Serviço social: o que faz? Saiba mais sobre a profissão

Graduação em serviço social: o que faz, área de atuação e seu papel na promoção da coesão e equidade da sociedade. 

Serviço social

A maior parte das pessoas já ouviu falar sobre assistência social, entretanto quando falamos em emprego, surgem dúvidas sobre o graduado em serviço social: o que faz, onde trabalha e sua relevância para a sociedade.

Os sistemas de proteção social ajudam os indivíduos e suas famílias, especialmente as famílias pobres e vulneráveis, a lidar com crises e choques, encontrar emprego, investir na saúde e educação de seus filhos e proteger aqueles que estão envelhecendo. 

Assim, a assistência social tem uma tarefa central na luta contra a pobreza e a exclusão, realizando uma importante contribuição para a coesão social da sociedade. Uma profissão muito nobre, não é mesmo? Então, que tal aprender mais sobre a atuação do assistente social? Esse é o assunto do nosso artigo de hoje! Vamos lá!

O que é Serviço social?

O serviço social é um sistema nacional de solidariedade que presta assistência a pessoas em dificuldades sociais e materiais. Portanto, por meio de suas ações de integração, prevenção e socorro, a assistência social revela-se um verdadeiro elo na ação social em geral.

A noção de assistência social surge de ideais humanitários e democráticos; os valores em que se baseia a missão são a justiça social, os direitos humanos, o respeito pela diversidade, a responsabilidade coletiva, a igualdade e a dignidade de todas as pessoas.

Dessa forma, na prática, é um conjunto de atividades destinadas a garantir assistência a pessoas em dificuldade, necessitadas de cuidados e ajuda: famílias, crianças, idosos, imigrantes, pessoas com problemas de toxicodependência, etc.

Em particular, a assistência social preocupa-se com o desenvolvimento de medidas eficazes para a prevenção, redução ou, na melhor das hipóteses, a eliminação de condições de privação, sejam de natureza econômica ou social.

O que é um Assistente social?

Os assistentes sociais são profissionais empenhados em ajudar as comunidades e proporcionar às pessoas um melhor padrão de vida. Eles trabalham em diversas estruturas do terceiro setor e lidam com proteção social e sanitária, assistência hospitalar, tratamento e reabilitação de toxicodependentes e alcoólatras, em clínicas e abrigos para mulheres e crianças vítimas de abuso.

De maneira geral, os habilitados em serviço social fornecem ajuda e aconselhamento a indivíduos ou grupos para ajudá-los a superar seus desafios, proporcionando um ambiente seguro no qual possam ser alimentados e cuidados até o ponto onde a assistência não seja mais necessária.

O que faz um profissional de serviço social?

Para saber sobre o especialista em serviço social, o que faz e onde atua, vale apena entender melhor a profissão. Então, aqui está uma lista de algumas das tarefas mais comuns para um assistente social.

Prestar assistência a indivíduos, famílias e comunidades com problemas físicos ou mentais: 

  • prestar assistência a dependentes químicos e/ou vítimas de abuso e violência;
  • fornecer apoio e indicações para superar situações de discriminação.

Realizar entrevistas com menores e adultos para verificar seus problemas:

    • coletar informações sobre os antecedentes pessoais dos indivíduos entrevistados;
    • avaliar as necessidades dos indivíduos e manter a documentação das informações obtidas.

Colaborar com outros profissionais como psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, etc., para estabelecer os tratamentos necessários:

  • compartilhar informações com colegas para avaliar melhor as situações;
  • trabalhar em equipe para avaliar as necessidades dos clientes;

Conferir as intervenções de socorro:

  • monitorar as intervenções para verificar sua eficácia;
  • colaborar, quando necessário, com a autoridade judiciária para informar e gerir o processo.

Desenvolver redes integradas de serviços e atores-chave na área:

  • abrir “canais de comunicação” entre cidadãos, dirigentes de instituições, sujeitos públicos e privados que tenham a possibilidade de governar os processos de mudança da sociedade;
  • promover a organização de grupos de voluntariado, associações, cooperativas, grupos de auto/ajuda mútua.

Portanto, o serviço social, o que faz e como trabalha é um assunto bem amplo! Esses são apenas alguns exemplos e por isso, a área precisa de um bom profissional. Afinal, é muita responsabilidade atender as pessoas em situações vulneráveis. Além disso, existem muitas formas de atuar dentro dessa profissão, como veremos a seguir.

Áreas de atuação em Serviço social

O assistente social pode atuar na esfera pública ou privada, como desejar. Assim, existem várias áreas de atuação e é possível se especializar em uma delas após se formar:

  •     Educação;
  •     Saúde;
  •     Trabalho;
  •     Habitação;
  •     Assistência;
  •     Lazer;
  •     Reabilitação;
  •     Sistemas penitenciários;
  •     Previdência social.

O mercado de trabalho é bem abrangente! Você poderá perceber que, no Brasil, algumas regiões que ofertam mais vagas do que outras. Lembrando que, para aqueles que desejam seguir carreira pública, é preciso prestar concurso. No entanto, ainda tem lugares privados que podem oferecer alguma oportunidade.

Para concluir

A assistência a pessoas em dificuldade é uma atividade que se insere numa esfera bastante delicada; a área em questão requer, portanto, perfis altamente especializados, possuidores de uma bagagem específica de conhecimento e profissionalismo.

Conforme vimos, as oportunidades de emprego podem ser encontradas tanto no setor público quanto no privado, principalmente nas áreas comprometidas com a garantia do desenvolvimento da integração e inclusão social.

Assim, o amplo mercado de trabalho e a relevância social tornam a profissão bem atraente.

Se você deseja trabalhar na área de serviços sociais e adquirir as habilidades para ser um profissional de destaque, tudo o que você precisa fazer é realizar o curso EAD de Serviço Social da UNICEP.

Conheça o curso EAD de Serviço Social da Unicep

Um curso a distância pode ser uma ótima opção para quem deseja iniciar seus estudos. Seu objetivo é preparar os alunos para exercer a sua função com total capacidade. Portanto, tem disciplinas como direitos humanos, ética, legislação e muitos outros. Você irá aprender sobre vários tópicos que dão suporte para um assistente social atuar.

A graduação no curso de Serviço Social da UNICEP tem duração de quatro anos. Ou seja, são oito semestres estruturados em uma grade curricular ideal para aprender tudo sobre o serviço social: o que faz, áreas de atuação, além de todas as habilidades necessárias a um profissional de excelência na área!

*

Para mais detalhes e/ou informações sobre o curso, clique aqui. Caso tenha dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *