Primeiros dias na Faculdade: Confira algumas dicas indispensáveis

É normal ficar nervoso quando se é calouro na faculdade. Afinal, tudo muda na rotina do estudante.

Não tem mais tarefa de casa como tinha no colégio, não precisa mais de permissão para ir no banheiro. Agora é pra valer, o foco é na sua formação profissional, e as aulas agora são bem mais direcionadas para a sua área de escolha.

Mas tudo bem, essas mudanças são boas e como foi dito, é normal se sentir tenso. Vai passar quando menos esperar.

Vamos ajudar passando algumas dicas que certamente aumentarão sua autoconfiança e fazer com que você se sinta mais preparado para essa nova fase que se inicia.

Vamos à elas:

O que devo vestir?

Acredite, isso é uma dúvida constante, principalmente entre as meninas. Normal, até porque no ensino médio é muito comum o uso do uniforme.

É comum sair dessa fase escolar e ainda carregar consigo o costume de usar essas roupas. Mas agora o ambiente é outro e você é um calouro de faculdade.

Saiba que na faculdade isso não é um problema, você tem autonomia para se vestir da maneira que quiser.

O ideal é se sentir confortável, isso é muito importante para a confiança do aluno nos primeiros dias.

Leve sempre um agasalho. Não dá para se preparar levando em conta apenas a temperatura do dia, que pode mudar a qualquer momento.

Além do que, quem estuda em faculdade sabe como é complicado passar frio dentro da sala de aula por conta do ar condicionado.

Chegue cedo

Essa dica é muito importante, ainda mais para um calouro. Como você acaba de chegar na faculdade, pode não estar familiarizado com a localização da sua sala.

Chegar cedo irá garantir que você a encontre sem correr o risco de se atrasar.

Chegar cedo também pode te ajudar conhecer novos amigos, já que a maioria das pessoas da sua sala chegarão cedo também, para conhecer o trajeto e aguardar o início das aulas.

Aproveite o momento para conhecer seus futuros colegas de sala.

Trote

Você não é obrigado a participar do trote, ainda mais se você observar que ele é feito de maneira violenta

Porém, um trote bem feito, sob a supervisão da instituição, pode te aproximar dos veteranos e isso fará muito bem para você, aumentando seu ciclo de amizades logo no início do curso.

Caso seu trote esteja acontecendo de uma maneira não agradável para você, não se sinta obrigado, saia e entre em contato com a coordenação do curso.

Esse momento é seu e você tem o direito de aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Veteranos

Não tenha medo de se aproximar dos veteranos.

Óbvio que alguns deles poderão ser mais reservados, se limitam aos amigos que fizeram nos anos anteriores, mas isso não impede que você se aproxime e faça parte do ciclo social deles.

Já outros veteranos sentem um grande prazer em ajudar os calouros, aproveitam todo o conhecimento adquirido até o momento para orientar, dar dicas ou apenas conversar.

Isso porque todos eles se lembram de como foram seus momentos iniciais na faculdade e reconhecem que uma recepção calorosa é essencial para o desenvolvimento do estudante.

Material, que levar?

Não vá comprar um kit com milhões de canetas coloridas, cadernos médios e pequenos, pastas e mochilas.

Calma! No primeiro dia de aula é recomendado levar apenas um caderno para anotações e uma caneta.

Afinal, você ainda é calouro e não conhece o seu curso, não sabe qual é o ritmo dele e ainda vai conhecer todos os professores.

Com o passar dos dias você vai sentir as necessidades, vai compreendendo melhor a quantidade de disciplinas, o material adequado e se sentirá com mais confiança para comprar seu material.

Em relação a mochila, bolsa, isso fica somente ao seu critério.

O que te deixa mais confortável? Vai carregar o seu lanche? Você vai para a faculdade depois de algum compromisso ou terá algum compromisso depois da aula?

Essas perguntas te ajudarão a decidir pela compra certa.

Professores

Você irá conhecer vários professores, logo no primeiro semestre do curso. É normal você se identificar mais com uns do que com outros.

Alguns são verdadeiros “vilões” na impressão que passam para certos alunos, outros acabam se tornando amigos inesquecíveis.

Mas, independentemente de qual seja a personalidade do professor, entenda uma coisa, ele só quer o seu sucesso.

Por isso, mesmo que você não goste à primeira impressão, se esforce para aprender com ele, entenda a estrutura de sua aula, não tenha vergonha de perguntar.

Todos os professores reconhecem o interesse do aluno, quando este é participativo e assíduo.

E mesmo que seu professor seja excelente e você aprenda muito com ele, não fique dependente.

Procure evoluir sozinho, pesquise, vá as palestras da instituição, leia os textos passados por ele, faça todos os trabalhos, por mais extensos e chatos que eles sejam (se os professores passam, tem uma razão de ser).

Não duvide jamais de seu professor, mas sinta-se sempre no direito de questioná-lo. Essa troca entre professor e aluno é parte deste universo tão lindo de formação e conhecimento.

Você está mais do que preparado para enfrentar a primeira semana de aula.

Digo mais, você está pronto para chegar, fazer amizades, dominar as matérias iniciais e se programar para tudo que estará por vir. Uma das melhores fases da vida.

Não fique com medo.

O nervosismo é normal, mas não deixe que ele te atrapalhe. A primeira semana é muito importante para se posicionar como calouro, criar grupos, explorar.

Aproveite cada momento desses, pois quando chegar o fim, você sentirá saudades.

Agora que sabe como enfrentar os primeiros dias de aula, se prepare com 10 dicas de veteranos para quem vai começar a faculdade.