Quais são as principais modalidades de avaliação EaD?

O ensino à distância (EaD) ganha cada vez mais adeptos devido a sua comodidade, flexibilidade, otimização do tempo e de recursos. Atualmente, estima-se que cerca de 1.5 milhão de pessoas estão tornando-se profissionais mais qualificados através dessa modalidade de ensino. E os números não param de crescer.

Sejam cursos livres, de idiomas ou até mesmo graduação e pós-graduação, a EaD oferece acesso, inclusão e amplia as possibilidades para quem quer estudar, capacitar-se e aprender. Sem sair de casa. Por isso, um dos desafios do EaD foi desenvolver modelos de avaliação pedagógica.

O ensino online é realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, conhecido como AVA. Nele, os professores e tutores conseguem gerenciar os conteúdos e materiais complementares para os seus alunos. Como também avaliam os alunos sem contato presencial.

A avaliação EaD é tão eficaz quanto os métodos avaliativos no ensino presencial. Quer saber como isso pode ser possível? Confira a seguir quais são as principais modalidades de avaliação do ensino à distância.

Principais modalidades de avaliação EaD

As principais modalidades de avaliação EaD foram desenvolvidas com o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos de cada aluno no processo de aprendizagem. Além disso, são destinadas a mensurar a qualidade do ensino, a
aprimorar a didática do professor e observar a motivação do aluno.

Cada instituição de ensino tem seu próprio sistema de avaliação em EaD e, na maioria das vezes, a ideia principal é saber se a proposta pedagógica foi atingida com sucesso. Assim, é possível aperfeiçoar modelos avaliativos e descobrir novas metodologias de acompanhamento.

Geralmente, as avaliações são feitas por meio de:

Provas escritas

A avaliação por escrito é uma das principais ferramentas no ensino presencial e também são importantes para os cursos online. Por meio de uma prova, o professor consegue ter uma ideia de se o aluno aprendeu a matéria e elaborar um programa de aulas para suprir as lacunas pedagógicas identificadas. As atividades são propostas, os alunos executam as provas e entregam dentro do próprio AVA.

Debates em fóruns

Entre as principais modalidades de avaliação está o debate em fóruns. Esse método avaliativo estimula o raciocínio crítico do aluno além de possibilitar a análise do nível verbal e intelectual do estudante. Isso porque os fóruns são espaços virtuais e assim, os professores conseguem monitorar o tempo que cada aluno levou dentro da plataforma para responder, além da presença e do engajamento.

Encontros presenciais

Segundo as determinações legais do MEC, as provas das disciplinas são realizadas presencialmente nos pólos. O objetivo é que instituições possam acompanhar o desempenho dos alunos com mais precisão.

Contudo, as atividades e trabalhos são executados dentro do AVA, onde podemos acompanhar todo o processo de aprendizagem e gerar relatórios sobre o desempenho e progresso. Essa é uma grande diferença entre a faculdade presencial e à distância.

Tarefas online

Como dissemos acima, os estudos de caso, trabalhos compartilhados, questionários estão entre as principais modalidades de avaliação. É a partir das tarefas que professores podem avaliar o grau de interação do aluno com a classe e a capacidade de aprender de forma autônoma.

As tarefas são entregues dentro do AVA e permitem que os alunos adquiram novos conhecimentos e aprendam de forma coletiva.

Para finalizar, vale ressaltar que um dos mitos que cercam a faculdade à distância é o nível de dificuldade e o grau de exigência. Por mais que o processo de aprendizagem da EaD seja online, possui a mesma carga horária dos cursos presenciais e professores com alto nível técnico. Ou seja, exige disciplina e dedicação dos alunos. Isso também vale para as avaliações.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que gostaria de saber quais são as principais modalidades de avaliação da EAD? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!