Quanto ganha um arquiteto? Conheça as áreas de atuação e mais sobre a profissão!

Para construir uma casa, reformar um escritório, planejar móveis e muitas outras funções, ter uma graduação de Arquitetura é um diferencial e tanto. Você sabe quanto ganha um arquiteto?

Quanto ganha um arquiteto

Com a pandemia de Covid 19, em que a população precisou ficar em casa, nada ficou mais em alta do que organização, decoração, praticidade e tudo que gera bem-estar no ambiente em que se vive. Por isso, a profissão de arquiteto que já estava em alta, decolou de vez. 

Arquitetos projetam, coordenam e organizam a construção de edificações de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade, através do desenho de plantas e estudos de materiais e de impactos ambientais. 

 Para saber tudo sobre essa profissão em alta, acompanhe este conteúdo. 

O que faz um arquiteto? 

De forma geral, um arquiteto é o responsável pela criação de projetos de casas, edifícios, estabelecimentos, escolas, hospitais, entre outros espaços. Dessa forma, seu objetivo principal é organizar áreas internas e externas para oferecer conforto e funcionalidades aos usuários.

Quando falamos sobre o que faz um arquiteto, esse trabalho vai muito além de desenhar plantas de arquitetura. O profissional pensa em vários detalhes do projeto, como a escolha dos materiais, o conforto térmico e acústico do espaço, as instalações hidráulicas e elétricas e a melhor iluminação. 

De forma mais prática tem como objetivo: 

  • Elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas; 
  • Definir materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações; 
  • Fiscalizar e executar obras e serviços; 
  • Desenvolver estudos de viabilidade financeira, econômica, ambiental; 
  • Prestar serviços de consultoria e assessoramento; 
  • Estabelecer políticas de gestão. 

Se quiser saber mais sobre a função de um arquiteto, tem um material incrível exclusivo clicando aqui. 

Áreas de atuação do arquiteto 

Um arquiteto também tem muitas áreas diferentes para seguir. Saiba algumas áreas de atuação que é possível seguir. 

Arquitetura de interiores 

Um arquiteto de interiores tem como função elaborar, pesquisar e buscar decoração para o projeto. Realiza o layout e finalização dos decorados, acompanha as obras, faz compras e executa a produção e montagem do decorado. 

Um dos principais objetivos é garantir além de beleza esteticamente, um ambiente funcional. Por exemplo, uma cozinha bem planejada, garante muito mais organização no dia a dia, praticidade e fácil acesso a tudo e otimização de tempo. 

Planejamento urbano 

O planejamento urbano é um processo de elaboração de soluções que visam tanto melhorar ou requalificar uma área urbana já existente, como também criar uma nova urbanização em determinada região. Assim, o arquiteto tem como atuação o planejamento urbano que lida com processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. 

Nesse sentido, seu objetivo principal é sinalizar quais são as medidas que devem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, incluindo questões como transporte, segurança, oportunidades de acesso e até mesmo a interação com o meio ambiente natural.

No seu processo, também são incluídas autoridades locais, sejam do governo, empresas privadas ou organizações internacionais. Quando relacionado a um governo, o planejamento urbano pode gerar um documento no qual estão contidas todas as bases e regras para o desenvolvimento de determinada região, o que conhecemos como plano diretor.

Paisagismo

O Paisagista tem como objetivo elaborar e executar projetos paisagísticos em locais abertos, desenvolvendo espaços funcionais utilizando plantas ornamentais e outros elementos decorativos. Define materiais, acabamentos, técnicas e equipamentos utilizados para a execução dos projetos.

O paisagismo contribui para o bem estar físico e mental, caracterizado pela harmonia de uma paisagem equilibrada, saudável e bela. O ambiente paisagista cumpre o seu papel ecológico proporcionando ao indivíduo vários benefícios, através da interação natureza e ser humano.

Acompanhamento/administração de obra 

O arquiteto que tem como objetivo acompanhar e administrar a obra tem como função visitar a obra periodicamente para fiscalizar a qualidade da obra e a adequação com o projeto arquitetônico. Fotografando, espionando e garantindo a qualidade do projeto do início ao fim, oferecendo, também, para o cliente um tempo dedicado para tirar qualquer tipo de dúvida. 

Assim, evita-se o retrabalho, desperdícios e gastos desnecessários. Para tal, é necessário gerenciar todas as atividades que, no geral, são realizadas por diferentes colaboradores em um mesmo empreendimento.

Com isso, é fundamental estabelecer rotinas de vistoria e fiscalização, a fim de identificar desvios de planejamento e providenciar que correções sejam efetuadas na execução. 

Restauração de obras 

O arquiteto que trabalha com restauração de obras tem como objetivo a restauração. Assim, serve para preservar um patrimônio original, fazendo as mudanças ou consertos que são necessários para que ele funcione e mantenha o bom estado.

Arquitetura cenográfica

Um arquiteto cenográfico tem como objetivo desenvolver ambientes que trazem uma atmosfera capaz de provocar diversas sensações. Nesses trabalhos há uma preocupação com a iluminação, com a sonorização e também com a decoração de forma geral.

Pode ser feito para ambientes que serão fotografados, ambientes que acontecerá uma encenação, em museus, entre outros. 

Quanto ganha um arquiteto? 

Para saber quanto ganha um arquiteto é necessário verificar sua área de atuação e o nível de experiência na função. 

No Brasil, um arquiteto tem salário médio de R$ 4.420 por mês, e os valores são regulamentados por lei, mais precisamente pela Lei 4.950-A/66. Porém, quando se trata de um trabalho autônomo, esses valores podem aumentar conforme a qualidade de trabalhos e a reputação desse profissional. 

Conheça o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unicep 

Gostou do que uma formação em Arquitetura pode mudar os passos da sua carreira? 

Na Unicep, a proposta pedagógica do curso é a formação de profissionais generalistas, enfatizando a atividade projetual e construtiva, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

Se quiser começar agora mesmo, clique nesta página e descubra os diferenciais da Unicep no curso de Arquitetura e Urbanismo Se quiser acessar outros conteúdos também separamos alguns especiais para você. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *