Saiba como funcionam os cursos de curta duração

Saiba como funcionam os cursos de curta duração

Entenda como funcionam os cursos de curta duração e descubra porque essa modalidade pode ser o que você estava procurando para a sua carreira profissional

Está pensando em fazer um curso superior com o intuito de valorizar-se no mercado de trabalho? Os cursos de curta duração, ou de extensão, podem ser uma excelente opção para resolver esse problema.

Muitas pessoas deixaram de fazer faculdade porque estavam empregadas ou por outras circunstâncias da vida. Mas, em um determinado momento da carreira, sentem a necessidade de aperfeiçoarem-se seja para conseguirem aproveitar uma oportunidade de emprego ou uma promoção.

Os cursos de curta duração foram criados justamente para atender essa demanda. Ensinam capacidades técnicas, com alta qualidade de ensino – em pouco tempo. É uma opção ideal para quem busca uma rápida inserção em uma determinada área ou pretende atualizar-se para manter a relevância no mercado

Ficou curioso sobre como funcionam os cursos de curta duração? Aqui nesse post, vamos mostrar mais detalhes sobre quais são as principais vantagens e as características desse tipo de especialização.

Como funcionam os cursos de curta duração?

Como o próprio nome já diz, a carga horária nos cursos de curta duração é reduzida, o que permite que sejam concluídos em dois anos. Essa é uma das principais vantagens desse tipo de curso.

O objetivo é a conclusão em pouco tempo. Dessa forma, os conteúdos são altamente selecionados que ensinam uma especialidade mais rapidamente do que um curso de graduação, por exemplo.

Assim como foi dito acima, essa carga horária reduzida é um diferencial e foi criada pensando em quem tem pouco tempo para dedicar-se aos estudos.

Seja por demanda de trabalho ou alta dedicação ao emprego, é uma opção viável para quem quer adquirir conhecimentos específicos o mais rápido possível.

Com duração de meses e até, no máximo, dois anos, temas pontuais, especialistas com experiência prática e uma programação bem estruturada, os
cursos de curta duração otimizam o tempo sem deixar de lado a qualidade do conteúdo.

Abaixo, separamos mais detalhes sobre esse tipo de curso. Confira.

Cursos de curta duração: vantagens e diferenciais

Temas

Os cursos de curta duração possuem uma gama de temas chave, selecionados para atender as necessidades técnicas dos profissionais em relação às demandas do cotidiano no trabalho.

Assim, as temáticas são sempre variadas, com foco direcionado, diferentemente de uma universidade onde o aluno precisa estudar diversas disciplinas.

Por isso, quem quer especializar-se na carreira de forma rápida pode apostar em um curso de curta duração para atender alguma necessidade real que eventualmente pode surgir em algum momento da carreira.
Os assuntos focam em tópicos essenciais, no entanto, não tão complexos a ponto de precisarem de um longo período, como em uma graduação.

Atualização

Pelo menos uma vez na vida, a maioria dos profissionais sente que precisa atualizar-se no mercado de trabalho Os cursos de curta duração também foram projetados para isso já que que o atual mercado de trabalho é tão mutável que torna-se necessária a adequação constante.

Por isso, os cursos de curta duração são essenciais para capacitar o profissional, ajudá-lo evoluir e ser reconhecido, seja na empresa atual, seja na busca por uma nova oportunidade de trabalho.

Muitas vezes, essa modalidade de ensino é o modelo de aprendizagem ideal para uma recolocação em um segmento profissional ou ocupação de outras funções dentro da atual empresa.

Habilidades

Outra proposta importante nos cursos de curta duração é desenvolver alguma habilidade específica como oratória, algo importante em qualquer cargo. Ou ainda algo bem específico como conhecimentos para a operação de um software ou aprofundamento sobre uma legislação.

Assim, o profissional consegue adquirir exatamente o conhecimento necessário para resolver o problema no dia a dia e aplicar de maneira prática no cotidiano.
Em resumo, os cursos de curta duração ajudam a complementar conhecimentos, aperfeiçoar o profissional e torná-lo mais preparado para as demandas do mercado.

Caso essa seja a sua necessidade, procure as opções de cursos de curta duração que supra suas necessidades e ofereça conhecimentos para você galgar alguns degraus na sua carreira. Acredite, existe a opção perfeita para seu plano profissional e que atenda às suas demandas.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Aproveite e conheça os cursos dessa modalidade que a Unicep oferece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *