Será que um curso de exatas é a melhor opção para você?

Você adora matemática, resolver problemas, é curioso e sempre tirou notas altas nas matérias de exatas na escola. Ótimo! Mas isso não quer dizer necessariamente que uma carreira nessa área seja a melhor opção. Pareceu confuso? De fato é. Decidir qual faculdade cursar é um dos maiores desafios da vida.

Por isso, anote esse conselho: na hora de decidir se você deve seguir uma carreira de exatas, pare um segundo e considere o que deseja para seu futuro. Hoje em dia, mais importante do que a profissão é definir qual trajetória profissional trilhar.

O mercado demanda uma ampla soma de conhecimentos multidisciplinares com experiências múltiplas de vida, por isso, é fundamental olhar para dentro de si e analisar cuidadosamente suas habilidades, seus gostos e sua personalidade.

Se você fechou os olhos e se viu resolvendo problemas, entendendo como o mundo funciona, aplicando raciocínio lógico e desenhando processos, existe uma possibilidade alta de que um curso de exatas realmente seja a melhor opção.

Perfil do profissional de exatas: será que é o seu?

Antes de ir para os próximos tópicos, vamos insistir um pouco mais sobre o perfil do profissional de exatas. Como dissemos acima, mais do que gostar de trabalhar com cálculos e números, é importante ser curioso, ter afinidade com planejamentos e de sentir-se motivado na resolução de problema e desafios.

Ainda, para a maioria dos cursos da área de exatas, é fundamental estar atualizado quanto às inovações tecnológicas do setor de atuação. Por isso, se você tem curiosidade em saber como as coisas funcionam e interessa-se em ir atrás das respostas existe uma chance alta de estar no caminho certo.

Afinal, levantar uma informações sobre uma área de atuação é uma das maneiras de saber se você encaixa-se ou não nela. Veja palestras, vá em congressos, pesquise sobre o mercado e converse com profissionais da área. Muitas universidades destinam um dia para os interessados visitem o campus e assistam algumas aulas. Faça isso.

Quais são as principais opções de curso de exatas?

Pronto. Você tem a imagem mental sobre sua trajetória profissional. Foi atrás de informações, tem as habilidades e acredita cada dia mais de que a carreira de exatas pode ser a melhor para você.  Agora, está na hora de procurar as opções dentro desse leque que estejam alinhadas com tudo isso.

Além das faculdades em licenciatura no que chamamos de ciências puras, como Matemática, Química e Física, existem muitos outros cursos de exatas para serem escolhidos. Os mais comuns são as Engenharias, que têm várias divisões e setores diferentes.

Sem contar nos cursos com foco em tecnologias e informática, como Sistema de Informação e Ciência da Computação que estão em alta, principalmente, no cenário atual do mercado de trabalho. Dê uma olhada neles também.

Lembre-se de que não existe escolha certa e, sim, a mais adequada para você. Para escolher uma carreira, independentemente da área, analise-se, liste suas habilidades, seus gostos e sua personalidade. Na sequência, busque informações de fora.

Procure carreiras que te permitirão aplicar e desenvolver suas habilidades. Depois, junte a maior quantidade de informações sobre elas. Converse, vá atrás e visite as universidades.

E pode ser que seja realmente na área de exatas e você torne-se um desenvolvedor, um cientista de dados, um professor, um engenheiro de produção ou pesquisador. Vai ser legal se for. Boa sorte na sua procura!

Gostou desse artigo? Conhece alguém que acabou que está em dúvida se quer ou não seguir a carreira de exatas e iria adorar receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!