Quais os principais benefícios de prestar concurso público?

Quais os principais benefícios de prestar concurso público?

Uma ótima maneira de começar a vida profissional é trabalhar no setor público. Conheça aqui quais são os principais benefícios de prestar um concurso público.

Você deve conhecer pessoas que dedicam muitas horas estudando para passar em um concurso público. Qual a razão para isso? Essa é a ambição de muita gente devido aos benefícios encontrados na carreira. Por exemplo, o salário oferecido na maioria dos cargos é mais alto que o setor privado.

Claro que nem tudo na vida são flores e existem pontos negativos. Esses também devem ser considerados na tomada de decisão sobre se vale a pena dedicar-se e estudar para as provas, porque não é fácil. Para te ajudar nesse balanço, separamos os prós para você ponderar sobre o assunto.

Vamos lá?

Benefícios de prestar concursos públicos

Valorizada no Brasil por inúmeras razões, desde o contexto histórico até a organização das instituições públicas, a carreira nesse setor é sinal de permanência no mercado de trabalho e oferece algumas vantagens significativas em relação à iniciativa privada.

Algumas delas são: estabilidade, remuneração, benefícios, qualidade de vida e direito à aposentadoria integral. Abaixo, explicamos melhor sobre cada uma delas.

Estabilidade

Segundo a Constituição Federal, a admissão na carreira pública precisa ser feita através de concurso público e, ao contrário da iniciativa privada, após três anos de atuação, a estabilidade no cargo é garantida.

Claro que pode haver demissão, mas isso apenas acontece se for cometida uma falta grave, após sentença judicial e o funcionário tem direito a recorrer sobre a decisão.

Remuneração e bons benefícios

A principal vantagem é a remuneração. Em média, o salário nos cargos dos concursos públicos é maior que do funcionalismo privado, inclusive, nos cargos que não exigem diploma de ensino superior. Normalmente, existem bons benefícios atrelados ao cargo, o que torna o salário mais atrativo.

Melhor qualidade de vida

Outra vantagem explícita de uma carreira no funcionalismo público é a qualidade de vida. Primeiro, que os horários são pré-estabelecidos e em raras exceções existem situações de hora extra.

Em determinados órgãos públicos, por exemplo, além das férias garantidas por lei, ainda existem recessos em datas específicas, como Natal e Ano Novo. Esse tempo fora do trabalho é um indicativo de qualidade de vida e contribui para que o funcionário tenha mais tempo para lazer ou ficar com a família.

Direito a aposentadoria integral

Um dos benefícios mais atrativos para ingressar no setor público é a garantia da aposentadoria integral, ou seja, com base na última remuneração do cargo e sem que haja um teto salarial definido.

O que acha dos benefícios de ingressar em uma carreira pública? Não é à toa que tantas pessoas dedicam-se para conquistar uma vaga no setor. Uma das maneiras de diferenciar-se é ter diploma no ensino superior. Inclusive, existem algumas carreiras cujo conteúdo e conhecimentos dispostos no curso ajudam a sair-se bem nas provas. O salário de quem possui ensino superior é mais alto e os cargos são menos concorridos que quando é exigido apenas diploma do ensino médio.

O que acha de dar o primeiro passo na carreira no funcionalismo público e começar a fazer uma faculdade? Não é tão difícil quanto parece. Basta ter perseverança e tentar!

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *