Psicologia criminal: saiba mais sobre e como atuar na área

Conheça mais sobre o que é a psicologia criminal, como é a atuação do psicólogo, áreas de carreira e ciências relacionadas a esse tipo de profissão.

Psicologia criminal

Em muitos filmes e seriados policiais, existe uma figura que aparece com frequência: o psicólogo criminal. Com a ajuda desse profissional, casos complexos são tratados, desvendados e resolvidos. Assim como na indústria cinematográfica, esse tipo de profissão tem uma enorme importância na vida real. Uma vez que, a psicologia criminal é essencial para o sucesso de uma investigação policial.

Acompanhe os próximos tópicos!

O que é psicologia criminal? 

Em termos simples, a psicologia criminal é uma vertente (ou ramificação) da área de psicologia jurídica. Assim, na prática, essa profissão tem o papel de estudar e explicar o comportamento do infrator (alguém que comete um crime) e da vítima – visto fazer parte do contexto da investigação.

Para trazer à tona a verdade sobre o ocorrido, a psicologia criminal utiliza técnicas específicas. Por meio delas, o psicólogo imerge nas emoções, sentimentos, pensamentos, intenções e reações dos investigados. Além disso, examina com cuidado e atenção o histórico de vida de cada indivíduo.

Todas essas práticas são atreladas às fases que compõem a trajetória de um caso, ou seja, desde o momento em que é aberta a investigação até a decisão final do juiz no tribunal. Em resumo, a psicologia criminal ajuda a apontar a razão para a realização de um crime.

Ciências relacionadas à psicologia criminal

Entre as técnicas e conceitos que embasam a atuação da psicologia criminal estão as ciências. Com o auxílio delas, é possível entender, com maior profundidade, determinados aspectos comportamentais, sociais e psicológicos do infrator e da vítima. 

Dessa forma, a justiça resolve os casos de investigação de modo mais preciso, bem como cria medidas preventivas, políticas públicas e ações educativas. O resultado é o fortalecimento da segurança na sociedade. A seguir, apontamos e explicamos quais são essas ciências.

  • Filosofia – ramo da investigação que estuda a origem no conflito social e seus elementos subjetivos: autor, testemunhas, vítimas, investigadores, auxiliares etc.;
  • Sociologia – área que busca explicar e justificar o modo como os aspectos do ambiente social influenciam o comportamento individual. De modo a levar uma pessoa a cometer um crime – tido como um fenômeno social;
  • Antropologia – estudo que visa identificar e localizar alguma parte do corpo humano ou o funcionamento de vários subsistemas e sistemas do organismo. O objetivo é entender se uma disfunção, transtorno orgânico ou patologia, contribuiu para a conduta criminosa. Sendo assim, essa ciência aponta que o infrator nem sempre é vítima de fatores sociais e educacionais desfavoráveis. Pelo contrário, tem a tendência ou hereditariedade para o mal;
  • Psiquiatria – ciência que avalia a capacidade de um criminoso responder pelos seus atos. Na prática, essa área analisa a integridade e a saúde mental dos indivíduos. Apresentando qualquer enfermidade ou transtorno mental, suas implicações e o diagnóstico psiquiátrico.

O que faz um profissional de psicologia criminal?

No cotidiano da profissão, o psicólogo criminal tem a possibilidade de atuar em diferentes campos nas investigações de criminosos e vítimas. Dentre as suas principais atribuições, podemos destacar:

  • Consultoria – fornece orientação, análise, conhecimentos e questionamentos para as autoridades policiais no decorrer de uma investigação ou interrogatório;
  • Criação de perfil psicológico – desenvolvimento e elaboração de perfis criminosos com base em determinadas características, comportamentos, personalidades, motivações, vestígios, evidências na cena do crime e cenários semelhantes;
  • Pesquisa – realização de estudos que ampliam o acervo de conhecimento na criminologia. Essa pesquisa coleta depoimentos, confissões, evidências e a experiência de carreira do psicólogo criminal;
  • Avaliação psicológica – efetuação de testes psicológicos para avaliar o estado mental do infrator e suas características comportamentais. Por meio dos resultados obtidos, o psicólogo relaciona o criminoso ao crime;
  • Psicoterapia – ajuda os infratores a lidar com as consequências do comportamento criminoso. A finalidade é reabilitá-los e reinseri-los na sociedade;
  • Testemunho em tribunal – atuar como testemunha especializada na fase de depoimentos em tribunais. 

Áreas da psicologia para a profissão 

De acordo com dados fornecidos pelo eSocial, Empregador Web e novo CAGED, apresentados em um artigo do portal Salário, a média salarial do psicólogo criminal é de R$ 4.250,55. Na área de psicologia criminal, é possível atuar em diversos cargos que oferecem boas oportunidades de carreira. A seguir, apontamos algumas delas.

Serviço público

Existe a possibilidade de fazer carreira em cargos públicos nos órgãos federais dos poderes judiciário e executivo. Para alcançar essas e outras oportunidades, muitas vezes é necessária a prestação de concursos para tribunais de justiça, forças armadas ou instituições de segurança e inteligência, como a Agência Brasileira de Inteligência.

Perícia criminal

Os campos de atuação do psicólogo na perícia se divide em:

  • Oficial criminal – especialista que trabalha diretamente na busca de provas técnicas ou periciais que revelam a identidade do infrator e ajudam na elucidação do crime. No dia a dia, atua lado a lado com a polícia;
  • Oficial judicial – exerce suas funções em varas criminais, cíveis, da criança e adolescentes, bem como da família e trabalhista. Nessas instituições, o profissional elabora processos periciais, pareceres técnicos, atendimento e orientação para as pessoas envolvidas em uma ação judicial.

Assistência

O cargo de assistente técnico judicial envolve o acompanhamento dos trabalhos periciais e a emissão de pareceres. Geralmente, esse tipo de profissional é contratado pelas partes processuais (acusação ou defesa) e trabalha em conjunto com o perito nomeado pelo juiz. Sendo assim, é possível encontrar respostas para fatores-chave no processo judicial.

Quer descobrir outras áreas da psicologia que são tão interessantes quanto a criminal? Preparemos um artigo com essas informações. Leia “Áreas da psicologia: conheça as possibilidades para a profissão”. 

Como atuar na área de psicologia criminal?

O primeiro e mais importante passo para atuar na área de psicologia criminal é, sem dúvidas, fazer uma graduação em psicologia. Dessa forma, o profissional adquire conhecimentos, técnicas, desenvolve habilidades e competências importantes para a formação.

Outra estratégia valiosa é cursar uma pós-graduação, mestrado e doutorado em psicologia criminal. Sendo assim, o profissional se especializa e direciona a carreira. É igualmente importante a realização de estágios em psicologia jurídica e criminal durante o curso. 

Para obter a melhor formação acadêmica, o aluno pode contar com a Unicep! Durante a graduação de psicologia, o estudante tem acesso a conhecimentos jurídicos especializados lecionados por um corpo docente renomado. O resultado é a formação de profissionais diferenciados que fazem a diferença no mercado de atuação.

O que acha de conhecer melhor a grade curricular, objetivos e estrutura do curso de psicologia da Unicep? Acesse agora mesmo a área da graduação em nosso site! Aproveite para aumentar os seus conhecimentos. Entre no blog da Unicep e confira outros conteúdos valiosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *