Renda extra: confira ideias pensadas especialmente para estudantes!

Nem sempre podemos contar com a ajuda de terceiros para cobrir todos os nossos gastos mensais enquanto estudamos. Por isso preparamos esse texto para apresentar a você opções para conseguir uma renda extra durante a graduação! 

Renda extra

Durante a graduação, muitos estudantes têm o desejo de ser mais independentes, a necessidade de financiar despesas diárias ou simplesmente construir uma pequena poupança para imprevistos. No entanto, combinar trabalho e estudo não é fácil! 

Portanto, a melhor solução é procurar por atividades que não ocupem todo o seu precioso tempo. No post de hoje você descobre as melhores alternativas para conseguir uma renda extra e aproveitar a experiência do ensino superior com maior tranquilidade. Confira!

O que é renda extra?

Renda extra é a quantidade de dinheiro que você consegue gerar com uma atividade que não é sua ocupação principal. Durante a graduação, obter fontes adicionais para cobrir os gastos mensais é um grande alívio para os estudantes que precisam se concentrar nas dificuldades intrínsecas do curso, aulas, provas e trabalhos.

De fato, um trabalho de meio período ou um empreendimento é de grande valia para cobrir gastos como livros, fotocópias, transporte e alimentação – e quem sabe até pagar alguns pequenos luxos como assinatura de serviços de streaming e outras fontes de entretenimento, não é mesmo?

Existem várias formas de garantir uma renda adicional enquanto cursa sua graduação, evitando o estresse e se certificando que sua principal preocupação seja sua formação acadêmica e seu aprendizado.

A seguir veremos algumas ideias para conseguir renda extra sendo estudante.

Ideias para conseguir renda extra sendo estudante

Trabalhar formalmente enquanto estuda pode comprometer seu desempenho acadêmico, por isso selecionamos algumas ideias de atividades que você pode executar e que não demandam grandes investimentos de dinheiro, nem tempo. Vem com a gente conhecê-las!

Monte um bazar

Você pode vender muitos itens diferentes para ganhar uma renda extra. Verifique seu armário primeiro, desça ao porão, etc. Alguns exemplos:

  • Vestuário: todo mundo tem roupas extras que não estão usando, dessa forma, pode ser uma coisa fácil de encontrar e vender. Os itens que você pode vender incluem camisas, calças, roupas casuais de negócios, sapatos, jóias, ternos, vestidos, jaquetas e muito mais. 

 

  • Eletrônicos e eletrodomésticos: você provavelmente tem alguns eletrônicos em sua casa que você pode vender – celulares antigos, laptops, câmeras, etc. Mesmo se você julgar que o item é muito antigo, ainda é possível ganhar uma graninha, pois existe demanda para itens vintages, por exemplo. Nota: Antes de vender um celular ou laptop, certifique-se de apagar completamente todas as informações nele contidas.

 

  • Mobiliário: às vezes, há móveis que você não precisa mais e estão ocupando espaço. Você pode conseguir vendê-lo mesmo que seja antigo ou precise de reparos. Você pode até mesmo reformá-los, pintando ou revestindo as peças com adesivo vinílico.

 

  • Livros: uma ótima coisa para vender para conseguir uma renda extra são os livros que você já leu ou não lerá. Se você tem livros didáticos, romances, quadrinhos ou outros tipos de livros, você pode vendê-los pela internet ou indo a um sebo.

Dica extra: decidiu vender alguns itens pela internet? Capriche nas fotografias! Boa iluminação, foco e cenário podem ajudar muito a concretizar uma venda!

Revenda de produtos

Uma ideia fácil de colocar em prática e muito popular, a revenda de produtos pode proporcionar um lucro interessante. Você pode tanto optar por fazer a revenda por catálogos famosos de cosméticos, roupas, utensílios domésticos, ferramentas, suplementos alimentares, dentre outros.

Outra alternativa é realizar uma pesquisa para identificar um nicho de mercado que não esteja saturado e então comprar itens por atacado ou importá-los da China para revendê-los na sua própria lojinha on-line. Hoje, existem diversas plataformas que te permitem disponibilizar os seus produtos, como os marketplaces.

A nossa recomendação é começar com pequenos passos, para não arriscar ter um prejuízo muito grande com mercadoria encalhada. Além disso, organiza-se ao máximo para controlar as entradas e saídas de produtos e dinheiro, e preparar-se para realizar cobranças que podem ser um pouco desconfortáveis.

Jobs de freelancer

Jobs de freelancer, ou em bom português, “fazer uns bicos” também são uma boa pedida para conseguir uma renda extra no final do mês. As possibilidades são diversas, você pode servir mesas em um bar aos finais de semana, ser recepcionista em um restaurante… Ou, caso você tenha alguma habilidade técnica, oferecer serviços como manicure ou barbeiro.

Uma alternativa que tem se popularizado nos últimos anos é oferecer serviços em plataformas como Upwork, 99Freelas, Freelancer.com, Get Ninjas, Fiverr e Workana.

Nesses espaços, você pode trabalhar com marketing digital, design, tradução, transcrição de áudios, dentre outros.

Venda de doces

Quem não gosta de um docinho? Uma opção clássica para ganhar dinheiro extra é a revenda de quitutes, como bolos, brigadeiros, trufas, salgados e até marmitinhas! Se você possui alguma habilidade na cozinha, pode apostar nessa alternativa. Contudo, é preciso planejamento e responsabilidade.

Você precisará contabilizar os gastos com ingredientes, água, luz, gás, embalagens e, claro, o tempo e o espaço que você precisará para preparar todas as comidas. Isso tudo deve ser considerado na hora de precificar o seu produto, para garantir a margem de lucro que valha a pena.

Além disso, se esqueça: boas condições de higiene são fundamentais na hora de lidar com alimentos.

Produzir conteúdo online

A produção de conteúdo para internet também pode ser uma opção de freela. Hoje, todos os empreendimentos precisam estar online para serem vistos e conquistarem clientes. Logo, esse tipo de serviço é muito procurado. Você pode trabalhar com a produção de textos e até imagens para Instagram, Facebook, Blogs e sites.

Além disso, não é preciso investir praticamente nada para prestar esse serviço: basta um computador com conexão à internet. Para garantir que seu trabalho tenha a qualidade necessária, você pode fazer cursos online gratuitos com foco em Search Engine Optimization (SEO), técnica fundamental para que o conteúdo seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca. 

*

Por fim, agora você tem em mãos várias ideias para conseguir uma renda extra e não precisar se preocupar com seus gastos essenciais durante a graduação.

Se a sua prioridade são os seus estudos, colocar em prática alguma das opções que apresentamos pode te ajudar a concentrar-se ao máximo nas aulas, o que seria impossível em um trabalho regular.

Com criatividade e iniciativa, você pode até mesmo cobrir outros gastos adicionais, afinal, o entretenimento também é fundamental para o estudante. Faça um planejamento financeiro, esboce uma estratégia simples, coloque o carisma em máxima potência para vender mais e boa sorte!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de empreendedorismo dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *