Qual a importância de participar de eventos e palestras na faculdade?

O ensino médio um dia chega ao fim para todos.

E o que parece estar acabando, na verdade está apenas começando, uma infinidade de eventos e palestras de faculdade.

É esse o dilema que os estudantes de terceiro ano tem que lidar quando terminam suas aulas. Para muitos uma fase de tensão com escolhas difíceis.

Mas isso também não é o fim do mundo, calma!

Agora é o momento de fazer a prova para ingressar naquela faculdade tão escolhida, encontrar velhos amigos, fazer novos e aprender muita coisa diferente.

Animou?

Então agora que está dentro, aprenda a importância de estar presente e se envolver nas atividades e eventos, além de participar das palestras proporcionadas pela faculdade.

Horas complementares

A partir do momento que estiverem dentro de uma universidade, para que a concluam, independente das notas e apresentação de TCC, o aluno(a) deverá cumprir uma quantidade “X” de horas de atividades.

Sejam elas complementares ou de estágio.

Portanto, a participação dessas atividades se tornam obrigatórias: é requisito para a conclusão do curso.

O estágio deve acontecer com acompanhamento da instituição de ensino e enquanto o aluno(a) estiver matriculado e por um período especificado pela própria instituição.

Já as horas complementares geralmente são cumpridas através de viagens históricas, visitas a shows, eventos culturais, eventos da área do curso, palestras, cursos online.

Ou seja, todos os tipos de atividades existentes e disponíveis para os alunos.

Portanto é importantíssimo participar desses momentos oferecidos pelo curso.

Seja para engrandecimento pessoal como também para cumprir o requisito obrigatório em todas as faculdades para a conclusão do curso.

Eventos

Independente do curso escolhido, é óbvio que ao longo de um ano ele realizará inúmeros eventos.

Seja a semana acadêmica, onde palestras são feitas, mesas redondas de bate papo e debate. Ou até mesmo viagens para eventos da área em outras cidades.

Geralmente nem são organizados pela sua faculdade. Mas ainda assim se fazem presentes levando seus alunos ou registrando o número de horas de participação.

Esses eventos, além de trazerem pra você um mar de informação, trazem uma grande possibilidade de te apresentar para grandes nomes da área e o leque de oportunidades profissionais.

Você tem a chance de enxergar mais claramente as extensões do seu curso e decidir se você realmente gosta dele ou não.

Muitas vezes você tem um entendimento sobre o seu curso, acreditando que existem limitações para profissionais dessa área, isso pode te desanimar.

Porém, nesses eventos com grandes estruturas, grandes nomes da área, você tem a chance de realmente entender como tudo funciona.

Aprendendo conteúdos importantes e essenciais, não apenas aqueles conteúdos superficiais que muitas vezes são ensinados nos primeiros semestres de aula.

Muitas pessoas acham chato ficar sentados ouvindo uma palestra por horas.

Não são só os jovens alunos que sofrem com esse problema.

Mas, dentro de uma universidade, imagine que você curse Marketing e os coordenadores do seu curso trazem grandes nomes do marketing de uma multinacional para palestrar.

Nesse caso, claramente você terá importantes ensinamentos para aprender com essa palestra.

É isso que é o legal. O seu curso funcionar como um filtro que separa o que é relevante e o que não é relevante para você. Moldando desde cedo o profissional que você deseja ser.

Sendo assim, seja lá qual for o seu curso, é mais do que necessário que você acompanhe essas palestras.

Afinal, serão elas que formarão na sua mente uma teia de informações, coletando desde o início do curso até sua formação, juntando tudo que foi aprendido dentro da faculdade.

Os professores possuem um tempo limitado e nem se quisessem conseguiriam passar todas essas informações de forma completa.

Dessa forma, essas palestras não fazem mais do que esse papel, suprir para vocês todas as informações que porventura não tenham sido apresentadas em sala de aula.

Pois bem.

Entendemos então que as atividades, eventos e palestras oferecidos pelas faculdades, tem como objetivo nutrir os estudantes.

Já que boa parte das informações não chegam para eles dentro da sala de aula.

Mostrando muitas vezes situações que não são estudadas e analisadas por professores. Mas que acontecem e muito no mercado de trabalho.

Além disso, são esses eventos que mostram para os alunos se eles realmente escolheram o curso certo.

Se a escolha foi feita corretamente. Afinal são nesses eventos que eles vão ter o primeiro contato com a realidade da profissão.

Dessa forma, é aconselhável que após escolher qual faculdade cursar, o aluno participe de todos os eventos, atividades e palestras.

Para que possa absorver o máximo de informação possível e entender seu curso, suas extensões e o mercado de trabalho.

Afinal, quando estiver formado, tudo que tiver assistido e assimilado, será parte do grande profissional que você terá se tornado.

Agora que já sabe a importância de participar desses eventos, descubra “como conseguir um estágio“.