Publicidade e propaganda: áreas de atuação e suas possibilidades no mercado, saiba mais sobre!

Saiba mais sobre o curso de Publicidade e propaganda: áreas de atuação, possibilidades no mercado de trabalho e mais sobre essa ocupação que tem como foco ações de comunicação e campanhas publicitárias.

Publicidade e propaganda: áreas de atuação

Os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 19,7 bilhões em 2021, de acordo com um estudo produzido pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.

Dessa forma, podemos dizer que a publicidade e propaganda está em ascensão no mercado. Direção de arte, redação, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e entre outras profissões englobam a área da Publicidade e Propaganda. 

Quer entender mais sobre esse ramo tão amplo e que muitas pessoas nem imaginam todas as suas possibilidades? Então acompanhe o nosso artigo!

O que é publicidade e propaganda?

A área de publicidade e propaganda é um segmento da comunicação que tem como objetivo criar e desenvolver estratégias de comunicação persuasivas para promover produtos, serviços, marcas, ideias e comportamentos.

A área de publicidade e propaganda envolve diversas atividades, desde a criação e planejamento de campanhas até a execução das ações de comunicação em diferentes meios, como televisão, rádio, jornais, revistas, internet, entre outros. 

A criatividade, a inovação e a capacidade de adaptação são habilidades importantes para quem deseja atuar nesse mercado, além de uma boa comunicação, conhecimento em marketing e em tecnologias de comunicação.

Além disso, em alguns casos, os profissionais de publicidade e propaganda são responsáveis pela análise de mercado, pesquisa de tendências e comportamento do público-alvo para desenvolver estratégias eficientes.

Publicidade e propaganda: áreas de atuação

Como falado anteriormente no texto, existem diversas tarefas desenvolvidas por profissionais de publicidade e propaganda. Dessa forma, a possibilidade de áreas de atuação são amplas. Confira!

Social media

As redes sociais se tornaram uma parte integrante da nossa vida cotidiana e isso levou ao surgimento do marketing nas mídias sociais.

Os profissionais de publicidade e propaganda que trabalham com gestão de social media são responsáveis por criar e executar estratégias de marketing nas plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e outras.

Entre suas principais ações, podemos destacar:

  • Planejamento do calendário editorial de cada rede social;
  • Desenvolvimento de copys e textos para conteúdos;
  • Planejamento estratégico de anúncios;
  • Atendimento e gestão de comunidade nas redes;
  • Análise e mensuração de resultados.

Os profissionais dessa área trabalham em estreita colaboração com as equipes de criação e redação para criar conteúdos estratégicos e anúncios que envolvam e gerem engajamento com o público nas redes sociais. 

Além disso, é papel do social media monitorar o desempenho das campanhas por meio de análise de dados para avaliar sua eficácia e utilizá-las continuamente para obter melhores resultados.

Redação publicitária

A redação publicitária é a arte de criar conteúdo persuasivo que vende um produto ou serviço. Os redatores publicitários são responsáveis por escrever textos publicitários, slogans, scripts de vídeos publicitários e outros materiais de marketing.

Dessa forma, esses profissionais trabalham em conjunto com as equipes de criação e design para garantir que o texto publicitário e o visual estejam em sincronia e criem uma mensagem de marketing eficaz. 

Os redatores publicitários precisam ter habilidades criativas e persuasivas, além de uma compreensão profunda do público-alvo e do produto ou serviço que estão promovendo.

Design

O design é uma das áreas mais importantes da publicidade e propaganda. Os profissionais de design são responsáveis por criar layouts, gráficos, imagens e outros elementos visuais que ajudam a transmitir a mensagem de marketing da campanha.

Os designers publicitários trabalham com as equipes de redação e criação para garantir que o design esteja em sincronia com o texto e a mensagem da campanha.

Esses profissionais precisam ter habilidades técnicas em ferramentas de software de design, além de habilidades criativas para criar designs atraentes e eficazes.

Criação

A criação é a área de atuação que reúne todas as habilidades de redação, design e outras áreas para criar campanhas publicitárias eficazes. Os profissionais de criação são responsáveis por desenvolver conceitos criativos para campanhas publicitárias e criar os materiais de marketing necessários para executar essas campanhas.

Os profissionais da área de criação trabalham com as equipes de planejamento de marketing para entender as necessidades do cliente e do público-alvo, e criar uma estratégia de marketing eficaz. 

Assim, para atuar nessa área, é necessário ter habilidades criativas, técnicas e analíticas para criar campanhas publicitárias eficazes que geram resultados para os clientes.

Publicidade e propaganda: onde trabalhar?

Existem diversos locais e setores nos quais os profissionais de publicidade e propaganda podem atuar. Aqui estão alguns exemplos:

Agências de publicidade

As agências de publicidade são empresas especializadas em criar campanhas publicitárias para seus clientes. Os profissionais de publicidade e propaganda podem atuar em diferentes áreas dentro de uma agência, como as citadas anteriormente,além de atendimento ao cliente, entre outras.

Setor público

O setor público também pode ser um campo de atuação para os profissionais de publicidade e propaganda. Eles podem trabalhar em órgãos governamentais, desenvolvendo campanhas de interesse público, como prevenção de doenças, incentivo ao voto, conscientização sobre segurança no trânsito, entre outras.

Consultoria 

Os profissionais de publicidade e propaganda podem atuar como consultores, prestando serviços de planejamento, estratégia e execução de campanhas publicitárias para empresas de diferentes segmentos. Eles podem ser contratados para desenvolver ações específicas ou para dar suporte na elaboração de planos de marketing.

Empresas privadas 

Muitas empresas privadas, de diferentes setores e portes, contam com profissionais de publicidade e propaganda em suas equipes de marketing e comunicação. Eles podem atuar na criação e execução de campanhas publicitárias, na produção de conteúdo para redes sociais, no planejamento de eventos e ações promocionais, entre outras atividades.

Empresas prestadoras de serviços

As empresas que prestam serviços em áreas como turismo, entretenimento, tecnologia e moda, por exemplo, também podem contar com profissionais de publicidade e propaganda em suas equipes. Eles podem desenvolver campanhas específicas para o público desses segmentos, utilizando linguagem e formatos adequados.

Como se profissionalizar em publicidade e propaganda?

Para se tornar um profissional de publicidade e propaganda, a primeira coisa a se fazer é ingressar numa graduação de comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda, com duração média de quatro anos.

Após a graduação, o profissional pode, também, buscar uma especialização na área como, por exemplo:

  • Marketing Digital
  • Negociação e vendas
  • Negócios em Mídias Sociais
  • Assessoria e Gestão de Comunicação
  • Gestão Administrativa e Marketing
  • Marketing e Varejo

Além disso, o profissional de Publicidade e Propaganda que deve estar em constante atualização, principalmente, por depender do mundo digital que, por sua vez, se modifica a todo momento.

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