Qual a importância do professor na formação do aluno?

Qual a importância do professor na formação do aluno?

Não tem jeito, desde o ensino fundamental, ou melhor, desde a pré-escola já começamos a nos identificar com alguns professores (as), criamos empatias por uns e às vezes certa antipatia por outros, isso é normal.

Tem aquele professor que conta muitas piadinhas, que ensina de um jeito divertido e dinâmico. Tem aquele que é mais bravo, porém justo e ensina tão bem quanto qualquer outro. Temos inúmeros tipos de professores, cada qual com suas características e personalidades diferentes, mas todos eles importantíssimos para a nossa vida.

Vale a pena dedicar à eles este artigo, refletindo de que forma esse profissional muda nossa história e se refletem no nosso futuro. À eles, todo nosso respeito e todo o mérito do mundo, por terem escolhido esta profissão tão nobre e infelizmente tão pouco recompensada.

Aprendizagem e evolução

A sala de aula é o ambiente sagrado onde o conhecimento é compartilhado, afinal, os professores realmente nos ensinam muito, mas, inevitavelmente, aprendem com seus alunos também.

E essa troca de conhecimento é extremamente importante, considerando que é a partir destes momentos que o aluno passa a ter uma consciência mais apurada, um senso crítico mais afiado, assim como uma noção de vida mais ampla, tudo por estar em contato direto com uma pessoa adulta, experiente, com uma formação adequada e grande vocação para ensinar.

É certo que o professor é apenas um, lidando diariamente com muitos alunos diferentes entre si, muitas vezes de religiões, costumes e opiniões diversificadas levando o professor a se reinventar à cada dia, sempre buscando alcançar o melhor do intelecto de cada um, e isso é um aprendizado constante e desafiador.

Conforme vamos amadurecendo, os professores passam a nos ensinar conteúdos mais complexos fazendo com que nossa mente continue progredindo, em uma constante evolução, até o momento de sua formação em uma faculdade, o momento chave da vida de uma pessoa.

Professores, sempre em busca do conhecimento

A troca de conhecimento nunca para e sempre tende a ficar mais específica e mais direta. A geração de estudantes está mais antenada, há uma gama de outros canais de informação, que leva o aluno e a própria sociedade a exigir mais do professor. Não basta mais sentar em uma cadeira e anotar, imprimir. É necessário que o aprendizado seja mais dinâmico e compartilhado pelos dois lados, afinal, todo mundo pode e deve aprender sempre.

Por isso é que muitos profissionais continuam sempre em busca de conhecimento e de aperfeiçoamento para benefícios próprios, através de cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados com o intuito de estarem cada vez mais preparados para seus alunos como também manterem sua fonte de trabalho, valorizando seu currículo.

Mas é inegável que toda essa busca por conhecimento seja mais para seus alunos do que para si próprio, pois quanto mais especializado for o professor, quanto mais conteúdo ele tiver e souber, mais ele poderá capacitar seu aluno.

Amigos e colegas profissionais

O melhor de tudo é que passamos tantos anos ao lado desses profissionais que acabamos por trocar a relação de professor e aluno, passando a ser amigo de cada um deles.

Para um universitário, fazer amizade com um professor é a melhor coisa que pode acontecer, pois é uma soma de ganhos: a proximidade com alguém que possui anos de experiência de mercado, com anos em sala de aula, que vive no meio profissional que você escolheu, e que quer o melhor para você, isso não tem preço.

Então, passa-se um ano, dois anos, três, e o conhecimento continua sendo compartilhado: aprimorado pela visão profissional dos professores e pela visão perceptiva e criativa dos alunos.

A cada semestre professores e alunos se aproximam, conversam dentro e fora da sala, nos intervalos, isso é um networking importantíssimo para sua vida. E além disso, quando você estiver formado, terá um fortíssimo aliado ao seu lado, que poderá realizar indicações de trabalho ou quem sabe até mesmo se tornando colegas profissionais, trabalhando no mesmo local.

Todo e qualquer networking é importante, mas criar vínculos com nossos professores, é fundamental. Afinal, estamos levando para vida toda, alguém que sempre poderá nos ajudar, aconselhar e compartilhar conhecimento.

Reconhecimento da profissão

Quando pensamos em grandes profissionais que fazem tanto por tão pouco, pensamos logos nos professores. Esses, que vivem em busca de novos conhecimentos e especializações para estarem sempre melhores preparados para a sala de aula.

São profissionais que passam dias montando aulas, esquematizando o progresso de todo um ano de conteúdo, visando sempre o melhor jeito de ensinar, de absorver. Trabalham incansavelmente, tanto no seu horário de trabalho como fora deles.

Um professor é 24h por dia professor, essa profissão exige isso. Felizmente algumas instituições, como a Unicep por exemplo, reconhecem a importância desses profissionais, já que contam com uma gama bastante variada de profissionais competentes, especializados e reconhecidos em todo o mercado, e sabem valorizá-los.

Afinal, o reconhecimento é tão importante quanto a vontade de ensinar. Já percebeu como é chato realizar um ótimo trabalho e não receber um elogio por isso? Ou não ser remunerado como deveria? O reconhecimento faz parte e é um dos fatores que motiva esses profissionais.

Conclusão

Podemos falar de inúmeros profissionais importantes para sua formação, porém, nenhum com a importância e relevância que o professor terá.

Afinal, devemos valorizar, e muito, alguém que trabalha, estuda e vive em prol de nos ensinar, de nos direcionar para o cima do mercado de trabalho, nos fazendo vencedores.

O professor não é importante apenas para finalizar um curso, mas fundamental para sua formação pessoal e profissional.

Lembremos sempre que o professor não se limita apenas à sala de aula, ele é parte de uma relação que pode e deve se estender para fora dela. Antes professores e alunos, agora, colegas profissionais. Reconheça e valorize seus professores, o único profissional com o poder do olhar transformador!

Gostou deste artigo? Que tal recomendá-lo para algum amigo, aluno ou professor? Ou então, dê uma olhadinha no nosso blog e saiba mais sobre o mundo universitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *