Práticas pedagógicas: o que são, quais são as principais e suas implicações

Costumamos considerar como prática pedagógica apenas a rotina em sala de aula, as práticas exercidas pelo professor em relação aos estudantes. No entanto, o conceito de práticas pedagógicas é bastante amplo.

Práticas pedagógicas

A confusão mais comum é entre prática docente, a aula em si, e prática pedagógica, que pode ser compreendida como a ação docente e escolar preparada com intenção didática, focada no objetivo de aprendizado.

Compreenda o que são as práticas pedagógicas, quais são as principais e quais suas implicações e entrelaçamentos com o ensino na atualidade!

 

O que são práticas pedagógicas

Em princípio, pode parecer estranho pensar que nem toda prática realizada em sala de aula, pelo professor e nem toda atividade oferecida no ambiente escolar possa ser considerada como prática pedagógica.

Entretanto, ao analisar a estrutura escolar será possível perceber que a escola, enquanto Instituição, é formada por diversas práticas guiadas apenas pelo costume, tradição, cultura escolar e pela forma como a sala de aula é organizada e estruturada.

Por isso, atos muitos comuns realizados na escola podem não ter reflexo pedagógico, como o ato de decorar tabelas e ler textos sem aliança com a cultura escrita. Elementos como a produção de cartazes e desenhos estereotipados na Educação Infantil também podem se constituir apenas como prática docente, mas a prática pedagógica está bem além dessas ações.

Para ser considerada como prática pedagógica, o ato docente deve ter intencionalidade, mas não só. A prática docente, para alcançar o objetivo pedagógico também precisa estar implicada e garantir sentido às ações.

Prática pedagógica é, portanto, a ação docente, escolar ou realizada em ambiente educativo, que possui objetivo intencional de educar e guiada por metodologias práticas condizentes com o objetivo pedagógico.

 

Para que servem as práticas pedagógicas

Quando abordamos a utilidade das práticas pedagógicas, na verdade estamos nos referindo mais especificamente às metodologias aplicadas para garantir os objetivos de aprendizado. Essas metodologias também podem ser chamadas práticas pedagógicas.

Como as práticas sempre precisam estar alinhadas com o objetivo da aula, é importante conhecer diversos tipos de metodologias e quais são mais adequadas para determinados propósitos.

Aulas interativas, por exemplo, costumam trazer melhores resultados quando pretendemos que os estudantes se apropriem de conceitos matemáticos ou artísticos.

Assim, a utilização de práticas pedagógicas diversas, pensadas e produzidas para o alcance dos objetivos de ensino é fundamental para elevar a qualidade do ensino e para manter o interesse dos estudantes durante as aulas.

 

Principais práticas pedagógicas

Existem muitas práticas pedagógicas e muitas outras podem ser desenvolvidas durante o próprio contexto da sala de aula. A maior parte dos professores cria jogos ou formas diferenciadas de ensinar os componentes aos estudantes. Isso também é prática pedagógica.

No entanto, existe práticas pedagógicas mais amplamente divulgadas e conhecidas, sobretudo no âmbito das pesquisas educacionais.

Conhecer as principais características de cada uma delas certamente produz impacto na qualidade do aprendizado oferecido aos estudantes. Confira, a seguir, algumas práticas pedagógicas e como devem ser aplicadas!

Valorização dos alunos

A valorização dos alunos precisa permear todo o trabalho pedagógico, afinal, todo o trabalho dos educadores é voltado para o aprendizado dos estudantes. Apesar disso, vivemos em uma cultura onde alunos foram desvalorizados e desconsiderados por muito tempo nas Instituições Escolares.

A desvalorização dos alunos coincide ainda com a própria visão de criança e adolescentes difundida na sociedade até poucos anos. Somente nas últimas décadas passamos a considerar essas pessoas como seres autônomos e portadores de direitos.

Dessa forma, precisamos considerar, na prática pedagógica de valorização dos alunos, que trabalhar para a autonomia dos estudantes implica em elevar a qualidade do ensino.

A valorização dos alunos implica em metodologias ativas, aulas onde os estudantes são ouvidos, como assembleias e métodos como a sala de aula invertida, onde o estudante dá aula para seus colegas e professores.

Socialização

Socializar faz parte de toda trajetória escolar, desde a Educação Infantil. No entanto, nem sempre a escola e os professores valorizam adequadamente esse elemento como parte de práticas pedagógicas importantes.

A socialização não pode ser entendida somente como estar junto ou estar entre outros estudantes. Socializar é conviver, aprender regras sociais, tolerar o diferente, saber resolver conflitos sem violência e trabalham em grupo.

Como prática pedagógica, a socialização pode ser implementada através de atividades em duplas produtivas, em grupos de trabalho, na discussão coletiva sobre as atividades e regras da turma e outras atividades que favoreçam o convívio enriquecedor.

Interdisciplinaridade

Trabalhar de forma interdisciplinar ainda é desafio para muitos professores, exatamente porque a divisão escolar é feita por disciplinas muitas vezes rígidas e horários de aula fechados.

Dessa forma, o ideal é que a interdisciplinaridade parte de projetos escolares mais amplos. Os professores, muitas vezes, precisarão trabalhar em conjunto para que essa prática pedagógica seja favorecida.

Quando tratamos da Educação Infantil ou Primeiros anos do Ensino Fundamental, pode haver maior facilidade para implementação da interdisciplinaridade, já que, na maioria das escolas há um só professor regente da turma.

Uma boa sugestão para facilitar e fortalecer uma das mais conhecidas práticas pedagógicas, a interdisciplinaridade, é incentivar o trabalho por projetos.

Uso da tecnologia

A tecnologia não é segredo para estudantes, sobretudo os mais novos. As crianças nasceram no mundo da internet, dos celulares, tablets e computadores. A escola, no entanto, nem sempre acompanha a tecnologia.

O fato é que, o uso da tecnologia em sala de aula é uma excelente estratégia em relação às práticas pedagógicas. Esse uso faz também com que a escola não fique atrasada em relação aos costumes da atualidade.

A sala de computadores é um excelente recurso para pesquisas, escrita de trabalhos e jogos educativos. Mas também pode ser importante realizar trabalhos artísticos utilizando celulares para fotos e vídeos, assim como a produção de documentários e outros recursos visuais.

Protagonismo dos estudantes

O protagonismo dos estudantes é outra entre as práticas pedagógicas que possuem estreita ligação com a valorização dos alunos. Entretanto, protagonismo se refere ao estudante estar no centro de sua aprendizagem.

Mediar o protagonismo estudantil só é possível se os educadores têm em mente que crianças, adolescentes e outros estudantes são sujeitos de direitos e com voz ativa. Faz parte do processo que os próprios estudantes se responsabilizem por ações em sala de aula e na instituição escolar.

O Grêmio Estudantil é uma ótima forma de estabelecer o protagonismo dos estudantes, além do trabalho com monitorias, em que estudantes mais velhos podem auxiliar turmas menores no uso de tecnologias e em grupos de trabalho.

Aprendizagem contemporânea

Chamamos de aprendizagem contemporânea não somente uma metodologia, mas o fato de trazer para sala de aula assuntos e temas relevantes e de interesse dos estudantes.

Essa é uma das práticas pedagógicas que podem ser aplicadas com maior facilidade. Ao escolher um texto para alfabetização, ao invés de optar por uma parlenda desconhecida pelas crianças, é possível usar memes ou ditados mais atuais.

Essa escolha depende sempre do contexto da escola, de sua inserção cultural, mas também dos fatos que estão acontecendo no mundo. Um bom exemplo foi o período

de Pandemia do Covid, em que muitos professores trabalharam com estudantes as implicações mentais que o isolamento poderia causar em adolescentes.

Banco de referências e práticas

O Banco de Referências e Práticas é uma prática pedagógica mais proveitosa quando é realizado em âmbito escolar. Trata de desenvolver uma plataforma, preferencialmente digital, onde estudantes e professores possam consultar referências diversas que sejam importantes para o aprendizado.

O banco pode ser composto por atividades a partir de temas, mas também de referências de textos e autores, além de pesquisas desenvolvidas pelos próprios estudantes.

Conscientização

Não podemos mais viver em um planeta e em uma escola sem conscientização profunda por parte dos estudantes. A conscientização passa por diversos temas sociais, como preservação ambiental, do ambiente escolar, mas também pela reflexão do próprio ensino aprendizado.

Um estudante consciente sabe sobre a importância de organizar seu espaço e aprender a ler e escrever. É possível implementar a conscientização durante todo o percurso escolar, desde pequenas ações, como jogar lixo no lugar certo, até atividades mais elaboradas, como a construção de uma composteira no local.

 

Importância das práticas pedagógicas

São as práticas pedagógicas que irão guiar os estudantes até os objetivos de ensino e aprendizagem de cada sala de aula, mas também de encontro aos objetivos gerais, constantes no PPP da escola.

A sugestão é que projetos pedagógicos escolares contemplem essas práticas e que o incentivo para os professores parta da gestão pedagógica. No entanto, também é possível aplicar práticas pedagógicas diferenciadas e atuais durante aulas mais simples.

Sabendo quando utilizar cada uma delas e buscando conhecer outras para ir de encontro aos objetivos pedagógicos, a aula certamente se tornará atrativa e os resultados tendem a aumentar!

 

Conclusão

As práticas pedagógicas são de extrema importância para garantir o sucesso do ensino aprendizado, mas requerem a modificação de algumas perspectivas já consolidadas no ambiente escolar.

Cada prática pedagógica possui objetivos específicos e podem ser aplicadas para objetivos diferenciados, mas também é possível que o professor busque sempre a que mais se adéqua à atual situação da turma e necessidades do momento.

Quando implementada em âmbito escolar, qualquer prática pedagógica ganha força e é apropriada pelos docentes e alunos de mais intensamente, já que passa a fazer parte da proposta escolar.

No entanto, a atividade docente ganha muito quando o professor conhece diferentes práticas e sabe como aplicá-las de acordo com os resultados que pretende alcançar.

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