Você já pensou em trabalhar com produção publicitária? Sabia que essa carreira, atualmente, é uma das mais disputadas no mercado de trabalho? Isso porque, a publicidade está em todos os lugares, seja na TV, internet, celular, ela faz parte do nosso dia a dia. Praticamente tudo envolve publicidade!
Portanto, em virtude disso, o mercado de publicidade e propaganda está super aquecido, e uma das causas também é o amplo alcance da internet. Atualmente, as redes sociais, sites e blogs demandam muito o trabalho de produção publicitária.
No entanto, você sabe quem é o profissional que faz com que essa publicidade chegue até você? Quem faz a produção publicitária de grandes marcas, suas conhecidas, como IFood, Coca-Cola, Nike e muitas outras?
Nesse artigo vamos falar, justamente, sobre como é feita a produção publicitária e como o profissional de publicidade trabalha. Portanto, se quer saber mais sobre essa carreira, quais suas áreas de atuação e como ingressar em um curso de Publicidade e Propaganda, esse artigo vai interessar para você.
Então, vem com a gente! Temos muito o que falar!
O que é a carreira e a produção publicitária?
Bem, já vimos que a produção publicitária é um assunto que interessa para você.
Sendo assim, como já falamos aqui, o curso de Publicidade e Propaganda possui uma alta demanda de procura, pois é considerada uma área promissora e em expansão.
Estima-se que a maioria dos jovens está mais atenta aos movimentos do mercado de trabalho e procura por áreas que oferecem boas oportunidades.
Nessa perspectiva, o mercado publicitário desponta assim como uma opção muito interessante, já que esse profissional está sendo bastante disputado pelo mercado.
Mas, o que é a produção publicitária e por que essa carreira está atraindo a atenção de muitas pessoas?
Produção publicitária: quem é o profissional por trás dela?
Segundo o site Significados, a palavra publicidade significa “público”, ou seja, “divulgar ou tornar público um fato, ou uma ideia”.
Considerando essa definição, podemos dizer que o publicitário é o profissional responsável por criar estratégias de divulgação de determinada marca ou empresa.
Para isso, é preciso que ele esteja apto a trabalhar com eficiência a comunicação e o marketing da empresa ou cliente para o qual presta serviço.
Então, quem trabalha no mercado de publicidade e propaganda é responsável pela produção publicitária, com o objetivo de divulgar um produto ou serviço, além de promover sua venda.
E o que é preciso para isso? É preciso que o profissional esteja capacitado para fazer um estudo e definição do público-alvo, pesquisas de mercado, entre outras.
Além do mais, o publicitário também tem a função de traçar um perfil do consumidor, justamente para poder criar propagandas e anúncios que cheguem até o público desejado.
Áreas de atuação na publicidade
O mercado da publicidade está superaquecido. Isso se deve muito ao crescimento da internet e das redes sociais, como já falamos aqui.
No entanto, a TV também continua sendo uma forma de publicidade muito em alta.
Em vista disso, a profissão se expandiu e o profissional se tornou mais disputado pelas empresas e agências de marketing. Por isso mesmo, o campo de atuação pode ser bastante abrangente.
Mas, quais são essas áreas de atuação de um publicitário? Onde ele pode trabalhar? Isso é uma questão muito importante, principalmente para quem está pensando em ingressar nessa carreira.
Então, vamos lá falar mais sobre isso e esclarecer suas dúvidas! Mostraremos aqui algumas áreas na qual o publicitário pode atuar.
Vem comigo e se você se identificar com uma delas, quem sabe não se decida logo por ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, não é?
Mídia
O que faz um publicitário no setor de mídia de uma agência ou empresa de propaganda?
Bem, há diversas funções que ele ficará responsável, entre elas estão o planejamento e veiculação de uma produção publicitária. Nesse setor, o publicitário também ficará responsável por selecionar os meios e veículos de comunicação onde serão feitos os anúncios e publicidades.
Inclusive, será esse profissional que irá negociar em qual deles será veiculada a campanha, o tempo de duração e o número de inserções.
Social Media
A internet e, consequentemente, as redes sociais trouxeram novas perspectivas para a carreira de publicidade. Diante disso, o publicitário também poderá atuar como social media.
Primordialmente, como social media, o profissional de publicidade será responsável por criar estratégias de conteúdo para redes sociais, sites e blogs do cliente.
Além do mais, ele deverá cuidar da interação nas redes sociais com o público-alvo da empresa ou marca para o qual trabalha, entre outras funções.
Planejamento
Essa é outra função que um profissional da publicidade pode exercer. Sendo que no planejamento, o publicitário ficará responsável por definir quais estratégias serão executadas durante a campanha.
Entre essas estratégias estão o que será comunicado pela peça publicitária, de que forma será feita essa comunicação, entre outras.
Atendimento publicitário
Nessa função, o profissional de publicidade será responsável por promover a comunicação, a aproximação entre a agência publicitária e o cliente.
Dessa forma, ele deve atender todas as necessidades do cliente da agência, coletando informações, produzindo briefing para as produções publicitárias, além de outras funções que o setor demanda.
Criação
A Criação é outra área da publicidade na qual você poderá atuar na carreira.
Inclusive, essa é considerada uma das mais conhecidas funções do publicitário. Isso porque, é nesse setor de criação que o profissional deverá desenvolver as peças publicitárias. A criatividade é um dos principais requisitos para quem atua na criação.
O que se estuda no curso de publicidade?
Uma vez que você já sabe como um publicitário pode atuar e quais funções pode exercer, vamos falar sobre o que se estuda no curso de publicidade.
O curso de publicidade e propaganda irá capacitar o futuro profissional dessa área, para produzir campanhas, material e fazer toda a produção publicitária de uma empresa ou marca.
Sendo assim, algumas disciplinas serão muito importantes para a sua capacitação profissional, entre elas estão:
- Criação publicitária;
- Direção de Arte;
- Marketing Digital;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Pesquisa de mercado;
- Fotografia Publicitária.
Como seguir carreira publicitária?
Para entrar nesse mercado de trabalho e seguir carreira publicitária, é indispensável ter a graduação em publicidade e propaganda. Além disso, essa é uma exigência do mercado de ter profissionais capacitados com curso superior.
Por isso, se você já se decidiu por essa profissão, é preciso se capacitar para seguir carreira.
Vamos conferir quais opções de formação em publicidade e propaganda você pode contar?
Curso técnico de Publicidade
O curso Técnico de Publicidade pode ser uma das opções para ingressar mais rápido no mercado de trabalho.
Isso porque, o curso técnico tem a duração média de 2 meses a 3 anos de duração e você não precisará ter concluído o ensino médio para ingressar em um curso desses.
No entanto, a desvantagem de uma formação de Técnico em Publicidade é a remuneração baixa e pouca possibilidade de crescimento profissional.
Ensino superior em publicidade e propaganda
O curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda tem a duração média de 4 anos, o que lhe permite ao final do curso estar capacitado para disputar uma vaga no mercado de trabalho.
Outra vantagem da graduação em Publicidade e Propaganda é a maior empregabilidade que a formação confere a um profissional, podendo abrir diversas portas para sua carreira.
Curso Tecnológico em Produção Publicitária
O curso Tecnológico em Produção Publicitária é uma formação de nível superior, com duração média de 2 anos.
Dessa forma, você estará apto a entrar no mercado de trabalho bem mais rápido e com um diploma do ensino superior. Visto que, isso lhe dará muito mais chances de conseguir um bom emprego e com boa remuneração salarial.
Conclusão
De acordo com tudo o que mostramos aqui, para trabalhar com produção publicitária é necessário ter uma formação específica, pois é uma exigência do mercado de trabalho.
Então, um profissional da publicidade precisa estar apto para criar campanhas e peças publicitárias, com o objetivo de divulgar produtos e serviços de empresas ou marcas.
Enfim, o objetivo desse trabalho é atingir o público-alvo do seu cliente, gerando mais vendas e negócios.
O Curso de Publicidade e Propaganda é considerado uma habilitação de Comunicação Social, segundo o Ministério da Educação (MEC), e por isso deve seguir suas diretrizes.
Ademais, se você quiser conhecer um pouco mais sobre o curso de Comunicação Social, acesse o blogpost Curso de Comunicação Social: entenda tudo sobre!
Confira também outros artigos do blog da UNICEP – Centro Universitário Central Paulista, onde você terá à sua disposição muita informação importante para sua formação profissional.
Portanto, temos certeza de que esse artigo fez muito sentido para você que está interessado em ingressar para o mercado de trabalho de produção publicitária.
Sabemos que ingressar no curso superior de Publicidade e Propaganda é a melhor decisão que você pode tomar, se o seu objetivo é o crescimento profissional.
Dessa forma, o convidamos para conhecer o curso de COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA, da UNICEP, que possui todos os critérios indispensáveis para uma instituição séria e que pode oferecer para você a melhor qualidade em ensino superior.
Afinal, com quase 50 anos de história na Educação brasileira, a UNICEP é uma das instituições de educação superior mais bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Então, não perca mais tempo e venha fazer parte dessa história de sucesso educacional e profissional!