Primeiro emprego: um desafio para quem ainda não tem experiência

Para todos os jovens que estão procurando emprego no momento, sabemos qual é a maior dificuldade de conseguir se inserir no mercado de trabalho pela primeira vez: é a falta de experiência.

Mesmo que saiam da faculdade com grande conhecimento teórico, com grande desenvolvimento nas questões práticas, ainda são considerados sem experiência.

Muitos alunos durante seu período de faculdade realizam estágios e alguns deles até acabam sendo efetivados pela empresa. Mas existem outros que não têm a mesma sorte, e este artigo é para esse público, os que enfrentam o desafio do primeiro emprego!

Então vamos falar sobre as possibilidades de integrar profissionais sem experiência no mercado de trabalho e as melhores formas de contornar esse problema.

Estágios

Como foi falado, os estágios podem ser o “trampolim” para sua imersão no mercado de trabalho, a oportunidade que você precisa para aprender mais sobre a teoria na prática. Também é a oportunidade de realizar networking com colegas de trabalho, evoluir como profissional e por fim ser efetivado na empresa.

O estágio pode sim ser a porta de entrada, afinal, ao final do contrato, você poderá ficar por ali mesmo, e quem sabe, assumindo cargos de maior relevância. Na pior das hipóteses, sempre será uma oportunidade de fazer amizades, receber indicações, sair do estágio já com uma possível nova oportunidade de trabalho.

Estagiar não significa ser contratado na certa, mas é um passo a mais para esse caminho, afinal, o estágio constará no seu currículo, por menor que seja o tempo nele empregado.

Sempre é possível realizar cursos que complementem sua formação.

Por exemplo: se você trabalha com design de arte, pode realizar cursos com pacotes de edições diferentes, trabalhar com vídeos, fotos, animações. Pode se tornar mais completo e mais competente aos olhos de quem contrata, ainda que não tenha terminado seu curso superior.

Caso você já tenha terminado, dedique seu tempo para se especializar. Existem inúmeros sites de qualidade que apresentam cursos online, das mais variadas áreas. Procure por um do seu interesse e se transforme em uma versão mais completa de você mesmo!

Não é certo, nem justo, as empresas exigirem experiência como pré-requisito para os jovens, afinal, muitos deles saíram da faculdade sem chance de trabalhar. Entretanto, esse é o mercado de trabalho, altamente competitivo, e, se preparar para ele então é a melhor alternativa.

Então, organize seu tempo, capacidade e condições, e trate de se especializar . Procure bons cursos, de pós-graduação ou extensão, o que for necessário.

Networking

Importantíssimo, se você almeja uma boa empresa ou um cargo de qualidade, enfim, uma oportunidade.

Saiba que se você realizou um networking de qualidade por onde passou, é possível que já tenha encontrado uma oportunidade de trabalho e nem tenha percebido. É que acontece de você conhecer profissionais relacionados à sua área de formação, durante o curso. Se aproxime dessas pessoas, não apenas por interesse, mas para crescimento.

Esses profissionais são uma chave de ouro para te abrir portas no mercado de trabalho, te orientam e te indicam quando percebem o seu valor.

Invista em conhecimento, se informe, converse, troque experiências com essas pessoas e se tornem amigos. Quem quer ser lembrado, precisa ser visto! Você nunca sabe quando irá precisar de uma ajuda.

Pois então faça networking em todos os lugares: na rua, na sala de aula, no estágio. Onde quer que seja, será válido para você, nem que seja apenas pela troca de experiências. É plantar para mais tarde colher.

Postura

Não estou querendo dizer sua postura será fator determinante para a sua contratação, mas com certeza, ela terá grande relevância.

Quando você participa de uma entrevista, o contratador está preparado para te avaliar à cada resposta sua. Portanto você deve se preparar psicologicamente para esse momento.

Ter uma boa postura inclui se vestir adequadamente, responder de forma objetiva e concisa à todas as perguntas do contratador. Falar um português correto, sem gírias, não omitir ou mentir nenhuma informação. Paute-se sempre na ética e nas regras da boa educação.

É importante ser sincero nesses momentos, não tente demonstrar conhecimento sobre o que não tem. O entrevistador vai preferir reconhecer que o candidato não sabe do assunto, mas demonstra interesse em saber.

Ainda que você seja inexperiente, mantenha uma postura verdadeira, honesta e profissional. Deixe claro até onde seus conhecimentos vão e demonstre que a sua vontade e curiosidade vão além. Afinal, tudo o que você já sabe pode ser aprimorado e tudo aquilo que você não sabe pode ser aprendido.

Isso é ter uma boa postura e pode ser o diferencial no momento de sua contratação.

Realmente pode não ser fácil encontrar o primeiro emprego. É uma dificuldade real presente na vida de todos os jovens, sejam eles formados ou não.

É uma triste realidade, ver tantas pessoas com formação superior debandarem para outras áreas, que não possuem nenhuma relação com seu curso, pela necessidade financeira.

Lembre-se que o estágio é seu primeiro contato com o trabalho na sua área, que só agrega conhecimento. Seja um estagiário interativo, pergunte, se informe, ajude seus colegas. Busque conhecer pessoas, o networking será fundamental no momento de pedir auxílio ou indicação para o emprego ideal.

Cursos gerais, de extensão, pós-graduação, doutorado, faça tudo que puder fazer, que esteja ao seu alcance para se tornar um profissional mais completo. Perceba que atendendo cada um desses passos, mesmo sem nunca ter trabalhado, te torna um profissional mais completo e diferenciado.

A falta de experiência pode ser um problema, mas pode ser contornado com um pouco de sorte e muita dedicação.

Gostou? Então compartilhe com os amigos que estão procurando emprego, ou então acesse nosso blog e conheça muito mais do mundo universitário.