Qual profissão seguir? Confira nossas 7 dicas!

Qual profissão seguir? Confira nossas 7 dicas!

É normal sentir-se perdido sobre qual profissão seguir. Mas esse post está aqui para te ajudar com essas dicas sobre como escolher!

“O que você quer ser quando crescer?”. Esse é um dos primeiros questionamentos feitos durante a infância. Mesmo que você tenha tido alguma resposta em algum momento da vida, tantos eventos acontecem no decorrer dos anos que muita vezes, essa muda.
Afinal, você conhece lugares incríveis, pessoas interessantes, é influenciado por filmes, palestras, livros… e quando vê, nota que existem diversos caminhos para onde seguir. Você apenas não sabe exatamente qual.

Essa dúvida torna-se ainda mais latente quando você atinge a idade de escolher uma carreira. Surgem as ansiedades, as incertezas… afinal, descobrir qual é a sua vocação não é algo simples, que pode ser feito do dia para a noite.

Claro que nada está escrito em pedra e você pode mudar de ideia muitas vezes durante a vida. No entanto, para chegar em uma profissão que tenha tudo a ver com a sua essência, é preciso considerar uma série de aspectos.

Pensando nisso, fizemos esse post com sete dicas para te auxiliar em como escolher uma carreira. No final dele, você vai ter orientações para guiar nesta questão. Vamos lá?

Dicas para descobrir qual profissão seguir

Poucos momentos dentro da nossa trajetória são tão decisivos quanto a escolha de uma profissão. Além de gerar questionamentos, esse é um passo que definirá como serão os próximos anos de sua vida. Por isso, independentemente da situação, essa decisão deve ser tomada com consciência e cautela.

A seguir separamos sete dicas para te orientar nesse caminho. Se você segui-las, as coisas se tornarão mais fáceis e a decisão certa, eventualmente, irá aparecer. Vamos a elas.

1) Reflita sobre suas prioridades

Existem algumas perguntas que cercam a escolha de uma carreira. Uma delas é se é possível conciliar seus gostos, afinidades e habilidades com rentabilidade. Muitas vezes, a profissão que você gostaria de seguir não é a que dá mais dinheiro. Nesse caso, é interessante colocar suas prioridades na balança. Afinal, o que mais importa, realização pessoal e profissional ou um salário acima da média?

2) Considere seus gostos e aptidões

Será que os seus gostos podem te ajudar a escolher uma carreira? Com certeza. Na realidade, é aconselhável que as suas aptidões sejam levadas em consideração na hora de tomar uma decisão sobre algo. Esse pode ser um bom norte para escolher qual profissão seguir. Pense no que te oferece prazer e vislumbre a possibilidade disso ser a sua fonte de renda.

3) Analise o panorama geral

Como mencionamos no item anterior, seus gostos e aptidões têm grande peso na escolha da profissão. Mas isso não significa que deva ser analisado de forma isolada. Você precisa levar em consideração alguns outros fatores sobre a profissão, como as responsabilidades e como funciona o dia a dia. Isso vai te ajudar a evitar possíveis frustrações e escolher uma carreira que possa te decepcionar mais adiante.

4) Pesquise sobre a área de atuação

Por isso, antes de ficar focado no plano das ideias, pesquise bastante sobre a carreira de interesse. Vá além e corra atrás de informações sobre o dia a dia da profissão. Afinal, quais atividades deverão ser realizadas? Qual o perfil desejado para atuar na área? E quais assuntos e matérias serão abordados na grade curricular no decorrer da formação? Ter todas essas informações em mãos irá fazer toda a diferença na hora de escolher uma carreira.

5) Descubra como funciona o dia a dia

Lembra quando falamos sobre como funciona a rotina da profissão. Dedique um tempo extra para coletar o máximo de informações possíveis sobre o escopo de trabalho e as responsabilidades diárias da carreira. Isso é importante porque evita confundir o que você gosta com o que é exigido profissionalmente na sua área. Por exemplo, se você gosta de animais de estimação pode cogitar uma graduação em medicina veterinária.

No entanto, ao pesquisar, você vai que descobre mais detalhes sobre a carreira, como o fato que a faculdade inclui atuar, inclusive, a cadeia de produção de proteína animal. Isso entra em conflito com a sua visão de mundo e pode causar real frustração. Nesse caso, talvez um curso de administração fosse mais adequado: você pode abrir um pet shop ou um hotelzinho para animais de estimação.

6) Analise a situação do mercado

Outro aspecto importante é analisar a situação do mercado. Algumas profissões mais tradicionais estão perdendo espaço para o que chamamos de nova economia e, em breve, se tornará obsoleta. Por isso, acompanhe de perto como funciona a dinâmica da área de interesse. Assim como, por outro lado, pode ser que sua vocação seja uma das profissões que estão despontando com o advento das tecnologias e automação dos processos.

7) Faça um teste vocacional

Como já falamos, escolher uma carreira não é uma tarefa simples, assim, toda a ajuda para conseguir fazer isso é bem-vinda. Para ajudar na escolha, muitas vezes, é indicado um teste vocacional junto com uma orientação especializada. Além de te ajudar a entender melhor sobre o seu futuro profissional, ajuda na compreensão das suas habilidades e competência. Uma das maneira de descobrir mais sobre o que você busca para a sua vida.

Pronto! Com essas sete dicas, é bem mais fácil escolher uma carreira. Respire fundo, não se cobre tanto e fique tranquilo. Decidir seu caminho profissional envolve uma boa dose de informação, de autoconhecimento, choques de realidades e prioridades. No entanto, no final vai ser possível desvendar o seu futuro.

Vale a pena ressaltar que não somos seres estáticos e nada é definitivo. Nessa forma, lembre-se que daqui alguns anos, pode ser que queira seguir novos rumos. No entanto, seguindo essas dicas e com um pouco de análise e paciência as chances disso acontecer são bem altas. Pense mais sobre isso!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *