Qual o período ideal para fazer estágio?

O estágio é muito importante para o universitário por várias razões. Seja remunerado ou não, é um momento que todo mundo que está na graduação vai passar.

A razão para isso é que em certo momento será necessário colocar a
teoria aprendida em sala em prática. É durante o estágio que você é testado e tem a oportunidade de entender como funciona a sua profissão.

Assim, o estágio supervisionado na área de atuação é a oportunidade de entrar em contato com planos estratégicos, tomadas de decisões, situações reais do mercado de trabalho. Chegou a hora de ver tudo que você aprendeu na sala de aula, diante dos seus olhos.

Convencido? Mas pode onde começar? Aqui neste post, vamos mostrar qual o período ideal para fazer estágio além de outras dicas. Acompanhe!

Existe um período ideal para fazer o estágio?

Qual o melhor momento para começar um estágio? É vantajoso começar nos primeiros semestres da graduação? Algumas vezes, você nem precisa se preocupar com isso. Dependendo da graduação que faz, é permitido apenas começar a estagiar em determinado semestre.

Ou uma parte do curso é reservada apenas para o cumprimento do que chamam de estágio obrigatório. Se a sua faculdade não estipulou um período para isso, então o ideal é você encontrar um momento onde aprendeu o suficiente para resolver um problema comum na sua profissão e não é totalmente leigo no assunto.

Isso normalmente acontece a partir do cinco semestre mais ou menos. Sem contar que um estágio nos últimos semestres aumenta consideravelmente as chances de efetivação.

Lembre-se que para fazer um estágio, você precisa estar matriculado em uma graduação. Isso elimina a possibilidade de fazer depois de formado.

Como buscar as melhores vagas de estágio?

Divulgação na Faculdade

Aposte na divulgação pela faculdade para encontrar as primeiras vagas de estágio! Você pode se informar na Secretaria Acadêmica sobre possíveis lugares que estão contratando! Outra possibilidade é estagiar na própria instituição, opção que geralmente vem com alguns benefícios, como bolsas de estudo.

Redes sociais

Se, por acaso, não tiver boas oportunidades disponíveis, você ainda pode encontrar o que deseja nas redes sociais. Recomendamos seguir empresas que você ache interessante no LinkedIn, por exemplo, e verificar quais as possibilidades existentes na sua área. Lembre-se de manter o perfil atualizado!

Indicações

Use e abuse das suas redes de contatos! Seja na universidade, no seu grupo de amigos, no curso extracurricular…. Espalhe a notícia que está procurando uma vaga de estágio e para as pessoas. Os relacionamentos profissionais são a melhor forma de encontrar uma ótima oportunidade de estágio. E conseguir uma indicação para a vaga, o que normalmente abre as portas.

Aposte nos estágios e aproveite ao máximo a sua oportunidade. É a melhor maneira de sentir na pele o dia a dia da profissão. Por isso, esteja preparado, seja lá qual for seu curso.

Informe-se com pessoas referenciadas dentro da sua graduação sobre o momento correto de procurar um estágio e esteja pronto para dar o seu melhor!
Certamente será uma fase única na sua vida e que irá influenciar bastante no seu futuro profissional.

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!