Startup: exemplos de negócios de sucesso para você se inspirar!

Criar uma startup inovadora pode parecer um projeto muito ambicioso, mas se você pensar bem, muitas pessoas que o fizeram foram se deram muito bem.

Startup

Sabe o que essas empresas bem-sucedidas têm em comum com as pequenas startups que ainda estão engatinhando? O fato de que todas nasceram de uma ideia.

Você também tem uma ideia de negócio na gaveta e gostaria de transformá-la em realidade abrindo sua própria startup, mas não conhece esse setor e tem medo de perder tempo, recursos e energia?

Muitos outros startuppers se encontram na mesma situação que você no início de sua aventura, mas venceram seus medos e embarcaram em um caminho difícil que certamente os levou a grandes conquistas e satisfações.

É por isso que, neste artigo, queremos falar sobre exemplos de startups que deram certo.

Quer se inspirar para criar a sua própria startup? Então continue lendo o artigo e você entenderá como transformar sua ideia em negócio.

O que é uma startup?

A definição clássica de startup é: uma empresa recém-nascida, com recursos limitados mas potencialmente capaz de obter lucros substanciais a médio/longo prazo, tendo como objeto social uma atividade caracterizada por uma elevada intensidade tecnológica. 

Assim, Facebook, Google, Apple, Amazon, logo que nasceram, enquadraram-se nesta definição de startup. 

De fato, o que une universalmente todas as startups é a abordagem dinâmica, flexível e analítica do mercado. Eric Ries, em seu livro “Lean Startup”, classifica as atividades fundamentais da startup em três categorias:

  • transformar ideias em produtos
  • medir as reações dos clientes de forma analítica (Innovation Accounting)
  • entender se deve mudar ou perseverar nas decisões corporativas.

Assim, Eric Ries argumenta que uma startup não existe com o único objetivo de transformar ideias em produtos, ganhar dinheiro ou mesmo atender clientes. Fundamentalmente, esse tipo de empreendimento existe para aprender a criar um negócio sustentável. 

Dessa forma, tal aprendizado pode ser validado cientificamente por meio da realização de experimentos frequentes que permitem ao empreendedor verificar cada elemento de sua visão.

Características de uma startup

Para ter sucesso e inovar não é obrigatório apresentar no mercado ideias e produtos totalmente novos. O elemento novidade pode também dizer respeito a uma nova forma de responder aos problemas ou necessidades dos consumidores, ou pode consistir numa inovação de processo. A criatividade, portanto, é base para a criação e estruturação de startups inovadoras. Vamos conhecer as principais características de uma startup a seguir!

Rompendo com as tradições

Em primeiro lugar, um projeto de criação de uma startup é mais arriscado do que um projeto mais tradicional. Além do risco específico da criação de uma empresa, a empresa também deve enfrentar o risco associado à inovação.

Estruturas ágeis

Uma startup é uma estrutura ágil, deve ter a capacidade de se adaptar muito rapidamente ao ambiente e suas transformações. Geralmente, essas empresas evoluem em mercados emergentes nos quais as regras ainda não estão definidas. Logo, agilidade é um fator chave de sucesso.

Um estado temporário

Então, para um negócio, o estado de startup é temporário. Sendo assim, o projeto pode falhar e, portanto, desaparecer, ou ter sucesso e se tornar um negócio clássico. Assim, ela vai testando modelos econômicos, descobrindo seu ambiente e se adapta à medida que avança. 

Alta lucratividade

Para ter sucesso, a organização da startup deve ser replicável e escalável. Logo, a startup deve vencer o desafio de multiplicar o seu volume de negócios visando o aumento exponencial da sua taxa de rentabilidade, e não linear como na criação de um negócio “clássico”.

Necessidades de financiamento 

A implementação de um modelo econômico replicável e escalável geralmente requer investimentos substanciais em termos de pesquisa e desenvolvimento, compra de equipamentos de TI, desenvolvimento estratégico e comunicação, etc. O encontro com investidores externos obriga-o a trabalhar no seu pitch de apresentação. 

Startup: exemplos de sucesso

Existem grandes empresas, que se tornaram multinacionais, que começaram como startups. Muitas delas pertencem ao chamado Vale do Silício, localizado nos Estados Unidos, que lida com tecnologia e Internet. Dentre elas, destacam-se marcas como: Google, Apple, Paypal, LinkedIn e Facebook. 

Vamos conhecer alguns exemplos de startups bem sucedidas para te inspirar a começar a desenvolver seu próprio projeto?

Nubank

Sediada em São Paulo e fundada em 6 de maio de 2013, a fintech Nubank revelou em 2018 que seu valor de mercado ultrapassa a marca de 1 bilhão de dólares, tornando-se a segunda startup unicórnio brasileira. 

Gympass

Por falar em startup unicórnio, após captar US$500 milhões em 2019, a Gympass passou a valer US$1,1 bilhão. O empreendimento inovador oferece aos usuários o acesso a diversas academias ao redor do mundo, pagando apenas um valor fixo por mês na plataforma.

iFood

Uma das mais populares startups brasileiras, o iFood é uma plataforma digital que liga restaurantes e consumidores em busca do serviço de delivery. Um projeto simples, mas que resolvia um problema que atingia muitos estabelecimentos: as altas taxas de entrega.

Buser

Não há quem não tenha visto um ônibus cor-de-rosa circulando pelas rodovias do país! A Buser é um aplicativo que disponibiliza o serviço de compra de passagem de ônibus com preços mais baixos em relação aos cobrados nas rodoviárias. Fundada em 2017, atingiu a incrível marca de 4 milhões de pessoas cadastradas em 2021.

Spotify

O Spotify foi uma das primeiras empresas a oferecer streaming de música. A startup começou a funcionar em 2008 e passou por um momento muito difícil. Então, em 2015, conseguiu 75 milhões de usuários e hoje é um serviço indispensável no dia a dia da maioria das pessoas. Suas principais características são o fato de ser simples de usar e estar sempre atualizando e inovando em diversos aspectos. 

Airbnb

O Airbnb é uma plataforma americana de aluguel de casas e apartamentos para pessoas físicas, em regime de temporada. Fundada após a crise de 2008, com base na constatação de que era difícil encontrar acomodações de baixo custo e na necessidade de ter renda adicional. Desde então, a empresa tornou-se número um em seu setor, uma ascensão meteórica graças à captação de recursos, elevando seu valor a mais de 30 bilhões de dólares em 2017. 

Como iniciar uma startup de sucesso?

Para que uma startup seja bem sucedida, deve haver uma ideia inovadora. Mas o que pode ser brilhante aos nossos olhos, talvez não seja para investidores. Por isso, antes de se aventurar nesse território sem limites, é aconselhável fazer pesquisas e estudos aprofundados sobre os aspectos fundamentais de um empreendimento de sucesso. 

Pesquisa e escolha de mercado

Se você deseja criar sua startup, provavelmente já deve ter alguma ideia em mente. E se você ainda não tem uma, é hora de colocar a cabeça para pensar! Você deve refinar sua ideia o máximo possível, fazendo a si mesmo as perguntas certas, por exemplo: 

  • Qual é o problema que quero resolver com a minha startup?
  • Qual é a solução fornecida pela minha startup?
  • Quem é meu alvo? Consumidores (B2C) ou outros negócios (B2B)?  
  • Existem produtos similares no mercado? Se sim, qual é o meu valor agregado?

Após achar que encontrou uma ideia sólida que atende às necessidades do mercado: é hora de abordar seu plano de negócios e descobrir como sua startup irá funcionar

Análises e pesquisas com o público

Após confirmar que existe um mercado real para o produto que você quer desenvolver, você também deve identificar quem é exatamente o seu público-alvo. Para isso, você deve definir o seu “cliente típico”, ou seja, a persona. Pronto, definiu sua persona? Então, chegou a hora de testar o seu público-alvo e descobrir como ele responde ao seu produto. 

Procure conhecer seus clientes em potencial, falando sobre suas ideias com especialistas e empreendedores para obter feedback. Não procure manter a sua ideia em segredo, mas, pelo contrário, confrontá-la com a realidade. Analise também o que os concorrentes estão fazendo e qual é a resposta do público.

Desenvolvimento de modelo de negócio

Seu plano de negócios é um elemento essencial quando você constrói um projeto. É de certa forma será o seu cartão de visita. Nenhum plano de negócios é igual, mas algumas informações são importantes para melhor refletir o seu projeto:

  • Apresentação do produto/serviço (qual necessidade atende? Quais questões)
  • Apresentação do mercado (quem são seus clientes, quem são seus concorrentes, etc.)
  • Apresentação do modelo de negócio (como vai fazer o seu volume de negócios? Quais são os seus canais de distribuição, etc.)
  • apresentação da equipa (perfis complementares, motivados, ambiciosos: mostre que está bem rodeado para realizar o seu projeto).

Quanto mais estruturado, orçado e convincente for o seu plano de negócios, maior será a probabilidade de encontrar financiamento para sua startup. 

Produto mínimo viável

Quando tiver o seu modelo de negócio completo, terá de desenvolver um protótipo funcional que foque nas funções essenciais do seu produto (o MVP – Minimum Viable Product). Quando falamos de “MVP”, não estamos falando de um beta para vender aos seus clientes (ou seja, uma versão 95% finalizada do seu produto final), mas de um protótipo.

Ou seja, esta deve ser a primeira versão utilizável do seu produto com os recursos vitais e mínimos para atender às necessidades de seus clientes em potencial. Este “MVP” geralmente inclui o “killer feature”, ou seja, a principal função esperada por seus clientes potenciais, é a razão de viver do seu produto, porque a pessoa deve comprar o seu produto.

Leia mais conteúdos da Unicep!

Criar uma startup certamente é mais difícil do que criar uma empresa “clássica” cujo modelo econômico já é conhecido. Porém, o potencial de crescimento e a emulação dessas empresas jovens são tantos que cada vez mais jovens empreendedores estão se aventurando, e com razão. 

Afinal, como disse Peter Drucker: a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo!

Gostou desse conteúdo? Esperamos que tenha sido realmente inspirador conhecer esses cases de sucesso e que você tenha terminado a leitura motivado a desenvolver o seu projeto de startup. 

Se você gosta de acompanhar conteúdos sobre empreendedorismo e inovação, explore nosso blog! Aqui estamos sempre abordando os assuntos mais relevantes sobre negócios e administração de empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *