Qual a diferença entre faculdade à distância e presencial?

Qual a diferença entre faculdade à distância e presencial?

A diferença entre faculdade à distância e presencial está na forma que o conteúdo é apresentado ao aluno. Saiba mais aqui nesse post!

Quando chega o momento de escolher uma profissão ou uma carreira dentro de uma faculdade, é comum aparecerem muitas dúvidas sobre qual o melhor caminho seguir. A maioria dos candidatos ficam confusos sobre as diferenças entre um faculdade à distância e presencial. Que tal elucidar isso de uma vez por todas?

O primeiro ponto que precisa ficar claro é de que os cursos de ensino à distância possuem a mesma validação dos cursos presenciais. Em outras palavras, o diploma tem exatamente o mesmo valor. Por isso, quando apontarem isso como uma diferença entre os curso, você já sabe que é uma inverdade.

Aqui nesse post, vamos mostrar quais são verdadeiramente as diferenças entre a faculdade à distância e a presencial. Vamos lá.

Diferenças entre faculdade à distância e presencial

Ambiente de ensino

A principal diferença entre faculdade presencial e à distância é, sem dúvida, o ambiente de ensino. Enquanto uma tem salas de aulas tradicionais, outra oferece o conteúdo no Ambiente Virtual de Aprendizagem, conhecido como AVA. Nele, os professores e tutores conseguem gerenciar os conteúdos e materiais complementares para os seus alunos. Já esses, podem realizar a gestão completa das aulas. Falaremos mais sobre isso no item a seguir.

Horário das aulas

Como as aulas são disponibilizadas no AVA, fica a critério do estudante gerenciar seu plano de estudo e consumir as aulas nos horários mais adequados à sua rotina. Essa é uma diferença marcante entre a faculdade presencial e à distância: a flexibilidade em relação aos horários.

Um curso presencial exige do aluno o comprometimento para entrar na aula na hora X e sair na hora Y. Já na EaD, o aluno fica livre para ser impactado por conteúdos e passar por todo o processo de aprendizagem, da forma que quiser.

Acessibilidade ao ensino

Outra diferença marcante entre faculdade presencial e à distância é a otimização de recursos: os cursos EAD costumam ser mais acessíveis financeiramente.

Isso acontece porque o processo de aprendizagem acontece dentro do AVA e os custos são menores. Fora isso, os estudantes economizam com o transporte e com a alimentação.

Porém, é bom deixar claro de a carga horário entre um curso EaD e um presencial é a mesma segundo as Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ou seja, é uma opção mais barata por causa da tecnologia aplicada do AVA, e não porque possui menos horas aulas.

Avaliações e provas

As duas modalidades exigem dos alunos provas, trabalhos, frequência e notas mínimas, entre outros critérios de avaliação. O MEC exige que as provas das disciplinas sejam realizadas presencialmente. Contudo, as atividades e trabalhos são executados dentro do AVA.

Dentro do ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem e gerar relatórios sobre o desempenho e progresso. Essa é uma grande diferença entre a faculdade presencial e à distância.

Para finalizar, vamos conversar sobre dois mitos que cercam a faculdade à distância: o nível de dificuldade e o grau de exigência. Por mais que o processo de aprendizagem da EaD seja online, exige disciplina e dedicação dos alunos, possui a mesma carga horária dos cursos presenciais e professores com alto nível técnico.

A diferença entre faculdade à distância e presencial está na forma que o conteúdo é apresentado ao aluno. Está no ambiente de ensino. Na flexibilidade em relação aos horários. Na otimização de tempo e recursos. Nas avaliações e atividades. E são essas diferenças que devem ser levadas em conta.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que precisa descobrir mais sobre as diferenças entre faculdade à distância e presencial? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *