Confira os principais fatores para decidir qual o melhor caminho para seu futuro profissional e conseguir escolher entre uma segunda graduação ou uma pós graduação!
Mudar de carreira e ampliar as áreas de atuação são alguns dos motivos que levam as pessoas a buscar uma segunda graduação ou uma pós. Decidir qual o melhor caminho a seguir pode ser difícil, principalmente, porque a escolha depende de quais são os seus objetivos profissionais e do seu plano de carreira.
Se por um lado, uma nova graduação é uma opção interessante para quem gostaria de mudar de área, a pós permite especializar-se em um tópico específico. É recomendada para quem gostaria de alçar sua vida profissional para outro patamar ou garantir um diferencial no currículo.
Se por acaso, você encontra-se nesse dilema, não deixe de ler esse post até o final. Aqui, listamos quais são os cinco principais fatores que devem ser considerados para decidir qual a melhor opção para seu futuro profissional. Acompanhe!
Segunda graduação ou pós? Eis a questão
1) Identifique prioridades
Antes de fazer uma segunda faculdade ou matricular-se em uma pós-graduação, reflita sobre quais são as suas prioridades na carreira. Pensar um pouco sobre essas questões ajuda a descobrir o que é importante no momento, assim como traçar metas palpáveis. Seguem algumas perguntas norteadoras:
- O que traz satisfação profissional para você?
- Quais são seus planos em curto, médio e longo prazo?
- Que tipo de trabalho você considera ideal?
Se você gostar muito da área que resolveu atuar, mesmo que não se sinta realizado no setor, uma pós seria indicada para se aperfeiçoar no ramo e expandir seu plano de carreira.
Por outro lado, se você está insatisfeito com a profissão que escolheu e não visualiza a mínima possibilidade de continuar atuando na área, investir em uma segunda graduação pode ser a chave para o sucesso.
2) Avalie a duração dos cursos
Normalmente, um curso de graduação dura em média quatro anos, enquanto a pós poderá ser cursada em cerca de dois anos. Assim, na hora de tomar uma decisão sobre qual opção escolher, leve em consideração a sua disponibilidade de tempo.
Quatro anos é um período relativamente longo, suficiente para você fazer mais de uma especialização ou MBA. Para o currículo, pode ser um avanço e tanto.
Por outro lado, se você quiser explorar novos horizontes, esses dois anos a mais
será altamente produtivo.
3) Avalie a disponibilidade de tempo
Antes de entrar de cabeça em uma segunda graduação, lembre-se de que a dedicação para o curso é quase exclusiva e considere que você terá aulas todos os dias úteis da semana.
Enquanto isso, na pós-graduação, os compromissos são alternados, com aulas uma ou duas vezes por semana. Dentro dessa categoria, ainda existe a possibilidade de fazer uma EaD, uma modalidade de ensino que permite que você concilie melhor sua rotina de estudos e trabalho.
4) Analise o mercado de trabalho
Para tomar uma decisão consciente, é interessante analisar o mercado de trabalho na sua área de atuação ou ainda como que está o novo ramo que você pretende atuar. Fique de olho nas oportunidades e faça uma extensa pesquisa para compreender o atual cenário. Seguem algumas questões que podem te ajudar:
- Quais são os desafios do setor?
- Que tipo de profissional as empresas estão buscando?
- Que habilidades específicas você precisará ter?
Comece apenas respondendo essas questões e, em seguida, converse com pessoas que já tem mais experiência na área. Essa é uma maneira prática de
traçar um bom panorama e saber no que investir.
5) Leve o aspecto financeiro em consideração
Para quem está decidindo entre fazer uma segunda graduação ou pós, avaliar qual será o investimento financeiro necessário é fundamental para atingir as metas estabelecidas.
Aqui, estamos falando de impulsionar sua carreira, aprofundar conhecimentos e adquirir novas competências e habilidades. No entanto, tudo tem um preço.
Para ajudar na análise, a dica é lembrar de que você não está gastando dinheiro, e sim, investindo no seu potencial. Na maioria das vezes, isso é garantia de retorno no futuro. Pense muito sobre a relação custo-benefício do investimento.
E então, acha que está mais qualificado para decidir entre uma segunda graduação ou pós? Avaliando seus interesses, sua disponibilidade de tempo e suas pretensões de carreira, com certeza, você escolherá um caminho produtivo conquistará a realização profissional muito antes do que imagina.
Gostou de saber mais sobre este assunto? Aqui no blog da Unicep você encontra diversas informações sobre o tema. Fique de olho!