Publicidade e propaganda: Confira tudo o que você precisa saber!

O que é publicidade e propaganda? Esse curso é para mim? O que foi aprender e onde posso trabalhar? Entenda mais sobre o assunto aqui nesse post

A comunicação sempre foi essencial para diversos setores da humanidade, no entanto, na sociedade contemporânea, sobretudo com o advento do digital, tem ganhado ainda mais destaque. Por isso, cada dia mais, a formação especializada na área de publicidade e propaganda cria inúmeras possibilidades de crescimento profissional.

Afinal de contas, todas as empresas buscam formas de comunicação eficientes com seus clientes. Um profissional graduado em publicidade e propaganda consegue suprir a demanda ao desenvolver atividades variadas, seja como prestador de serviços ou ainda como empreendedor.

Atuar em diferentes empresas de mídia e atender a enorme demanda por produção de conteúdo são apenas algumas das linhas de atuação. Em virtude das várias frentes da sociedade atual, a empregabilidade dessa área de atuação é um fator diferencial.

Se você é uma pessoa curiosa, criativa e tem um real interesse em aprender a sobre como lidar com comunicação na sociedade midiatizada em que vivemos, o curso de Publicidade e Propaganda desponta como uma excelente opção. Confira aqui nesse post tudo o que você precisa saber sobre essa carreira!

Como funciona

Como dissemos acima, a faculdade de Publicidade e Propaganda busca formar profissionais competentes para atuar nas várias frentes da comunicação. Ao sair da graduação, a pessoa estará capacitada para lidar com a complexidade dos ecossistemas de mídia na sociedade do século XXI, aprofundando nas especificidades dos diferentes meios e da cultura digital.

Assim, o curso oferece uma bagagem técnica e teórica para o domínio das principais ferramentas e linguagens tanto para a criação de conteúdo em áudio, vídeo, texto escrito, design gráfico – quanto para outras formas de expressão aplicadas às diferentes mídias.

Além disso, uma graduação de alto nível contempla conhecimentos sobre a inteligência dos negócios, oferecendo uma formação voltada à inovação e ao empreendedorismo. Cursos oferecidos em instituições de qualidade apostam no ensino de metodologias modernas, relacionadas à inteligência de dados para estratégias, com focos em resultados e fortalecimento do setor criativo na economia.

Áreas de atuação da Publicidade e propaganda

Existem muitas possibilidades de atuação para o profissional formado em Publicidade e Propaganda. Uma das linhas mais tradicionais é trabalhar nas diferentes funções dentro de agências de publicidade. As áreas de marketing e comunicação são outros campos que podem se explorados.

Assim como ocupar posições importantes nas empresas de mídia (televisão, rádio, sites, jornais). Em um viés moderno e tecnológico, existem ainda novas possibilidades dentro do ambiente inovador das startups.

O leque é amplo. O curso pode abrir caminho para atividades ligadas à cadeia do cinema e do audiovisual e também para a pesquisa em comunicação, para aqueles que têm vocação acadêmica.

Existe um mercado de trabalho imenso a ser explorado, em crescimento exponencial devido à necessidade da gestão de redes sociais, do marketing de conteúdo, de consultorias em comunicação e do marketing político. Essas são apenas algumas das frentes que estão despontando diante das demandas contemporâneas.

O que saber na hora de escolher

Por mais que a publicidade e a propaganda esteja em alta, é importante selecionar um curso que esteja atualizado em relação às reais necessidades do mercado, com um corpo docente formado por professores experientes.

Outro fator importante é ser um curso consolidado e possui um histórico de formação de profissionais bem sucedidos no mercado. Além disso, é interessante que priorize os processos criativos e diferentes formas de expressão. Para isso, um dos pontos essencial é a existência de uma infraestrutura adequada.

Na UNICEP, por exemplo, o curso conta com laboratórios que possibilitam o exercício da prática profissional, sempre com a orientação de professores e técnicos qualificados.

A publicidade e propaganda ganha notoriedade na sociedade contemporânea, sobretudo com o advento do digital. É um curso dinâmico, atualizado e voltado para alunos de qualquer faixa etária desde jovens egressos do ensino médio até os profissionais já maduros que buscam aperfeiçoamento.

Uma carreira em ascensão, com várias possibilidades de atuação e destinada a pessoas que têm interesse em desenvolver habilidades técnicas. Como também a aqueles que se interessam pelas estratégias comunicacionais para diversas aplicações, como empresários e microempreendedores.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que precisa descobrir mais sobre como funcionam os cursos de extensão? Compartilhem com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!