Saiba quais áreas o profissional de Recursos Humanos pode atuar, e qual o salário de RH que o mercado oferece.
Existe alguma empresa ou companhia sem pessoas? Sabemos que não. As empresas são feitas de pessoas, cada um com sua especialidade para chegar em um bem comum. Assim, cada vez mais as empresas vêm valorizando o bem estar de todos. Dessa forma, a demanda por profissionais de RH, também conhecido como recursos humanos, está cada dia mais em alta.
Seja na hora de selecionar, entrevistar e treinar, o RH tem uma peça chave para identificar o perfil do candidato e verificar se se alinha com os valores e requisitos da empresa. Portanto, profissionais que têm buscado se qualificar ainda conseguem se destacar no mercado de trabalho.
O que é a área de RH
RH é a sigla que abrevia a palavra “Recursos Humanos”, isto é, o conjunto de colaboradores de uma organização. A base do setor é a função de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefícios aos trabalhadores.
Assim, com as leis trabalhistas e a mudança de postura da sociedade diante das relações de trabalho, o RH passou por uma grande transformação, assumindo a responsabilidade por garantir boas relações profissionais, enxergando o colaborador como parte importante da empresa.
As principais funções do profissional de RH:
- Gerenciar e realizar atividades de recrutamento, seleção e contratação;
- Promover o treinamento de novos funcionários e atividades para o desenvolvimento profissional;
- Administrar os benefícios dos funcionários, bem como administrar e controlar a folha de pagamento;
- Organizar e controlar os registros dos funcionários;
- Acompanhar o desempenho dos funcionários e incentivar a cultura do feedback;
- Estimular boas relações de trabalho;
- Organizar e coordenar eventos internos;
- Administrar e monitorar o orçamento do setor.
Atuações na área de RH
Como na maioria das profissões existem alguns cargos que são diretamente ligados ao nível de experiência. O Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos pode assumir diferentes funções no mercado de trabalho, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), tais como:
- Assistente
- Auxiliar
- Analista
- Coordenador
- Gerente de Recursos Humanos, entre outras.
Salário de RH de acordo com a atuação
O salário de um profissional de Recursos Humanos pode variar em diversos fatores, entre eles: a área de atuação, a experiência, a cidade em que vive, entre outros fatores.
Antes de mais nada, é importante verificar a experiência do profissional, quanto mais jovem de formação o salário começa inicial a partir de R$ 1.500,00. Depois que ele já tem anos de experiência e consegue trabalhar em uma grande empresa, o salário pode chegar a mais de R$6.000,00.
Em cidades maiores como São Paulo, esse salário pode ser até maior. Além disso, de acordo com a área que trabalhar e ir se especializando, existe a possibilidade de se tornar um profissional requisitado em grandes empresas.
As áreas mais valorizadas do RH
Dentro da área de Recursos Humanos existem várias áreas diferentes. Vamos conhecer algumas?
Business Partner
Parceiro de negócios, aproximar o RH do negócio como um todo. Ele tem como objetivo aproximar a gestão de pessoas e o interesse dos negócios. Ele sai da área do RH e vai direto para o negócio e aproxima as relações, verificando falhas e melhorias no modelo como um todo.
O Business Partner tem como objetivo trazer resultados para as empresas financeiramente e oferecer um ambiente bacana para que seus funcionários produzam de maneira mais leve.
Treinamento e Desenvolvimento
Uma área de extrema importância no RH é a de Treinamento e Desenvolvimento. Nada melhor que chegar em uma empresa e ter uma equipe de RH preparada para passar missão, visão e valores. Além de oferecer programas de desenvolvimento para que o profissional faça planos de carreira e cresça dentro da empresa.
Recrutamento e Seleção
Um grande desafio nas empresas é fazer uma boa seleção de profissionais. Por isso, esta área do RH também tem sido muito procurada para que nesta etapa os profissionais de Recursos Humanos consigam identificar os perfis que fazem sentido com a empresa. Garantindo assim uma boa seleção e permanência do candidato por muito mais tempo na empresa.
Administração de Remuneração
O mercado financeiro hoje impacta diretamente a opção do profissional seguir com a vaga ou não, sair de uma companhia ou não. Por isso, o profissional que administra a remuneração da empresa deve ser muito bem capacitado e antenado com o mercado para oferecer um ótimo desempenho para a empresa.
Conheça o curso tecnólogo de Gestão de RH da Unicep
Por fim, essa área pode ser construída de diversas formas. O que é preciso levar em consideração para ser um profissional excelente é onde você vai poder aprender ser esse profissional.
Tendo em vista a “Resolução CNE/CP 03, de 18 de dezembro de 2002”, que institui as “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia”, o curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem por objetivo geral formar um profissional que atue no planejamento e gerenciamento da grande área de Recursos Humanos e dos seus subsistemas.
Assim, o futuro profissional poderá promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupos (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologia), aglutinando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional, análise organizacional, avaliação interna de desempenho, cultura e clima do ambiente de trabalho, coordenação de equipes de trabalho.
Para saber mais sobre o curso Tecnológico de Gestão de RH na Unicep é só clicar aqui.