Qual a melhor maneira de conseguir um ESTÁGIO?

Se tornar estagiário é algo essencial para que você conclua seu curso.

Em certo momento é necessário que toda teoria aprendida em sala seja aplicada na prática nesse trabalho. É ai que você é testado e tem a oportunidade de entender como funciona a sua profissão.

Mesmo que seu cargo seja de estagiário, você já estará presente com inúmeros elementos da sua área.

Esse serviço passa a ser sua segunda sala de aula, aquela na qual você aprende com colegas de trabalho e não com professores.

Separamos algumas dicas para deixá-los informados e preparados para quando esse momento chegar.

Onde encontrar estágios na internet?

Você pode se informar na faculdade sobre possíveis estágios oferecidos por ele. Estagiar em sua faculdade geralmente vem com alguns benefícios, como bolsas de estudo.

Porém se ela não oferece essas oportunidades, você ainda pode encontrar o que deseja em alguns sites, como o CIEE, por exemplo.

O CIEE é um site do governo que oferece vagas para jovem aprendiz e estagiário, em diversas áreas diferentes, basta você realizar seu cadastro no site e pesquisar por todas as vagas oferecidas na região perto de você.

Estagiários.com é outra plataforma que oferece essa possibilidade, você cadastra seu currículo e visita a página de todos os empregadores que te interessarem.

Assim como esses sites, podemos ainda citar o Nube, um dos sites mais utilizados para esses fins no Brasil.

Esse site, além de oferecer vagas, disponibiliza dicas e informações para que você organize melhor seu currículo e se prepare para as entrevistas.

Caso não se identifique com os sites acima, procure por Walljobs e Saee. Assim como esses listados acima, existem outros vários para te ajudar.

Currículo

Não deixe seu currículo desatualizado!

Veja ele como seu cartão de visitas, será a primeira coisa analisada no momento que você for procurar um estágio. E como sempre dizem, a primeira impressão é a que fica.

Na internet existem vários modelos de currículo para se seguir, assim como dicas para manter as melhores informações nele.

As informações sobre seu curso é muito importante, como por exemplo o semestre que está cursando, a data de conclusão, afinal você só poderá concorrer para essas vagas enquanto estiver estudando.

Faça uma pesquisa antes da entrevista

Poucas pessoas fazem isso e mais poucas ainda sabem a importância.

Para um contratante, realizar uma entrevista com um jovem que está por dentro de toda a história da empresa é algo realmente muito mais animador do que um jovem que não sabe nem qual é o ramo de atuação dela.

Portanto não fique para traz, uma breve pesquisa na internet já oferece conteúdo suficiente para que você aprenda e entenda um pouco da empresa onde vai ser entrevistado.

O contratante pode até não perguntar nada, mas irá se impressionar caso você saiba.

Mas calma lá, não é só sobre a empresa que você deve estudar. Sim, estude português também, a fim de aprimorar não só sua fala como também sua escrita.

Os erros gramaticais em entrevistas são grandes motivos da não contratação.

Evite falar gírias e treine uma boa movimentação corporal. Com uma boa prática, a movimentação e locução podem passar muita confiança, e é exatamente isso que você quer passar.

Ao ser entrevistado, seja 100% honesto, claro e objetivo.

Não invente nada que seus contratantes podem descobrir depois por ser uma mentira. Todas as informações colhidas nessas entrevistas são checadas.

Se mostre uma pessoa com boas qualidades, como, adaptabilidade, provando ser uma pessoa que independente da situação ou ambiente, irá se adaptar da melhor maneira possível aprendendo a cada dia, para lidar com situações delicadas, saber contornar quando for preciso e resolver um problema caso ele aconteça.

Fora isso, é sempre bom evidenciar a boa comunicação, afinal você não trabalhará sozinho e deve provar que seus colegas podem contar com você.

Isso ajuda a fortalecer o trabalho em equipe, aproxima os funcionários e pode te trazer grandes amigos.

Isso tudo demonstra que você é uma pessoa com autoconfiança, pro atividade, força de vontade e foco na realização dos objetivos.

Ou seja, ótimo para o cargo de estagiário.

Crie o seu portfólio

Dessa forma você se mostra uma pessoa interessada, criativa e que está antenada ao que acontece no mercado de trabalho.

O seu portfólio pode ser criado como um blog, um site ou várias outras formas, basta procurar na internet e descobrir qual combina mais com você.

Fazendo isso você já ganhou alguns pontos, agora não pode baixar o nível, então junto com seu portfólio, deve acompanhar uma postura séria e uma boa educação.

Alie tudo isso com uma boa roupa e pronto, você possui um aspecto profissional e as empresas adoram esses tipos de estagiários.

Conclusão

Se você realmente está interessado em arrumar um estágio, aqui estão umas das mais importantes dicas para que você alcance o seu objetivo.

Seguindo cada uma delas você estará preparado:

• Tenha uma postura madura e cordial
  • Procure saber cada ponto da história daquela empresa ou pelo menos a sua participação no mercado.
  • Se destacando dentro e fora da entrevista com um ótimo português falado e escrito
  • Mantenha seu currículo atualizado e crie seu portfólio para criar uma excelente primeira impressão

Agora que já sabe tudo isso não vai errar na escolha do estágio!

Dê prioridade para as vagas que te trarão enriquecimento profissional e pessoal, não um com boa remuneração.

O estágio tem como objetivo te ensinar na prática tudo que foi visto em sala de aula, faça uma boa escolha, afinal será esse estágio que irá prepará-lo pro mercado de trabalho e pode ser esse estágio que te traga grandes oportunidades futuramente.

Ta se sentindo pronto para se tornar estagiário?

Então entenda a “importância de participar de eventos universitários” e como isso pode ajudá-lo na busca pelo estágio.