SiSU: Entenda o que é e como fazer sua inscrição no SiSU

SiSU: Entenda o que é e como fazer sua inscrição no SiSU

Muitas pessoas sonham em entrar em uma boa instituição, porém, não são todas as pessoas que conhecem todos os meios disponíveis que podem ser aproveitados para fazer com que esse sonho se torne realidade. O SiSU é um exemplo disso.

Por iniciativa do Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi lançado em 2010,  cerca de 83.125 vagas foram abertas em aproximadamente 83 instituições. Esse projeto visa facilitar o acesso à universidades e instituições públicas de ensino superior.

Você pode se candidatar através desse projeto duas vezes ao ano,no primeiro semestre em janeiro e no segundo semestre, em julho.

Entenda o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada tem auxiliado muitas pessoas a concluírem o ensino superior. Oferecendo inúmeras vagas para todo o Brasil, o sistema utiliza em todas as instituições participantes, a sua última nota do Enem.

Ainda que compreenda esse projeto e como ele facilita a vida dos futuros estudantes, é importante entender algumas questões que estão diretamente ligadas às suas chances de ser aprovado no curso que tanto deseja, como por exemplo:

Nota de corte

Cada curso tem sua nota de corte calculada todos os dias, fazendo uma relação entre a quantidade de vagas oferecidas pelo curso e as notas dos candidatos inscritos que estão concorrendo.

A nota corte é a menor nota necessária para que você fique entre os que têm mais chances de serem aprovados.

Porém, é bom estar ciente de que essa nota além de não ser uma garantia de seleção, ainda é extremamente maleável, podendo ser alterada para mais ou para menos, dependendo da quantidade de candidatos ou das notas dos concorrentes.

Desempate

Em caso de empate de notas, também existem uma série de critérios que são analisados para que o desempate, como:

  • Nota da redação
  • Nota de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Nota de Matemática e Tecnologias
  • Nota de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Nota de Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do SiSU

E se eu mudar de ideia em relação aos cursos?

Nesse caso você tem todo direito e liberdade de trocar as suas opções de curso durante todo o processo de inscrição. Porém, é importante lembrar que uma vez atualizado, o SiSU irá considerar a última inscrição concluída.

Onde acompanho os resultados?

Você pode acompanhar os resultados através do site do SiSU, assim como também pode acompanhar pelas instituições participantes ou em contato com a Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.

Como fazer a inscrição no SiSU

Para participar desse processo seletivo, você deverá ter realizado a prova do Enem/2018 e ter recebido nota maior que zero na redação. Com isso, você irá precisar de seus dados de inscrição do Enem e também sua senha de acesso.

Tendo em mãos o número de inscrição e senha, chegou a hora de entrar no site do Sistema de Seleção Unificada e confirmar seus dados para que o SiSU possa entrar em contato com você.

Feito isso, realize seu cadastro e escolha até duas opções de curso. Durante o processo de avaliação de vagas, você poderá acompanhar sua colocação em cada uma das instituições tudo pelo próprio site do SiSU.

Faça essa etapa com calma para não errar seus dados e tenha em mente quais os cursos que deseja concorrer e em quais instituições gostaria de entrar.

É importante se atentar às datas, tanto a de inscrição como também durante o acompanhamento das notas. Cuide de não perder a data de apresentação e matrícula na instituição, caso seja chamado por sua aprovação.

Dentro do site do SiSU você terá acesso à todas as informações: sua colocação, pontuação e no caso de aprovação é por lá mesmo que será feito o comunicado para que você vá realizar o processo de entrada na instituição.

Conclusão

O Sistema de Seleção Unificada realmente tem o poder de ajudar muitas pessoas, sejam carentes ou não, que entram em universidades através de cotas ou sem cotas, oferecendo para todo o Brasil uma quantidade muito grande de vagas.

Então não tem porquê você ficar de fora. Conhecimento é poder, e hoje você tem o poder necessário para ser aprovado onde quiser. Entenda melhor o funcionamento desse projeto acessando o site institucional. Conheça as instituições participantes, fique por dentro das datas e se prepare, seja esse ano ou no ano que vem.

O SiSU com certeza irá abrir portas para você, basta que você decida qual deseja entrar.

Gostou dessas informações? Tem algum amigo buscando ser aprovado em alguma instituição e que não conhece esse projeto? Encaminhe para ele então, ou acesse nosso blog e fique por dentro sobre tudo do mundo universitário.

Agora, que tal ler e entender um pouco mais sobre qual a melhor postura para se adotar na faculdade e ir bem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *