Quais são os benefícios da leitura?

Quais são os benefícios da leitura?

Ler é tudo de bom. Descubra nesse post quais os benefícios da leitura tanto para os seus estudos quanto para a vida pessoal e profissional!

Ler é uma oportunidade democrática e acessível de desenvolvimento pessoal e profissional. Sejam livros, revistas, quadrinhos, notícias, blogs ou artigos online, a leitura permite conhecer novos universos sem sequer sair do lugar.

Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.

Aqui nesse post, vamos conversar mais sobre esses benefícios, como a leitura influencia a sua evolução e porque é uma das ferramentas mais eficientes para agregar valor à sua atuação. Vamos lá!

Leia mais e sinta esses benefícios

Melhore sua empatia

Empatia é compreender e solidarizar com outra pessoa. Essa habilidade fundamental para o desenvolvimento da sociedade pode ser estimulada pela leitura. Um estudo publicado na revista Psychology Today provou que ler nos conecta com diferentes realidades e ajuda a entender diferentes mundos.

Amplia seu vocabulário

Fora isso, um outro benefício da leitura é o aprendizado de novas palavras e termos o que acarreta construção de um vocabulário amplo e rico. Assim, teremos mais desenvoltura, aumentamos nossas chances de sermos compreendidos e desenvolvemos a oratória e a escrita. O que nos leva ao próximo item.

Exercita sua inteligência

A leitura ajuda a criar um bom vocabulário, ajuda na expressão e a escrever as palavras corretamente. Isso por si só já mostra como é um hábito que exercita a suas capacidades mentais. Além disso, ler ainda estimula a pensar sobre diversos assuntos, absorver novas opiniões e refletir sobre o que foi dito.

Melhora o senso crítico

O hábito de ler desenvolve o pensamento crítico e a análise dos fatos. Isso implica em avaliar de maneira mais racional o que acontece ao nosso redor, sem se deixar guiar pela opinião alheia. Ou seja, construir suas próprias opiniões e conceitos sobre o mundo.

Previne doenças cerebrais degenerativas

Outro benefício da leitura muito importante é a prevenção de doenças degenerativas. Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

Estimula sua criatividade

Outra habilidade desenvolvido por meio da leitura é a criatividade: quando lemos um livro, imaginamos os cenários, as ações, os personagens e temos acesso a outro mundo em nossas cabeças. Livros de fantasia ou baseados em outras épocas exemplificam bem esse benefício.

Aumenta sua humanidade

Ler aumenta a empatia, te mostra opiniões diferentes e incentiva a pensar sobre realidades diferentes das nossas. Isso por si só te torna alguém mais tolerante e compreensível. Uma pesquisa italiana mostrou que a saga Harry Potter permite a associação dos bruxos nascidos “trouxas” com minorias, o que aumentou a percepção da garantia de direitos humanos nos leitores.

Melhora a concentração

Esse é um dos benefícios da leitura mais conhecidos. Ler é um verdadeiro treino de atenção e um recurso eficaz para aprender a se concentrar. Quem possui esse hábito, consegue memorizar informações com mais facilidade já que precisa absorver os dados apresentados a cada linha e decorá-los.

Ajuda a entrar na faculdade

Quem lê, escreve melhor. Consegue analisar, interpretar dados e fatos, organizar o pensamento, desenvolver pensamento crítico e expressar-se com clareza.Além disso, formula sínteses, encadeia ideias, desenvolve habilidades e novas conexões cerebrais.

Fica fácil visualizar porque ler ajuda a entrar na faculdade, certo? Lembrando que é uma ótima forma de estimular a concentração. Ou seja, ler é tudo de bom!

Invista nesse hábito, saia do ciclo de senso comum e posicionamentos automáticos. Viaje a outros mundos sem sair de casa, observe a situação por diferentes prismas, torne-se mais questionador.

Independentemente do seu estilo de leitura favorito, mergulhe de cabeça. E colha os benefícios dessa prática para toda a sua vida.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *