Qual o papel das profissões alternativas à medicina contra o coronavírus?

O combate da Covid-19 envolve a atuação de diversas profissões alternativas à carreira de medicina. Aqui neste post, você conhece mais sobre cada uma delas.

No momento em que este post está sendo escrito, mais de 200 mil pessoas morreram no Brasil da doença que parou o planeta: a Covid-19. Se elevarmos ao nível mundial, mais de dois milhões de seres humanos perderam a batalha contra o vírus em apenas um ano.

Da mesma forma, enquanto escrevemos estas palavras, a vacinação começou em diversos países. No dia 17 de janeiro de 2021, a enfermeira Mônica Calazans foi a primeira brasileira a receber a primeira dose de imunização contra o Novo Coronavírus.

Há alguns meses, fizemos um post sobre porque era tão difícil fazer uma vacina para o coronavírus. O que parecia impossível tornou-se realidade: em uma colaboração coordenada entre Governos, Academia e Laboratórios, a ciência venceu.

A Covid-19 é uma enfermidade que acomete a humanidade. É uma luta global que envolve diversas profissões, não apenas as que atuam na linha de frente como medicina e enfermagem, assim como pesquisadores, cientistas, médicos veterinários, biomédicos, farmacêuticos dentre outras tantas.

A pandemia marcou todas as pessoas que estavam vivas quando aconteceu. É um acontecimento que vai influenciar a ordem mundial assim como a escolha profissional das próximas gerações. Por isso, aqui neste post, vamos falar sobre as carreiras alternativas à Medicina no combate ao Coronavírus.

Como escolher profissões alternativas à medicina no combate ao Coronavírus?

Daqui a uns anos, todos vão se lembrar quando todo mundo usava máscara na rua. Aliás, talvez esse seja um hábito que nos acompanhe por muitos e muitos anos. Ainda é incerto.

No entanto, algo que já é factual é a importância de todas as profissões de Ciências Biológicas na luta contra a enfermidade. Afinal de contas, Medicina não é a única escolha para quem gostaria de atuar na área de saúde, existem também profissões alternativas.

A atuação das outras profissões no combate da doença vai influenciar a escolha de mais de uma geração. No momento em que ouvirem a pergunta “O que você quer ser quando crescer?”, muitas pessoas vão pensar em “algo que salve a humanidade de um vírus”.

Como dissemos aqui no blog, mesmo que alguém tenha tido alguma resposta em algum momento da vida, existem eventos que acontecem no decorrer dos anos que muda a percepção. Um estudante depois do ano de 2020 provavelmente considerará seguir na área de Biológicas, mesmo que não tenha aptidão para Medicina.

Isso porque existem diversas profissões alternativas a essa carreira. Por mais que Medicina seja a primeira faculdade que vem à mente quando falamos sobre anatomia humana, existem muitas outras tão importantes quanto. Vamos falar mais sobre isso.

Profissões alternativas à medicina no combate ao Coronavírus

Poucos momentos dentro da nossa trajetória são tão decisivos quanto a escolha de uma profissão. Além de gerar questionamentos, esse é um passo que definirá como serão os próximos anos de sua vida. Por isso, independentemente da situação, essa decisão deve ser tomada com consciência e cautela.

Conhecer mais sobre as profissões ajuda na escolha. Se você gosta de biologia, anatomia humana, química, atendimento aos pacientes MAS não quer ser médico, leia sobre cada uma das alternativas a seguir. Além de outras orientações, contém dados que podem influenciar seu futuro assertivamente.

Biomedicina

No desenvolvimento da vacina, estuda-se sobre aspectos sobre como o vírus se comporta e infecta as células humanas. Essa é a função de um biomédico, por exemplo.

Estudar os micro-organismos que causam doenças, entender como combatê-los e buscar tratamentos/vacinas são as principais atribuições do biomédico. Essa é profissão considerada uma alternativa à faculdade de medicina, porque trabalha a fundo as aplicações práticas dos tratamentos, concentrando-se em pesquisas e ensaios laboratoriais.

Educação Física

O Coronavírus é um micro-organismo que ataca o corpo de forma sistêmica, ocasionando reações imunológicas extremas. Em muitos casos, o estilo de vida acarreta doenças chamadas de comorbidades, como diabetes e hipertensão, que agravam o quadro de quem contrai a Covid-19.

Por isso, o educador físico é uma profissão que se destaca na manutenção da qualidade de vida e desponta como boa oportunidade de carreira. Você deve saber a pessoal graduada em Educação Física conduz todo o processo da realização de uma atividade relacionada com a movimentação e exercício do corpo.

Isso inclui motivar, promover e supervisionar a prática de esportes. Para isso, é importante conhecer a fundo a anatomia humana para garantir bons resultados e assegurar a prática saudável de todos os movimentos.

Farmácia

Desenvolver e manipular medicamentos para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde humana é a essência da atuação do farmacêutico. Além disso, suas atividades profissionais estendem-se às análises clínicas e toxicológicas e ao controle.

Planejamento, gerenciamento e desempenho da assistência são outros atributos da carreira. Devido a essas responsabilidades, os farmacêuticos assumiram importância elevada dentro das equipes multiprofissionais de saúde na pesquisa e tratamento da Covid-19.

Enfermagem

O enfermeiro é responsável por assistir os pacientes nos tratamentos, monitorando o progresso e os resultados desejados. Por isso, é um dos principais protagonistas do sistema de saúde, atuando lado a lado com os médicos.

Desempenha papel fundamental no plano de cuidados interdisciplinares e aprimora a qualidade e a segurança dos envolvidos. Não é à toa que a primeira vacinada no Brasil era uma enfermeira. Essa profissão é peça-chave na atenção primária, na longa permanência, na assistência domiciliar e nos cuidados paliativos no combate ao coronavírus.

Fisioterapia

Anatomia do corpo humano e suas aplicações, como identificar lesões e doenças e depois planejar o tratamento são as atribuições de um fisioterapeuta.

Fundamental na recuperação dos efeitos colaterais e das sequelas da Covid-19, a essa profissão ajuda na análise, diagnóstico e o prognóstico e aproxima-se da medicina nas linhas de frente.

Nutrição

O nutricionista é essencial para definir uma dieta saudável para nutrir seu corpo e sua mente, elevando a qualidade de vida. A promoção do bem estar e da saúde física estão entre suas principais atribuições. Isso inclui orientar e prescrever dietas associando alimentos e suplementos de acordo com as necessidades das pessoas.

Uma dieta equilibrada ajuda no controle de doenças como diabetes e hipertensão. Essas enfermidades são algumas que agravam o quadro dos pacientes que contraem o novo coronavírus. Assim, o nutricionista é um profissional que atua na linha de prevenção, evitando o agravamento da enfermidade.

Psicologia

Ainda, para fechar nosso conteúdo sobre carreiras alternativas à medicina no combate ao novo Coronavírus, vamos falar sobre a carreira de psicólogo. Quem investe nessa profissão está apto a compreender o comportamento e as motivações humanas por meio do estudo da mente.

Para isso, além de conhecer a anatomia humana a fundo, é importante orientar o processo de avaliação e identificar os sintomas psicológicos.

Dessa forma, aproxima-se da Medicina porque, em grande parte dos casos, é fundamental avaliar as funções motoras em nome de um diagnóstico assertivo. No combate à Covid-19, corpo e mente são indissociáveis e influenciam todos os aspectos da prevenção, tratamento e recuperação da doença.

O corpo humano desperta a curiosidade de muitas pessoas e quem interessa-se por esse assunto termina buscando uma carreira relacionada às Ciências Biológicas. Ainda mais no cenário que estamos atravessando, onde todas as profissões estão trabalhando incansavelmente em busca de maneiras de combater o novo coronavírus.

Mesmo que Medicina seja a mais conhecida, existem ainda muitas profissões interessantes que estudam profundamente a anatomia humana. Assim, se ser médico ou médica não está nos seus planos, saiba que existem outras opções. Cada uma tem suas características e linhas de atuação e, com certeza, existe alguma indicada para o seu perfil.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que gosta de anatomia humana e gostaria de ler essa lista? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *