos. No caso de um sistema de banco de dados distribuído homogêneo, todos os locais físicos operam com o mesmo hardware e sob o mesmo sistema operacional e os mesmos aplicativos de banco de dados. 

Ao contrário, no caso de um banco de dados distribuído heterogêneo, o hardware, os sistemas operacionais e os aplicativos de banco de dados podem variar entre os diferentes locais físicos.

Banco de dados em nuvem

Nesse contexto, ele é  otimizado ou criado diretamente para ambientes virtualizados. Pode ser uma nuvem privada, uma nuvem pública ou uma nuvem híbrida.

Os bancos de dados em nuvem oferecem várias vantagens, como a capacidade de pagar pela capacidade de armazenamento e largura de banda com base no uso. Além disso, esses bancos de dados também oferecem maior disponibilidade.

Banco de dados NoSQL

Os bancos de dados NoSQL são úteis para grandes conjuntos de dados distribuídos. Isso ocorre porque os bancos de dados relacionais não são projetados para big data e conjuntos de dados muito grandes podem causar problemas de desempenho.

Se uma empresa precisa analisar grandes quantidades de dados não estruturados, ou dados armazenados em vários servidores virtuais em nuvem, o banco de dados NoSQL é o ideal. Com o surgimento do big data, os bancos de dados NoSQL são cada vez mais utilizados.

Banco de dados orientado a objetos

Objetos criados com linguagens de programação orientadas a objetos geralmente possuem armazenamento em bancos de dados relacionais. No entanto, na realidade, os bancos de dados orientados a objetos são mais adequados para armazenar esse tipo de conteúdo.

Em vez de serem organizados em torno de ações, os bancos de dados orientados a objetos são organizados em torno de objetos. Da mesma forma, em vez de serem organizados em torno da lógica, eles são organizados em torno de dados.

Banco de dados orientado a gráficos

Um banco de dados orientado a gráficos é um tipo de banco de dados NoSQL que usa a teoria dos gráficos para armazenar, mapear e consultar relações entre dados. Esse tipo de banco de dados é composto por nós e arestas.

Cada nó representa uma entidade e cada aresta representa uma conexão entre nós. Os bancos de dados gráficos estão ganhando popularidade na área de análise de interconexão. Por exemplo, as empresas podem usar um banco de dados gráfico para extrair dados de clientes das mídias sociais.

Outra tendência interessante nesse sentido é que, cada vez mais, bancos de dados anteriormente separados estão sendo combinados eletronicamente em coleções maiores conhecidas como Data Warehouses. Empresas e governos usam software de mineração de dados para analisar diferentes aspectos dos dados. 

Conclusão

Por fim, agora você conhece os principais tipos de banco de dados. Escolher a opção mais adequada é muito importante para qualquer negócio. Portanto, é essencial estudar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de cada um deles. 

O banco de dados escolhido deve se adequar ao ecossistema da sua empresa, deve ser fácil de usar, seguro, com bom acompanhamento do desenvolvimento. Diante da relevância da cultura data-driven nas empresas a demanda por profissionais da área cresceu significativamente nos últimos anos. 

Contudo, é fundamental se preparar para enfrentar a competitividade do mercado. Na UNICEP, o curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação oferece toda a bagagem necessária para que o aluno esteja apto a gerenciar os sistemas implantados nas organizações, controlar os níveis de uso de sistemas operacionais, banco de dados e redes, dentre outras competências. 

Saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da UNICEP acessando aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *