Qual a diferença entre MBA e Pós-Graduação? Entenda de uma vez!

Qual a diferença entre MBA e Pós-Graduação? Entenda de uma vez!

diferença entre mba e pós

Está pensando em se aperfeiçoar após formado? Entenda aqui a diferença entre MBA e Pós!

Se você está pensando em continuar seus estudos após pegar o diploma da faculdade, o primeiro passo é decidir qual tipo de pós-graduação é mais adequada para começar a construir a sua carreira profissional.

Afinal, existem muitas opções, cada uma com suas finalidades e direcionadas a perfis profissionais específicos.  

Provavelmente, você já ouviu falar em pós-graduação lato sensu e stricto sensu e ficou em dúvida sobre o significado destes termos em latim. No entanto, o grande problema talvez esteja em entender a diferença conceitual entre essas duas opções de pós-graduação. 

O objetivo deste artigo é te ajudar a entender qual é a diferença entre esses dois tipos de pós-graduação, assim como mostrar algumas características de um mestrado, por exemplo, e de um MBA.

Logo, munida dessas informações, você conseguirá tomar uma decisão mais assertiva em relação aos próximos passos da sua carreira profissional.

Vamos lá? 

Pós graduação: o que é?

Cursos de pós-graduação destinam-se às pessoas que já finalizaram a faculdade e desejam se especializar em alguma área específica. Assim como existe uma grande variedade de cursos de graduação, as possibilidades de especialização  são vastas.

Os cursos de pós-graduação oferecem conhecimentos mais aprofundados na área escolhida. Hoje em dia, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter ao menos um título  no currículo tornou-se essencial.

Apesar de as possibilidades dos cursos de pós-graduação serem amplas, basicamente, eles são divididos em duas grandes áreas: stricto sensu e lato sensu

Assim, os cursos de pós-graduação stricto sensu contemplam os programas de mestrado e doutorado. Já os lato sensu, contemplam os cursos de especialização e MBA.

Mas, você pode estar se perguntando: qual é, de fato, a diferença entre os cursos stricto sensu e lato sensu? Então, vamos descobrir!

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação stricto sensu?

Os programas de pós-graduação de mestrado e doutorado (stricto sensu) são voltados para pesquisa.

Dessa forma, você deve optar por este tipo de pós-graduação caso almeje ser um professor-pesquisador universitário, ou, trabalhar em indústrias e órgãos do Governo que busquem encontrar dados e informações, criar teses e dissertações. 

Já os cursos de especialização e MBA (lato sensu) são voltados para o mercado de trabalho, para quem deseja se diferenciar e aprofundar os conhecimentos na área em que atua, ou, ocupar posições de liderança nas empresas.

Descubra mais diferenças entre MBA e pós-graduação stricto sensu a seguir.

Carga horária

Outra diferença entre os cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu está na carga horária. Programas de mestrado e doutorado duram mais tempo do que os cursos de especialização e MBA, além de exigirem, na maioria dos casos, dedicação exclusiva do aluno à pesquisa, estudo e produção acadêmica.

Para poderem ser reconhecidos e validados pelo MEC (Ministério da Educação), cursos de MBA e especializações (lato sensu) necessitam ter uma carga horária de, ao menos, 360 horas. 

Já os programas stricto sensu devem cumprir uma carga horária mínima de 720 horas para mestrado, e 1440 horas para doutorado.

Perfil e objetivo profissional

Se você deseja trabalhar e estudar em simultâneo, e não intenciona ser um pesquisador ou professor universitário, é provável que a melhor opção para você seja cursar uma especialização ou um MBA – especialmente considerando a carga horária dos programas stricto sensu.

Agora, para trabalhar com pesquisa e lecionar em universidades, o caminho a seguir é o do mestrado e doutorado. No Brasil,  instituições públicas e privadas oferecem programas do tipo nas mais diversas áreas do conhecimento.

Normalmente, programas de mestrado e doutorado oferecem bolsas de estudo, já que exigem dedicação em tempo integral por parte dos alunos. Cursos de MBA e especialização costumam ser mais flexíveis. Inclusive, muitas empresas financiam (parcial ou total) esse tipo de pós-graduação à gestores.

Atualmente, com a ampla oferta de cursos EAD (Ensino à Distância), MBAs e especializações estão mais acessíveis. Então, vale a pena investir!

O que é um MBA?

A sigla MBA vem do inglês Master of Business Administration e, como você já sabe, é um exemplo de pós-graduação lato sensu. Os cursos de MBA destinam-se para quem deseja atuar na área de gestão de negócios e ocupar cargos de liderança nas empresas.

Existem cursos de MBA voltados para variadas áreas de atuação, incluindo a saúde, ciências exatas e humanas, tecnologias e negócios. Da mesma forma, todos os cursos MBA, independentemente da área, oferecem aos alunos conhecimentos sobre finanças, liderança de equipe, administração empresarial e marketing.

Então, caso esteja planejando trabalhar com gestão e liderança de projetos, negócios ou pessoas, o melhor caminho para você é cursar um MBA.

Assim, você enriquecerá seu currículo e ganhará maior destaque no mercado de trabalho.

O que é uma especialização? 

Cursos de especialização se voltam para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos técnicos e teóricos em suas áreas de atuação. Assim como os cursos de MBA, as especializações abrangem as mais diversas áreas do conhecimento.

Porém, ao contrário de um MBA, os cursos de especialização não possuem foco em gestão ou liderança, mas sim, em graduar profissionais considerados especialistas em sua área de atuação principal.

Então, caso você já saiba em qual área deseja seguir carreira, faça um curso de especialização para aprofundar os seus conhecimentos. Por terem uma duração mais curta, caso haja necessidade, você pode cursar mais de um, no decorrer da sua carreira.

Por que fazer uma pós-graduação?

diferença entre mba e pós

Se você deseja se destacar no mercado de trabalho, encerrar os seus estudos na graduação não é mais suficiente. É preciso ir além e cursar uma pós-graduação, seja ela lato, ou, stricto sensu.

Para além de aumentar e aprofundar o seu nível de conhecimento na área desejada, cursar uma pós-graduação te permite almejar – e conquistar – oportunidades melhores, além de ocupar uma posição de destaque dentre os profissionais do mercado de trabalho, na sua área de atuação.

Cursar uma pós-graduação, ou MBA, também confere um aumento de salário significativo. Geralmente, profissionais que possuem um diploma de graduação, ganham, em média, um salário mensal de R$3,4 mil. Já o salário dos profissionais com diploma de MBA fica, em média, na casa dos R$4,4 mil.

*

E então, está mais clara, para você, a diferença entre MBA e pós-graduação? Para decidir qual é a melhor pós-graduação para você, pense onde você gostaria de chegar em sua carreira no futuro.

Você se vê como um pesquisador, um professor universitário, ou acredita que seu perfil é mais adequado ao mundo corporativo, trabalhando em empresas como um profissional ou de negócios e pessoas?

Por fim, reflita sobre as diferenças que apresentamos neste artigo e tome a decisão mais acertada para você!

Gostou de saber mais sobre este assunto? A Unicep oferece cursos de MBA e especialização em diversas áreas. Clique aqui para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *