Quais os 04 principais cuidados na hora de escolher um curso em EAD

Tem dúvidas de como funciona o ensino a distância? Separamos quatro dos principais cuidados para escolher um curso online. Fique atento!

O ensino a distância está crescendo no Brasil e as projeções apontam que em 2023 existam mais alunos matriculados em um curso EAD do que em um presencial. Hoje em dia, 26% do total de alunos estão matriculados nessa modalidade de ensino.

A razão para isso? Além da flexibilidade de horários de estudo e diminuição do tempo de deslocamento até a IES existe um verdadeiro leque de possibilidades que vai desde o ensino técnico até a pós-graduação.

Mas é preciso estar atento. Independentemente de qual tipo de curso você pretende fazer ou ainda da área de conhecimento, é importante avaliar com cuidado quais as opções disponíveis. Assim, você consegue aproveitar melhor o tempo e o dinheiro que vai investir na qualificação.

Fora isso, existem alguns detalhes importantes e que seria legal prestar atenção. Assim, preparamos um mini guia com quatro dicas indispensáveis para você escolher um bom curso EAD.

04 principais cuidados na hora de escolher um curso em EAD

1) Verifique a instituição de ensino

Existem muitas instituições que oferecem cursos EAD. Por isso, na hora da escolha, é necessário tomar cuidado, verificar o histórico e analisar como o mercado enxerga a faculdade ou escola. É uma formação reconhecida? Para coletar essas informações você pode tanto conversar com alguma referência da área quanto fazer uma pesquisa no LinkedIn. As formações da UNICEP, por exemplo, possuem nota 5.0.

2) Confira a legitimidade do certificado

Outro cuidado importante é ter certeza de que a instituição de ensino possui certificação no MEC. Ou seja, possui autorização para oferecer um curso EAD cujo certificado seja legítimo. Você confere essa relação de cursos à distância no e-MEC, o site do Ministério que mostra quais são os tipos, além da nota total que indica o nível de qualidade de cada um.

3) Descubra mais sobre o polo presencial

É de suma importância que as instituições de curso online possuam também um polo presencial já que uma das maneiras de avaliar os alunos é fazendo uma prova em um local físico. Além disso, é nesse espaço que vai acontecer as apresentações de trabalhos de conclusão de curso e de outras atividades. Por isso, verifique onde fica o polo presencial da instituição de ensino.

4) Confira o perfil dos professores

Um dos fatores para saber sobre a legitimidade do curso é a formação do quadro de professores. Um curso EAD que valha a pena o investimento possui profissionais com formações específicas e preparação para aplicar aulas no sistema. Confira suas experiências, formações e ainda se possuem títulos de pós-graduação em universidades renomadas.

Verificando esses quatro itens, você terá em mãos as informações necessárias para escolher qual o melhor curso. Para finalizar, segue uma dica extra: a instituição deve ter um help desk para todos os alunos que tiverem dúvidas sobre o andamento do ensino à distância.

Pode ser desde perguntas relacionadas ao curso até dificuldades em acessar o material ou a plataforma em que o curso EAD será feito. Ou um serviço de atendimento ou por meio de redes sociais. Tenha em mente de que é fundamental que exista um canal de comunicação fácil e claro entre a instituição e os alunos.

Gostou dessas quatro dicas para escolher o curso de EAD? Que tal comentar e começar a acompanhar o blog da Unicep! Aqui tem muitas informações sobre educação à distância. Continue conosco!