Pretensão salarial no primeiro emprego: tudo o que você precisa saber!

Embora alguns candidatos se sintam à vontade para falar sobre pretensão salarial, essa não é a regra. Por isso, esperamos que este artigo o ajude a superar esse momento com mais tranquilidade!

pretensão salarial

A pretensão salarial é definida como a compensação que um candidato deseja reivindicar por um cargo.

É bastante comum que esta pergunta seja feita pelo recrutador durante uma entrevista de emprego. No entanto, essa questão costuma desestabilizar alguns candidatos. 

Na verdade, o candidato, muitas vezes teme o impacto negativo que sua proposta poderia ter sobre sua candidatura, principalmente quando se trata do primeiro emprego. 

Mas e então?

Como você deve responder à pergunta do recrutador? Qual a maneira de avaliar a remuneração que se ajusta às exigências para o cargo? Como saber as expectativas do recrutador? E, principalmente, como não colocar a candidatura em risco? 

São tantas dúvidas!

A boa notícia é que existem estratégias para declarar um valor que você considera justo para a vaga concorrida.

Neste artigo, iremos te orientar sobre como falar sobre pretensão salarial com um empregador em potencial, para ter sucesso em uma entrevista.

Basta prosseguir com a leitura para descobrir!

O que é pretensão salarial?

A pretensão salarial é a remuneração mensal (mais comum) ou anual que um candidato deseja reivindicar para ocupar determinada função em uma empresa.

Geralmente, espera-se que o valor exclua os encargos trabalhista, ou seja, o salário líquido.

Por que certas empresas perguntam a pretensão salarial?

A questão da pretensão salarial é frequentemente temida pelos candidatos. A autossabotagem ao se subestimar, medo de negociar e perder a vaga, não considerar os benefícios adicionais…

Enfim, erros e armadilhas podem custar um emprego.

Normalmente, um dos principais objetivos dessa pergunta é determinar se os  seus serviços são muito caros ou se encaixam no orçamento da empresa. E eis que surge o dilema! 

Isso porque, a maioria dos candidatos, costuma ficar aflita com a possibilidade de perder a vaga ao reivindicar um  salário supostamente alto, ou com o risco de suas expectativas salariais serem inferiores ao que poderia ser oferecido a ele.

Ademais, outra possível intenção implícita na questão da pretensão salarial, é conferir se você compreendeu ou não o nível de exigência para o cargo. 

Por exemplo, se a vaga é para um profissional sênior, e sua pretensão salarial for incompatível com essa classificação, o recrutador pode concluir que você está subestimando o que estão esperando de você.

De qualquer forma, se o recrutador decide perguntar sobre o salário, é um bom sinal! Pois, pode indicar que ele está interessado em seu perfil profissional e quer avaliar quanto vale sua mão de obra no contexto da vaga pleiteada.

Então, para mandar bem ao responder à pergunta do recrutador sobre pretensão salarial, confira nossas dicas a seguir!

Como calcular e responder sua pretensão salarial no primeiro emprego

Por mais inevitável que seja, a questão da remuneração, às vezes, é percebida como uma pegadinha pelos candidatos. 

Se você acredita que não se sentirá confortável com a pergunta, é melhor preparar seus argumentos com antecedência. Quanto mais preparado você estiver, mais sereno ficará no Dia D!

Calcule seu custo de vida

A pretensão salarial não deve ser aleatória, nem fantasiosa. Para estimar melhor sua reivindicação, você pode usar como referência o seu custo de vida atual. Caso a vaga exija que você se mude, leve isso em consideração. 

Isso porque, mais importante do que o valor nominal do salário líquido, é o poder de compra por ele proporcionado.

Ou seja, você pode viver com muito conforto em uma cidade do interior com o mesmo salário com o qual passaria por apertos em uma capital como São Paulo ou Rio de Janeiro.

Negocie nos mesmos termos

Em geral, a negociação salarial é feita com base no salário bruto mensal. Não se esqueça de questionar o recrutador sobre o valor líquido da remuneração e sobre as partes variáveis, como 13.º salário, comissões ou de participação nos resultados. 

Benefícios como plano de saúde familiar, carro da empresa, previdência privada, dentre outros também devem fazer parte da balança nas negociações.

Considere suas habilidades

Referir-se às suas competências permite que o recrutador te classifique diante da faixa salarial do seu setor de atividade.

Quanto mais competente você for para cumprir as atribuições exigidas, mais justificável será a sua pretensão salarial.

Por outro lado, se você julgar que sua experiência é insuficiente, reivindique um salário compatível com as suas habilidades.

Avalie o porte e o mercado da empresa

Pequenos negócios, grandes corporações ou multinacionais: o porte da empresa, bem como seu volume de negócios, influenciam fortemente na remuneração que o empregador pode oferecer. 

Assim, é leve o tamanho da empresa em consideração na hora de determinar a pretensão salarial durante a entrevista.

Conclusão 

Por fim, agora você está preparado para ir a uma entrevista de emprego sem temer a inevitável discussão sobre seu futuro salário. 

Então, vamos a uma última dica: caso a remuneração oferecida durante a entrevista for conveniente para você, não há problemas em aceitá-la imediatamente. No entanto, não faça isso apenas por medo de perder a vaga.

A oportunidade de negociar não deve ser negligenciada e você pode aproveitá-la de forma extremamente profissional. Na verdade, isso pode até contar pontos para sua aprovação! 

Afinal, habilidades de negociação e persuasão são muito valorizadas no mercado de trabalho. 

Portanto, confie no seu potencial e vá atrás do que você merece!

*

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional.

Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *