Qual diferença entre diploma de um curso EAD ou um curso presencial?

Qual diferença entre diploma de um curso EAD ou um curso presencial?

Aqui nesse post, você vai entender que o diploma EaD é igual ao presencial. Além de obter mais informações acerca do tema. Leia!

O ensino à distância amplia as possibilidades de capacitação, aprendizagem e acesso a uma educação de qualidade – a qualquer hora em qualquer lugar. Por essas e por outras, essa modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

Segundo o Censo EaD, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), enquanto os cursos presenciais tiveram, apenas, 0,12% de aumento, o ensino à distância registrou 26,71% nos últimos dois anos, em comparação ao mesmo período.

Contudo, apesar da EaD está consolidada no Brasil, e em franca expansão, ainda existem dúvidas, principalmente em relação ao diploma. Uma delas é qual diferença entre o certificado de curso EaD ou um presencial.

Aqui nesse post, você vai entender que não existe nenhuma diferença entre os dois diplomas. Além de obter mais informações acerca do tema. Fique atento!

Saiba mais sobre o diploma de um curso EaD

Aumento da procura nos últimos anos fez com que o nível do ensino à distância se igualasse ao presencial – em termos de qualidade. Os cursos de EaD são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) e existem legislações rigorosas para manter esse nível, com atualizações constantes.

Recentemente, foi editado o Decreto nº 9.057, em maio de 2017, com novas especificações sobre o tema. A regulamentação disserta sobre a estrutura curricular, carga horária e diploma para garantir a qualidade da EaD e os cursos presenciais.

Por isso, saiba que não existe diferença entre diploma presencial ou a distância. Nenhuma. Seja para graduação ou pós-graduação, os certificados de conclusão de curso possuem a mesma validade.

Isso faz total sentido, já que se sabe por estudos e pesquisas de que independentemente da modalidade de ensino, o ator principal da aprendizagem é o aluno. Esse estudo, conduzido pelo Governo dos EUA, em 2010, por exemplo, evidencia de que não existe diferenças entre aprendizagem remota ou em sala de aula.

Como funciona o diploma de um curso EaD?

A equiparidade dos diplomas foi um dos fatores essenciais para o aumento circunstancial na procura de dessa modalidade de ensino. A EaD é a que mais cresce no Brasil. Segundo o Censo da Educação Superior 2017, o ensino a distância teve alta de 27,3% entre 2016 e 2017. Considerando os dez últimos anos, houve uma variação positiva de 226%.

São muitas pessoas que apostaram na EaD como uma forma de conseguirem suas certificações, capacitarem-se para o mercado de trabalho e tornarem-se profissionais mais qualificados.

Em resumo, sabe-se que existem muitos mitos acerca da EaD e a questão do diploma é um deles. É preciso deixar claro de que:

1) O diploma EAD é igual ao presencial, eles não possuem diferença alguma;
2) Ambos são aceitos em território nacional;
3) Não é especificado no documento a modalidade de realização do curso.

Ou seja, a validade dos dois é a mesma. A preocupação de quem esteja interessado na EaD deve ser em relação à instituição de ensino e ao curso uma vez que ambos precisam ser reconhecidos pelo MEC. Caso contrário, o diploma emitido não será aceito no mercado profissional e acadêmico.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que adoraria receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *