Saiba quanto tempo dura o curso de enfermagem!

Saiba quanto tempo dura o curso de enfermagem!

Você sabe quanto tempo dura o curso de enfermagem, quais os assuntos abordados na graduação e como funciona o mercado de trabalho? Saiba aqui!

Quanto tempo dura um curso de enfermagem? Essa é uma das perguntas frequentes quando começamos a buscar informações sobre opções de carreiras e cursos para fazer uma faculdade.

Este post vai mostrar alguns dados sobre enfermagem como tempo de duração do curso, comparação com outras áreas médicas e campos de atuação das pessoas formadas na área. Acompanhe conosco!

Vamos começar conversando sobre o que é o curso de enfermagem. Ser uma profissional da área inclui aprender tecnicamente como atuar na linha de frente do cuidado das pessoas. Significa pensar em primeiros socorros, por exemplo, curativos, coleta de exames, administração de medicamentos e auxílio aos procedimentos médicos.

A área da enfermagem inclui prestar assistência em diversos ambientes de cuidado à saúde, como hospitais, clínicas e diferentes unidades. Ainda pode atuar em atendimentos domiciliares, resgates de vítimas, pesquisa e gestão das equipes. Entre outros.

Quanto tempo dura um curso de enfermagem? Diferenças para medicina

Ao descrevermos essas atividades, parece que não existem diferenças entre as ser enfermeiro e ser médico. Mas existe. Apesar de serem correlacionados e sinérgicos, os escopos de atuação são distintos.

O primeiro atua como um facilitador dos tratamentos, coletando informações como exames, atendimentos e triagens. Além disso, presta assistências, como auxiliar uma cirurgia.

Prevenir, promover, proteger e restabelecer a saúde das pessoas é complexo, para isso, é importante o trabalho colaborativo de diversos tipos de profissionais, dentre eles, os médicos.

A medicina envolve diagnósticos, prescrição dos tratamentos, procedimentos cirúrgicos e clínicos. Além disso, investiga as doenças e propondo soluções terapêuticas adequadas. A duração da graduação é de seis anos e, na maior parte das vezes, exige mais dois anos de dedicação.

Quanto tempo dura um curso de enfermagem?

Em média, a duração da faculdade de enfermagem é de quatro anos e, na maioria das vezes, o período é integral. Durante a graduação, a pessoa tem tanto aulas teóricas como práticas das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Enfermagem.

As disciplinas do curso são voltadas ao estudo do funcionamento e da estrutura do corpo humano. A grade curricular foca em preparar o estudante para exercer a profissão, com matérias de viés prático. Nos semestres finais, a pessoa passa por um estágio obrigatório supervisionado em ambientes como:

  • ambulatórios;
  • clínicas;
  • rede básica de serviços de saúde;
  • comunidades para ter contato direto com pacientes.

Normalmente, para concluir a graduação, o aluno ainda precisa fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No final, a pessoa estará apta para
compreender o estado de saúde do paciente, tomar decisões adequadas, manter o compromisso de atualização e educação permanente.

Existe um compromisso ético em ser um enfermeiro. É uma profissão ligada à manutenção, preservação e restauração da vida do ser humano. Para isso é necessário paciência, resiliência e acreditar no seu propósito de vida.

Você pode encontrá-las aqui no blog da Unicep, assim como outras orientações interessantes como os melhores canais do YouTube para estudar para o ENEM e como ir bem nos primeiros anos do vestibular. Fique atento aos novos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *