Preciso fazer faculdade para abrir minha empresa?

Se o seu sonho é abrir o próprio negócio, entenda como a faculdade pode te ajudar a conquistar esse objetivo.

Ter uma meta, um objetivo traçado para ser conquistado dentro da faculdade, além de muito mais vantajoso é muito mais motivador.

A pessoa que procura uma faculdade visando ampliar seus conhecimentos para abrir seu próprio negócio, tem grandes chances de alcançar o sucesso.

Afinal é na faculdade mesmo que se começa, já que lá estão previstos os networking, simpósios, feiras, incubadoras e muitas outras iniciativas em prol do empreendedorismo.

Também propicia que você termine o curso com uma teia de amigos e colegas que atuam no mercado de trabalho ou que pretendem atuar.

Isso te ajuda não só a desenvolver idéias para  o seu próprio negócio, como também o ajuda a concretizá-lo, pois facilita as parcerias, sociedades e até investidores, que ali podem surgir.

Ninguém nasce empreendedor.

E já é um grande avanço, entender que uma boa faculdade poderá facilitar o caminho a ser percorrido e que ela vai instruí-lo da maneira correta de como abrir esse negócio.

Vai mostrar possibilidades, ensinar a perceber os pontos fortes e fracos, ou seja, detectar as ameaças e oportunidades.

Seja qual for a sua área, a faculdade vai apresentar situações e te ensinar a lidar com elas.

Não pense, portanto, que o único curso que pode propiciar tudo isso, é o curso de Administração.

Dependendo da sua área, várias disciplinas do seu curso irão te ajudar a se tornar um empreendedor mais completo, portanto, a faculdade é essencial.

Faça uma boa pesquisa antes de escolher sua faculdade e tenha em mente os planos para seu negócio. A partir daí, o céu é o limite!

Empreendedorismo: como e onde aprender?

Bom, como já falamos, a faculdade é um bom lugar para se aprender sobre esse assunto.

Os eventos, palestras, e outras iniciativas proporcionados por elas se mostram extremamente valiosos na construção de um empreendedor.

Agora, se nem sempre a Administração é indicada, qual será então o melhor curso para aprender o empreendedorismo?

Todos acabam sendo bons, por despertarem uma grande evolução para cada indivíduo.

Pois é o conhecimento que proporciona um novo olhar sobre as coisas, pensamentos críticos, uma perspectiva mais ampla do que pode ser o mercado de trabalho.

Mas, se ainda não se decidiu pelo curso, podemos dar algumas dicas:

O curso de marketing e até mesmo publicidade e propaganda, podem ser ótimos cursos para você.

Já que lá você aprenderá como o mercado de trabalho funciona, como as empresas pensam no momento de se posicionarem no mercado, em relação ao seus concorrentes.

Você aprende não só a criar um posicionamento, mas compreender em todas as camadas como um empreendimento funciona.

Quais são os terceiros envolvidos para fazer com que isso aconteça, como negociar nesses momentos, como gerir corretamente e investir no seu negócio.

Esses cursos podem ser muito atraentes nesses quesitos.

Além desses cursos, inúmeros outros podem te ajudar a atingir sua meta, como: Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Administração.

Qualquer curso superior será suficiente para “acordar” o lado empreendedor em você.

As disciplinas de exatas despertam um senso analítico e racional muito maior que os outros cursos, enquanto as de humanas aprimoram sua comunicação, negociação e etc.

Desde que esse curso seja escolhido por uma razão relacionada ao seu sonho ou suas habilidades, ele será extremamente valioso para você.

Qual a importância do diploma?

Você realmente não precisa ter um diploma para se tornar empreendedor, mas é fato que ter um, te faz extremamente mais qualificado que muitos outros.

No caso de uma pós-graduação ou até mesmo MBAs, é ainda melhor o resultado, pois às vezes, é critério seletivo nas oportunidades que se apresentam.

E afinal, é certo que dentro dessas salas de aula você sempre encontrará ótimas pessoas para ter como aliado, parceiros, que possam formar uma boa equipe de profissionais e colaboradores.

Tudo depende das suas relações, já que o curso estará oferecendo muito conhecimento e chances de crescimento.

Você não precisa dominar com perfeição cada área gerencial do seu negócio, mas não pode falhar por falta de informação.

É essencial saber um pouco sobre cada parte. Conhecer a função de cada departamento, entender como funciona. Para pelo menos saber contratar um bom time que cuide desses setores.

Aqui vale o velho ditado: “quem não sabe fazer, não saber pedir que façam”.

Conclusão

Ninguém te obrigará a entrar em uma faculdade. Cabe a você conhecer o seu sonho e descobrir o que está faltando para realizá-lo.

Um curso superior te ajudará a desenvolver um bom senso para questões de gestão. Te apresenta para inúmeras pessoas importantes, oferece uma gama de simpósios, eventos e incubadoras.

Um curso superior abre sua visão para o mundo, amplia seus pontos de vista. Faz com que você enxergue situações do cotidiano com um outro aspecto.

Faz com que você esteja mais preparado para o seu negócio, seja ele qual for.

Então, se você tem um sonho de abrir o próprio negócio, não fique para trás. Essa preparação só cabe a você!

E então, se sente mais preparado para abrir seu próprio negócio? Descubra então qual a melhor forma de escolher sua carreira: ganhar dinheiro ou fazer o que gosta.