Quais são as dúvidas mais comuns para quem vai prestar vestibular?

Está em dúvida qual carreira seguir antes de prestar vestibular? Respire fundo e fique tranquilo. Com essas orientações e dicas descobrir será uma tarefa fácil e simples!

Um dos períodos mais conturbados da vida é a hora de escolher a sua carreira e prestar vestibular. Muitas dúvidas e incertezas surgem nesse momento além dos tradicionais como cursinho, cobranças, cronogramas de estudo em casa, pressão dos pais…

Sabemos que escolher uma graduação é uma tarefa complexa, onde variáveis precisam ser pesadas para alcançar um equilíbrio que faça sentido. Afinal, gostos pessoais, objetivos de carreira, chances de empregabilidade, situação do mercado de trabalho para a área, todos são critérios precisam ser levados em consideração.

Para te ajudar nisso, criamos esse post com as dúvidas mais comuns de quem vai prestar vestibular e como resolvê-las! Continue a leitura e descubra!

5 dúvidas mais frequentes para quem vai prestar vestibular

1) Qual o melhor curso para mim?

Além de ser uma dúvida pertinente, esse é o principal ponto de partida. Para
conseguir decidir qual o melhor curso para você, é necessário ter autoconhecimento. É fundamental conhecer quais são as suas características e habilidades, para assim, conseguir visualizar qual caminho faz mais sentido.

Então reflita: o que você gosta de fazer? Quais são seus principais talentos? E como classificaria suas qualidades e defeitos? Outro ponto importante durante esses questionamentos é estabelecer o você não possui aptidão nenhuma para exercer.

2) Devo fazer o que eu gosto ou o que dá dinheiro?

Sabendo quais são as suas habilidades principais, faça a reflexão sobre seu futuro, suas conquistas, as ambições e realizações almejadas. Isso será interessante para estabelecer quais serão suas prioridades na hora de prestar vestibular.

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Depende de cada um do elencado acima. Aqui, mais uma vez, o autoconhecimento é bem importante. Por isso, para ajudar nas respostas, pesquise.

3) Diferentes cursos me agradam, como decidir entre eles?

Como fazer isso? Indo atrás de informações. Utilize a internet para entender sobre quais cursos, possibilidades e perspectivas de mercado existem. Use as redes sociais para conversar com profissionais formados, inscreva-se em feiras de profissões ou realize testes vocacionais.

Depois, pese os prós e contras priorizando o que você valoriza e o que enxerga para seu futuro. Em alguns casos, a realização pessoal pesa mais que salários altos. Para outras pessoas, conquistas materiais são o que vai garantir essa plenitude.

4) Não gosto de nenhuma área, e agora?

Como pode acontecer que você não se encontre em nenhuma área. Pode ser que a profissão certa ainda não tenha sido inventada. Como você já tem uma ideia das suas habilidades e prioridades, essa constatação pode ser clara.

Não desanime. Nesses casos, vale procurar cursos que desenvolvam diferentes habilidades, as quais futuramente possam ser aplicadas em variados ofícios. Administração, por exemplo, oferece o leque de possibilidades em diversas áreas de atuação, lembre-se disso antes de prestar vestibular.

5) Será que decidi escolher a carreira certa para prestar vestibular?

Esse questionamento pode te acompanhar durante todo o curso e, algumas vezes, por toda uma vida. Porém, é importante manter a consciência que sempre é possível mudar e reinventar-se. Cada pessoa tem seu tempo e tudo acontece no momento certo.

Às vezes, a carreira que você escolheu inicialmente não é a definitiva mas vai te ajudar a trilhar um caminho para a mais indicada. Claro que descobrir a sua profissão logo de início seria mais confortável. Mas nada significa que você não possa mudar mais adiante.

Assim, tenha calma, pense, pesquise, planeje-se e entenda que não der certo na primeira vez, não é o fim do mundo. Anote os aprendizados e esteja pronto para a próxima oportunidade que surgir. Agora é com você!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!