Quais as maiores diferenças entre a ESCOLA e a FACULDADE?

Muitas pessoas por estarem próximas de concluírem o ensino médio se sentem pressionadas a ingressarem em uma faculdade.

Se sentem inseguras, por acreditarem que esse passo é muito maior do que conseguiriam dar.

A faculdade é sim diferente de uma escola, a estrutura, as salas de aulas, o corpo docente, as matérias, tudo, cada mínimo detalhe.

Porém, não há necessidade de se assustar, são mudanças naturais e levam pouco tempo para se acostumar.

Por isso, separamos algumas diferenças para que você já perca sua insegurança e dê o seu passo, rumo à um futuro melhor.

Na faculdade as matérias são específicas

Você escolheu um curso e agora estará estudando nele, sendo assim, seus estudos estarão focados apenas nas matérias que dizem respeito ao curso que você escolheu.

Claro que no primeiro ano as matérias são mais genéricas. Porém, ao longo dos anos, elas vão ficando cada vez mais específicas.

Nesse sentido, se você é apaixonado por matemática, química, física, ou qualquer outra matéria, leve isso em consideração na hora de escolher seu curso.

Essa facilidade ajudará e muito, durante o período de transição e também nos momentos da prova.

Flexibilidade de horários

Isso quer dizer que sua entrada não será proibida caso chegue atrasado, seja em uma aula, palestra ou qualquer coisa do tipo.

Exceto se for uma prova com hora pré determinada.

Esse é um hábito difícil de se acostumar, já que no ensino médio existe uma certa exigência e rigidez no cumprimento dos horários de aula:

“Os alunos devem seguir à risca, chegar no horário e ir embora quando permitido”.

Isso funciona diferente na faculdade, que permite que o aluno entre quando quiser na aula, do mesmo modo que pode sair também, para ir embora ou somente para ir ao banheiro.

Dando para o aluno uma autonomia muito grande, é ele quem decide o que é mais importante naquele momento.

“Ir ao banheiro”

Essa é a mudança mais divertida para os estudantes de ensino médio. Quem nunca pediu para ir ao banheiro e ficou “passeando” do lado de fora da sala? Acredito que muitos dos que estão lendo esse artigo.

Para você então eu digo que isso não é mais necessário.

Os professores e professoras estão nas salas de aula para garantir que o plano de ensino se cumpra, de modo que todos os alunos aprendam.

O interesse deve ser do aluno, e ele é quem define as suas prioridades.

Como poder sair da sala no momento que quiser, seja realmente para ir ao banheiro, cantina, ou até para bater um papo com alguém.

Prepare-se para gastar uns “trocadinhos”

No ensino médio sabemos sempre exatamente a quantidade que vamos gastar de dinheiro.

O preço do salgado mais o copo de suco, é a quantidade única que a maioria dos estudantes dessa fase gastam por dia.

Mas isso não condiz com que os estudantes universitários passam.

Isso porque desde o primeiro ano, os trabalhos se acumulam e os professores sempre pedem:

“Quero síntese de tal texto” ou “Aquele texto vai cair na prova”.

Dessa forma, você acaba gastando boa parte do seu dinheiro (que era pra comer um salgadinho e um suco) em cópias e mais cópias de materiais.

Isso é normal e será algo bastante frequente ao longo dos seus anos em uma faculdade.

Você  não deve ficar sem se alimentar, analise a possibilidade de abrir uma conta na cantina de sua faculdade ou levar lanches feitos em casa.

Afinal, alimentar-se bem é fundamental, mas as cópias dos materiais de estudo também são. Portanto, todo planejamento é essencial.

Aqui temos algumas dicas para economizar na faculdade. Recomendo a leitura! 😉

Festas

Essa de fato é a mudança que todo universitário espera e muitos dos que não esperam acabam aproveitando também.

Claramente por se tratar de uma mudança grande de fase, onde as pessoas se sentem menos adolescentes e partem para um mundo “adulto”.

Por essa razão, essas baladas parecem ser diferentes. Onde pessoas de idades, cursos e origens diferentes se encontram para curtir uma música e fazer amizades.

Não é mais uma “festinha” que a sala de aula resolveu fazer.

É uma festa organizada por todo um curso, com pessoas de todos os anos e convidados da faculdade inteira.

Conclusão

A escola tem tudo diferente se comparado com uma faculdade. Mas nada que deva te assustar precocemente.

Até porque você passou por mudanças sua vida inteira, do ensino fundamental pro médio e agora para faculdade.

O ser humano é muito adaptável, principalmente quando devemos nos acostumar com coisas boas.

Claro, faculdade apresenta para os alunos uma carga muito maior de responsabilidade.

Porém, ao mesmo tempo apresenta pessoas, conhecimento, chance de crescimento, enriquecimento pessoal.

São inúmeras as chances que uma faculdade abre para você.

De conhecer seu futuro. Portanto, nada de sofrer com ansiedade. Se informe e se prepare ao máximo, essa será uma das melhores fases de sua vida.

Agora que a faculdade já não é mais um segredo para você, “aprenda os passos básicos que te ajudarão no momento das provas”.