7 cursos na área de exatas indicados para quem gosta de matemática

Selecionamos 7 cursos na área de exatas indicados para quem gosta de matemática para sua escolha. Acompanhe!

Quem gosta de matemática, normalmente, possui um raciocínio lógico mais apurado e gosto por desafios. E assim, por mais que às vezes se sintam na contramão da maioria das pessoas, os apaixonados por ciências exatas possuem
um grande leque de opções interessantes à seu dispor. Isso porque essas características são bem valorizadas nas áreas profissionais em ascensão.

As transformações do mundo contemporâneo e as inovações em tecnologia criaram várias profissões onde a habilidade em calcular e o gosto pelos números destacam-se. Tecnologia da Informação (TI), Finanças e Engenharias são algumas delas. Mas como escolher entre esses cursos? São tantas opções, características e objetivos próprios…

Selecionamos, abaixo, sete cursos indicados para quem gosta de matemática e apresentamos algumas das suas linhas de estudo e aplicação prática no dia a dia. Assim, você terá mais informações sobre cada um deles e descobrir sobre qual caminho seguir. Vamos lá?

7 cursos indicados para quem quer seguir a área de exatas

1) Ciências Contábeis

Uma das profissões em alta é a área de ciências contábeis, uma carreira onde definitivamente a matemática está presente. Dentre as funções de quem dedica-se ao estudo da contabilidade, está o controle de registros financeiros de uma empresa, assim com auditoria e a análise de toda movimentação financeira, incluindo lucros, receitas e despesas.

2) Ciências da Computação

Esse curso é voltado para a concepção e desenvolvimento de softwares e sistemas computacionais e, com o avanço tecnológico dos últimos anos, essa é tornou-se uma das profissões mais promissoras da atualidade. O conhecimento em matemática é fundamental para quem quiser seguir nessa carreira, assim como o desenvolvimento da linguagem lógica.

3) Tecnologia da informação

Criar estratégias, fazer a gestão de dados e sistemas e cuidar dos processos tecnológicos de uma empresa. Essas são as funções de um profissional de Tecnologia da Informação, conhecida como TI. É uma área importante porque acrescenta agilidade na solução dos problemas que acontecem dentro do sistema de qualquer organização.

Identificar a falha e tentar solucioná-la da melhor maneira possível está dentre as atribuições do responsável de TI, uma pessoa que contribui constantemente para o desenvolvimento tecnológico de uma empresa ou instituição.

4) Engenharia Civil

Dentre as principais atribuições do profissional de Engenharia Civil está projetar, gerenciar e executar obras e construções. Fora isso, quem atua nesse segmento é capaz de analisar fatores importantes para as edificações, como ventilação local, tipo de solo, inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte. Assim, é evidente de que quem opta por seguir carreira na área de Engenharia Civil deve gostar de cálculos e usar o raciocínio lógico.

5) Engenharia de Materiais

Nesse outro segmento da engenharia, também indicada para quem tem predileção por ciências exatas, aprende-se a constituição dos materiais e aplicação na indústria.

Estuda-se todas as etapas do processo, desde o desenvolvimento de produtos constituídos de materiais mais conhecidos, como cerâmica, metais e polímeros até a elaboração e aplicação de materiais novos. Pessoas com essa formação são peças-chave nas linhas produtivas e tornaram-se essenciais para a operação de grandes empresas e multinacionais.

6) Engenharia Elétrica

Nesse segmento da engenharia, o foco é planejar, montar e fazer a manutenção de sistemas de energia elétrica. Dessa forma, quem resolve seguir por essa área trabalha tanto com geração, quanto com transmissão e distribuição desse tipo de energia. O engenheiro eletricista conta com um amplo leque de atuação e pode trabalhar tanto em concessionárias de energia, como no ramo da construção civil, em instituições públicas dentre outras áreas relacionadas.

7) Engenharia de Produção

Por último, e não menos importante, está esse setor da engenharia destinado a atender as indústrias e linhas produtivas. Aqui nessa carreira, o estudante aprende conhecimentos técnicos para analisar e organizar o processo produtivo, tornando-o mais otimizado e eficaz. Além disso, oferece conhecimentos em Administração e Gestão de Pessoas. Assim, é uma opção interessante para quem gostaria de desenvolver outras habilidades, além das exatas.

Todos os cursos listados acima possuem uma sólida base de matemática e são fundamentais para o mercado de trabalho. No entanto, qual deles seguir vai além de gostar de fazer cálculos e resolver problemas. A escolha envolve outros fatores, como seus interesses e objetivos, o que você enxerga para a sua vida ou ainda em qual (ou quais) campos gostaria de atuar. Analise com cuidado e boa sorte!

Gostou desse texto sobre cursos na área de exatas indicados para quem gosta de matemática? Que tal comentar e começar a acompanhar o blog da Unicep! Continue conosco!