Qual a função do gestor? Entenda sua rotina, habilidades e importância da capacitação

O papel do gestor é gerenciar bem a sua equipe, de forma a garantir a coesão e aumentar a produtividade da empresa. Quer saber mais sobre essa função? Continue a leitura!

qual o papel do gestor

Hoje, entender qual é a função do gestor em uma organização é mais importante do que nunca. Em uma era em que o digital domina praticamente todos os setores, os gerentes enfrentam uma realidade em que seu papel se torna maior, e suas incumbências, mais vagas.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha.

Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.

Portanto, o papel do gestor é decisivo para que o conjunto dos colaboradores e projetos atinjam os objetivos traçados.

A compreensão de cada uma das tarefas dessa profissional-chave nas empresas, entretanto, exige uma maior reflexão. Quer saber mais sobre a função do gestor? 

Então, confira este post!

O que é um gestor?

Um gestor é um executivo da empresa que lidera equipes em direção ao resultado esperado. Para atingir o objetivo definido, esse profissional é responsável por definir os métodos e as prioridades de cada projeto.

A transição da condição de especialista para a de gerente não ocorre no início da carreira, mas após vários anos de experiência profissional.

Além das habilidades técnicas que provavelmente a pessoa já possui se lhe for oferecido este tipo de cargo, o gerente terá ainda que possuir qualidades humanas para liderar melhor sua equipe.

De fato, a função primordial de um gerente é conduzir a direção de uma equipe, ou seja, conduzir todos os seus membros a um objetivo comum. Para cumprir essa missão principal, o gestor deve ser apto a tomar decisões e a cumprir com eficácia determinadas tarefas.

O gerente também é responsável por corrigir seus liderados quando necessário, bem como reconhecê-los pelo trabalho bem feito.

Não existe uma fórmula mágica para ser um gestor de sucesso, mas sim um conjunto de técnicas para enfrentar os desafios inerentes da posição.

Portanto, cabe a cada profissional, com perfil de liderança, encontrar o estilo de gestão ao qual melhor se adapta.

Essa questão ficará mais clara nos próximos tópicos.

Qual o papel do gestor em uma organização?

O papel do gestor é estabelecer o planejamento, bem como as condições para que sua equipe atinja os objetivos da organização.

Neste processo, o gerente deve também permitir que cada membro evolua e desenvolva suas competências profissionais (soft e hard skills)

Desse modo, a alta administração exige um conjunto de qualidades pessoais e profissionais. Para desempenhar o papel de gerente, a pessoa deve:

  • Demonstrar abertura e capacidade de escuta.
  • Conseguir tomar decisões.
  • Ter habilidades interpessoais.
  • Lidere pelo exemplo.

Mesmo as equipes consideradas auto-gerenciáveis precisam ser apoiadas por um líder diariamente. Este último pode ser considerado como um facilitador ou treinador (coach).

Independente do termo, aqui estão as funções principais que o gerente atual e moderno desempenha:

  • Analisar: A situação da sua empresa em todas as suas dimensões.
  • Planejar: Definir objetivos em conjunto com demais gestores e diretores da instituição, a fim de determinar o desenvolvimento e provisão de todos os recursos necessários aos projetos.
  • Tomar de decisões: Sobre o curso de ação para atingir os objetivos com os recursos disponibilizados.
  • Organizar: A base para o futuro desenvolvimento da organização para atingir os objetivos de forma otimizada.
  • Delegar: Tarefas estratégicas para equipes criadas especialmente para algum projeto, bem como a implementação de medidas no âmbito do curso de ação e da definição de sub-objetivos ao nível de líderes intermediários.
  • Coordenar: A cooperação dos diversos departamentos da empresa.
  • Liderar: colaboradores diretamente ou indiretamente, delegando essa tarefa também aos demais gestores a depender da estrutura organizacional.
  • Monitorar: O grau de cumprimento dos objetivos de planejamento de negócios.

Qual a importância da capacitação em gestão?

A função do gestor não se improvisa, requer experiência profissional e qualidades interpessoais significativas.

Já apontamos neste texto que a transição da condição de um profissional especialista para a de gerente não ocorre no início da carreira, mas após vários anos de experiência profissional e muito estudo. 

Isso porque, para trazer o melhor de suas equipes, os gerentes devem aplicar fundamentos e as boas práticas de administração, temas abordados em profundidade apenas na pós-graduação.

É importante destacar que existem muitos cursos voltados para a formação de gestores, a depender do foco do profissional.

Estar apto a liderar significa tomar decisões que impactarão resultados de longo prazo, cruciais para o sucesso da empresa. Trata-se de fazer escolhas, por vezes, muito difíceis, de forma que a capacitação profissional para o cargo não deve ser subestimada.

*

Este artigo teve como objetivo demonstrar qual a função do gestor dentro de uma organização. Com efeito, as competências e a formação profissional que o gerente deve possuir auxiliarão as equipes a atingir os objetivos traçados, otimizando os recursos alocados (tempo, financeiro, humano, etc.).

Em um mundo onde a tecnologia digital ocupa um lugar preponderante, o gestor também deve conseguir integrar as mudanças que ocorrem, investindo em sua formação e atualização constantes.

O seu sonho é se tornar um grande executivo? Então se prepare e estude muito! Certamente o retorno virá!

Que tal conhecer o Curso de Administração da UNICEP? Explore todas as possibilidades que uma excelente formação pode te oferecer e torne-se um profissional de destaque no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *